quarta-feira, 9 de julho de 2008

6, 7 e 8 - Todos os dias houve jogos!

Tenho estado a aguardar que os meus colegas de redacção nos façam chegar as suas impressões sobre o dia 6 de Julho, mas até agora ainda não o fizeram e eu decidi tomar a liberdade de escrever duas linhas sobre o evento, mesmo correndo o risco de ser muito pobre nas descrições, pois na verdade estive pouco arredado da contenda, mas esclareçamos o que se passou no dia 6!

No dia 6 de Julho a paróquia de São Bernardo organizou um Dia da Comunidade, evento esse que teve por objectivo congregar a comunidade católica da nossa terra. Como tive algumas ligações à organização do referido evento, decidi propor à organização que disponibilizassem um "cantinho" para os jogos de tabuleiro, espaço esse que seria dinamizado pelo grupo do JE! A proposta foi aceite e às 9h45 lá estava a maioria do grupo JE (3 em 5 é uma maioria simples, mas é maioria! hehe). Debatemo-nos com um problema inicial, que logo foi resolvido, e depois disso "montámos a tenda"! Os dois primeiros a serem postos em apreciação pública foram - Crokinole e Pitch Car! A adesão às proposta foi imediata, conseguindo-se logo alguns adeptos quer para o Crokinole quer para o PC. A partir daqui não vos sei dizer o que se jogou mais durante a manhã, porque emaranhei-me noutras funções em que estava responsável... Pode ser que alguém edite o texto! Mas posso adiantar que não terão jogado muita coisa diferente porque por voltas das 11h30 começou a Eucaristia e a maioria das pessoas reuniram-se em torno do altar!


De tarde também não pude estar no grupo do JE porque estive a apresentar a tarde recreativa onde vários grupos apresentaram canções, teatro e outras coisas que tal... enquanto isto decorria a malta do JE lá ira jogando e fazendo jogar. Nos poucos minutos que pude dispensar ainda tive oportunidade de testemunhar uma partida a 6 de Ave Caesar (pelos rostos o jogo continua a não convencer cá pelos lados da Ria...) e o final de uma partida de Heck Meck. Aproveitando a malta ,ainda muito novinha (eram adolescentes), que acabava de jogar Heck Meck, propus-lhes Carcassone! Era a primeira vez para todos eles... Expliquei-lhes as regras (execepto a dos campos/camponeses) e tutorei durante 3/4 rondas, depois voltei para onde estava e nunca mais voltei até ao final da tarde recreativa. Nessa altura ainda consegui ver a malta do JE a divertir-se com um Crokinole a 4 antes de regressar a casa extenuado!


Quando cheguei a casa tinha o meu cunhado como visita e claro... jogámos uma partidinha, desta feita foi a Beatriz a escolher o jogo - Zooloretto! A vitória final sorriu à Beatriz com 30 pontos os mesmo que a mãe mas com mais dinheiro. O meu cunhado ficou em terceiro e eu em último!


Na segunda-feira 7 de Julho também joguei. Combinámos tudo muito em cima do joelho e no fim só o Gonçalo e eu é que nos sentámos para a jogatina (hoje à mais com a malta toda!).
A escolha recaiu sobre um jogo que andamos à séculos para jogar, mas nunca tinha havido "vagar" para ele - Though the Ages !
Jogámos a versão simples do jogo para eu me ambientar ao ritmo do jogo e aos procedimentos e no final ficou aquele gostinho de que era bom que o jogo começasse de novo!
O Gonçalo deu-me um "enxerto", mas nada que não se entenda dada a minha inexperiência face ao jogo e a astúcia característica do Gonçalo. Parabéns amiguinho!

Bom agora resta apresentá-lo aos restantes elementos do JE e também ver como é a versão "Expert"!

A noite já ia longa mas ainda deu tempo para uma partidinha deAton. Descobri um pormenor importante no jogo que ainda não sabia e que, de certa forma altera o "sabor" do jogo. Refiro-me ao facto de as cartas não serem todas reveladas ao mesmo tempo mas apenas uma a uma! Não é fundamental mas dá um "mistério" novo ao jogo que até aqui não tinha, pois eu jogava mal.
Como dizia o Gonçalo, tenho de jogar os jogos em primeiro com ele para jogar correctamente! (hehe)

Como disse anteriormente, hoje haverá mais uma dose de joguinhos, agora com o pessoal todo (calculo eu!) e e breve haverá mais novidades.

Já me ia esquecendo de vos contar que ontem, dia 8 de Julho, decidi apresentar o Heck Meck aos miúdos do ATL onde trabalha a Isabel. Eram 7 adolescentes com idades entre os 9 e os 10 anos e gostaram muito de jogar. No final já estavam muito impacientes e a fazer os disparates típicos desta idade (a idade da parvalheireira!) o que me leva a pensar que o melhor é para a próxima jogar com menos elementos!

Bom por agora é tudo. Fiquem bem e até breve...

6 comentários:

Duarte disse...

Em primeiro lugar há que dar os parabéns pela primeira foto do post na qual se prefila de forma proiminente o símbolo do campeão nacional época 2008-2009 :)

De resto apenas um alerta para o TTA a 4 jogadores se for o caso. Vale bem a pena jogá-la na versão expert mas preparam-se para uma tareia de 5-6 horas (pelo menos aqui por Oeiras é assim) ou então proibam o jogador com mais AP de ter mais de 5-6 acções no total permanecendo para sempre um déspota.

Então e o Agricola ainda não deu à costa? Acho que vão gostar bastante..

Carlos Abrunhosa disse...

Infelizmente Agricola não dar à costa tão cedo o jogo é muito caro e somos pouco a comprar logo fica muito caro por cabeça manter a actualidade! :(

A vossa versão é inglesa, espanhola ou alemã com tradução do pringi?

Duarte disse...

É a versão da Pre-Order - Z-Man Games.

Sinceramente e não me interpretem mal, mas será um dos jogos mais baratos que tenho, isto porque o avalio tendo em conta o número de vezes que vai à mesa, só no primeiro fim de semana foram 3.

Penso que o Luís da Loot arranja o jogo a preços um pouco mais baixos que os nuestros hermanos.

Carlos Abrunhosa disse...

O que é a Loot? Não ainda conheço!

Jorge Teixeira disse...

Como disseste Carlos, este dia foi de loucos e os jogos não foram muitos, infelizmente, o tempo também estava meio esquisito, à sombra, vento e frio, ao sol, calor forte... Mas ainda deu para ensinar Crokinole de manhã a duas senhoras que adoraram e à tarde deu para uma partidinha de Ave Ceaser, que continua a não convencer e sobretudo para mais de uma hora seguida de Crokinole a 4, que não conseguimos acabar, pois era um sobe e desce na pontuação que ninguém conseguiu chegar ao 100.
Mas foi uma tarde bastante divertida...

Abraços

Carlos Abrunhosa disse...

Ainda temos de experimentar o Ave Caesar com as regras todas!... hehe

Gonçalo tens de descobrir o andamos a fazer de mal! lol