domingo, 8 de março de 2009

Masters Gallery

Reiner Knizia é um autor muitíssimo criativo e inteligente, tantas são as versões que ele consegue reinventar dos seus próprios jogos. Os inúmeros jogos que lança todos os anos são por isso uma fonte de receita considerável...

Um dos jogos mais conhecidos de Knizia é Modern Art, o jogo leva cada jogador a assumir o papel de marchant d'art e, através de originalíssimos mecanismo de leilão, conseguir chegar ao final com a maior fortuna.

Knizia leva a máxima de Lavoisier muito a sério e por isso para ele "... nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", esta minha aferição prende-se com a quantidade de jogos de tabuleiro que ele consegue transformar em jogo de cartas!

Modern Art é o senhor que se segue. Embora Modern Art seja na base um jogo de cartas, o título de jogo de tabuleiro pode ser-lhe atribuído, com algum esforço, pois existe um tabuleiro para assinalar as cotações de mercado dos artistas que estão mais na berra ou pelo contrário, aqueles que estão mais "démodé".

Em Abril sairá uma versão de cartas deste famoso título de Knizia. Vai chamar-se Masters Gallery e será editado pela Gryphon Games. Anunciado está também o preço deste jogo - 25€!!!

Vermeer, Degas, Renoir, Monet e Van Gogh serão as obras que se poderão apreciar nas cartas deste "novo" Modern Art, o que sem dúvida nenhuma será uma mais valia.

A mecânica deste Masters Gallery será em tudo idêntica a Modern Art e o objectivo também continuará a ser o mesmo - ser o mais rico no final do jogo.

Para os fãs de Modern Art este título poderá ter algum interesse, para os outros talvez seja melhor experimentar antes de comprar...

4 comentários:

Flotsi disse...

É interessante observar como mesmo nesta área de negócio, com um mercado relativamente pequeno quando comparado com, por exemplo, o da literatura, existe a re-edição, a regeneração. Demonstra alguma dinâmica salutar.
Esteticamente, este lançamento parece ser muito apetitoso.
Não percebi se haverá alguma diferença no jogo além dos componentes, pois a existência ou não de tabuleiro pode nada significar nesta dúvida.
Em conjunto com Traumfabrik (Fábrica dos Sonhos), RA e Medici, este jogo compõe a tetralogia de Knizia sobre a mecânica de licitação.

Carlos Abrunhosa disse...

Confesso que MA é um jogo muito pouco cativante para mim. Sinto-me sempre completamente perdido a jogá-lo e a minha falta de "ronha" para o jogar impede-me de gostar dele! :)

Flotsi disse...

Não penses que vou nessa. Isso é claramente bluff

Carlos Abrunhosa disse...

hehe, acredita que não! :D