quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Diamonds Club - Ravensburger - Essen 2008


Um jogo para 2 a 4 jogadores a partir dos 10 anos,
de Rudiger Dorn
Inglaterra no final do século XIX.
A partir de Londres, o Império Britânico governava um quarto de todo o mundo.
Na noite de Ano Novo de 1899, três lordes e uma baronesa encontraram-se no Clube do Diamantes de Londres, perto de St. James Street. Todos eles devem o seu bem estar ao negócio das pedras preciosas. Na sala de estar, uma acalorada discussão inflamava-se bruscamente sobre a dúvida de quem entre eles, é o mais bem sucedido no comércio mundial de rubis, esmeraldas e outras pedras preciosos e por conseguinte tem o direito a presidir ao Clube dos Diamantes.
Á meia-noite, enquanto os sinos do Big Ben davam as boas-vindas ao Novo Ano, os rivais fizeram uma aposta histórica, com o objectivo de eleger o seu novo presidente: Quem fizer as transacções mais lucrativas no novo ano e deste modo conceber o mais magnífico parque de Inglaterra, será daí em diante o “Lorde (ou Baronesa!) dos Diamantes”!
Conteúdo
»4 Tabuleiros de jogador. Cada tabuleiro mostra o parque do jogador e três trilhos de desenvolvimento (floresta, tecnologia e dinheiro).
»1 Tabuleiro do jogo (constituído por quatro partes). No topo, o tabuleiro mostra as tabelas de preços para as peças de paisagem. No meio, existe espaço para as tiras do mercado, e no fundo, o trilho do “jogador inicial”.
»12 Tiras de mercado, impressas em ambos os lados. (6 castanhas escuras e 6 castanhas claras).
»2 Tiras de “mercado fechado”
»56 Moedas
»100 pedras preciosas (20 em cada uma das cores, azuis, amarelas, verdes e vermelhas, assim como 20 diamantes transparentes).
»40 Peças (10 em cada uma das cores dos jogadores: vermelho, branco, bronze e azul).
»84 Peças de Paisagem. Na frente elas mostram os edifícios: fonte, estufa de laranjeira, pavilhão e jardim de rosas (21 de cada), no verso mostram a floresta.
»21 Peças de animais: viveiro de peixes, parque de veados e aviário.
»56 Peças de equipamento (16x mina, 20 x direitos de mineração e 20 x barcos)
» 8 Cartas Bónus
» 4 Resumos das regras
Objectivo do Jogo
Os jogadores compram minas, direitos de mineração de pedras preciosas e meios de transporte, no mercado mundial, e investem em novas tecnologias. Com as pedras preciosas que tenham adquirido desta maneira, financiam a criação de parques maravilhosos. No final, o jogador com o parque mais precioso (valioso) e por isso com mais pontos de vitória, ganha o jogo.
Modo de Jogar
No início, faz um sorteio para determinar o jogador inicial. Esse jogador posiciona uma das suas peças no primeiro espaço “0” do trilho do jogador inicial. Alternadamente e no sentido dos ponteiros do relógio, todos os outros jogadores posicionam uma das suas peças no espaço seguinte vazio no trilho do jogador inicial.
O jogo é constituído por várias jogadas e termina após a jogada em que, pelo menos, um jogador tenha coberto todos os 14 espaços verdes-claros no seu parque.
Uma jogada é sempre constituída pelas seguintes 5 fases:
1. Alinhar tiras de mercado
Separa as tiras de mercado pela cor da sua estrutura (castanho escuro/castanho claro) e baralha-as separadamente. Tira tantas tiras de cada cor, quantos os jogadores em jogo e posiciona-as no tabuleiro do jogo, lado a lado (primeiro, as tiras de mercado de castanho escuro, depois as de castanho claro). Num jogo com dois ou três jogadores, as restantes brechas no lado direito são preenchidas com as tiras de “mercado encerrado”.
2. Comprar
O jogador inicial começa e os outros jogadores seguem-no alternadamente no sentido dos ponteiros do relógio. Cada jogador posiciona as suas moedas nos espaços vagos do mercado.
Para este propósito, o jogador que está na sua vez de jogar, posiciona uma moeda num espaço à sua escolha. Se já existirem moedas nos quatro espaços contíguos (adjacentes) horizontalmente e verticalmente, o jogador tem de usar uma moeda adicional por cada moeda dos espaços contíguos.
Por cada espaço que um jogador ocupe, ele obtém imediatamente todas as mercadorias e serviços mostrados, respectivamente.
Se um jogador não puder ou não quiser posicionar mais moedas, ele tem de passar a sua vez de jogar. Os jogadores que tenham passado a sua vez de jogar, não podem posicionar mais moedas durante esta jogada.
A fase “Comprar” termina quando todos os jogadores tiverem passado.
3. Atribuir Diamantes
Depois de todos os jogadores passarem a sua vez de jogar na fase 2, os diamantes (= pedras transparentes Joker) são atribuídas, a saber:
»Pelo maior número de moedas por usar (não usadas);
»Pelo jogador(es) que lidera(m) o trilho do jogador inicial.
4. Adquirir Pedras Preciosas
Começando com o jogador inicial, os jogadores adquirem pedras preciosas.
Para obter pedras, os jogadores precisam, de um conjunto de peças constituídas por um “lago”, um “Direitos de Mineração” e um “barco”.
5. Construir
Na fase de construção, todos os jogadores vão embelezar o seu parque com o objectivo de obter pontos de vitória. Começando com o jogador inicial, todos os jogadores podem alternadamente (de acordo com a ordem actual do trilho do jogador inicial) posicionar sempre uma peça de paisagem ou passar a sua vez de jogar. Os jogadores que tenham passado a sua vez de jogar não pode posicionar outras peças durante esta fase.
Fim da Jogada
Todos os jogadores recebem de volta as suas moedas usadas. Cada jogador recebe o número de moedas indicadas pelo trilho de desenvolvimento “Dinheiro”.
“Não importa se o jogador ainda tem algumas moedas da fase 2. Cada jogador recarrega sempre a sua reserva até ao número indicado pelo trilho de desenvolvimento “dinheiro”.
Além disso, os jogadores recebem de volta todas as suas peças das tabelas de preço.
O novo jogador inicial posiciona a sua peça no primeiro espaço (0) do trilho do jogador inicial. No sentido dos ponteiros do relógio, todos os outros jogadores posicionam uma das usas peças no espaço seguinte vago do trilho do jogador inicial (como no início do jogo). Assim, a ordem de jogar corresponde outra vez ao sentido dos ponteiros do relógio.
De seguida, uma nova jogada começa outra vez com a fase 1 “Preparação das tiras de mercado”. Para este propósito, volta a baralhar todas as tiras de mercado. Para o fazer, deves virar algumas delas sobre o seu verso.
Fim do Jogo e Pontuação
O jogo termina depois da jogada em que, pelo menos, um jogador tenha coberto todos os 14 espaços verdes claros do seu parque.
Os jogadores que não tenham coberto os seus três “espaços obrigatórios” não entram na pontuação. Todos os outros jogadores contam os seus pontos de vitória.
Um jogo que me parece interessante, contudo faz-me lembrar outros jogos bem conhecidos, apenas com a diferença do tema do jogo, no entanto a fase de comprar tem um mecanismo original.
Tenho curiosidade em jogar este jogo. Pode ser que nos saldos a seguir ao Natal este jogo esteja mais acessível.
Brevemente publicarei no dreamwithboardgame as regras do jogo.

