sexta-feira, 4 de julho de 2008

Jogo do Ano para Bruno Faidutti

Bruno Faidutti é o francês mais conhecido no mundo dos jogos de tabuleiro, isso acho que será mais ou menos consensual! O seu site é sobejamente conhecido e apreciado/consultado.
Embora possa ser discutível o aproveitamento que Faidutti faz do site para promover os seus próprios jogos, raios, se formos a ver bem o site é dele! Pode promover o que ele quiser, quem o consulta é que tem de ser homenzinho para "filtrar".
Bem mas a discussão não nos levará a lado nenhum. O que queria informar é que como tem vindo a ser habitual, Bruno Faidutti elege um Jogo do Ano pessoal - O Meu Jogo do Ano (meu... dele. Entenda-se!)
Este ano escolheu o jogo e depois lembrou-se de brincar ao Spiel de Jahres do Faidutti, com os internautas que o visitam, colocando 12 jogos que ele gostou muito da colheita de 2007, entre os quais aquele que ele já escolheu para ser o seu mais-que-todos! Este francês é mesmo apanhado!
A sua lista tem jogos que pessoalmente não conhecia, e outros, que todos conhecem por serem tão mediáticos . A lista é a seguinte:

1 - AoE III;
2 - Eketorp;
3 - El Capitan;
4 - Glory to Rome;
5 - Kingsburg;
6 - Metropolys;
7 - Pandemic;
8 - Scripts & Scribes;
9 - Senji;
10 - Shanghaien;
11 - Tribun;
12 - Wizard's Gambit.

As más línguas dizem que ele escolheu Senji, porque é editado pela Asmodée que é francesa, criado por Serge Laget e Bruno Cathala que são seus amigos... franceses; e também, porque um prémio vale o que vale, é uma expressão de excelência mas também uma forma de promover os jogos, e nesta última função o orgulho gaulês impõe-se! Mas quem atira a primeira pedra depois do SdJ deste ano?... E quase todos os outros anos?!
Os prémios são apenas o reflexo de uma indústria que se procura promover, e ainda bem, só é pena os preços das caixinhas não baixarem à medida que sobe a popularidade!
Para finalizar tenho que dizer que o J.U.G. 2007 é que é! Lol (não me levem muito a sério, é só para a bem dispor o leitor!)
Então dia 8 ou 9 destes mês bora ver o vencedor do Bruno, lá no site dele - aqui.
Fiquem bem e até breve...

1 comentários:

Jesse James disse...

Olá Carlos, como vai??

Obrigado por ter comentado no blog, já add o link p/ a galera daqui do brasil visitar seu blog.

Estarei vistando com frequência, gostei muito do formato.

Abração,

JJ