5 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado pelo artigo. Só me deste mais vontade de experimentar este!

Já agora para quando um artigo sobre Via Romana, Em Nome da Rosa e Red November?

Parabéns!

dreamwithboardgames disse...

Já publiquei o artigo sobre o Via Romana: http://jogoeu.blogspot.com/2008/11/via-romana-goldsieber.html

sobre o Nome da Rosa publico quando chegar o jogo... já tens novidades sobre a nossa encomenda?

Quanto ao Red November ainda não li nada.

Carlos Abrunhosa disse...

Hehe! Pois é! Foi esse artigo que me fez comprar o jogo!

Quanto à nossa encomenda está para chegar entre 30 de Dezembro e 9 de Janeiro!!!

É o que faz comprar nesta época!

Abraço

soledade disse...

Bom artigo Paulo

O jogo não traz nada de novo. Copia até os desenvolvimentos do Goa, outro jogo do mesmo autor. Mas gosto muito do leilão.
Ainda estamos por confirmar se as florestas são demasiado apetitosas para o equilíbrio do jogo mas, isso não retira o mérito. Bem polido.

PS

Carlos Abrunhosa disse...

Este era uma das minhas prioridades para a encomenda do Natal mas pelo meio apareceu o Via Romana e mudei de caminho! hehe

Espero não ter apanhado o atalho errado. lol