segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um fim-de-semana peculiar!

Este fim-de-semana foi mais longo, pois cá por Portugal o dia 8 é feriado (Imaculada Conceição - Padroeira de Portugal) e, este ano tivemos a sorte de ser à 2ª feira, logo o fim-de-semana foi de 3 dias!


Com algum tempo a mais há sempre mais possibilidade de jogar um joguinho, e foi o que aconteceu.

No sábado à noite tive de ir com a Isabel à Feira Social que decorreu nos Pavilhões das Feiras em Aveiro. A escala da Isabel reservou-lhe a hora das 21h às 22h para tomar conta do stand da instituição cá da minha terra - o Centro Paroquial de São Bernardo. Claro está que uma hora com a perspectiva de ficar na "seca" a ver passar público, não é lá muito animadora, todavia, se houver um jogo por perto até se consegue matar o tempo. Assim pensei, e assim aconteceu.


Quando chegámos o stand estava quase às moscas, isto porque o mau tempo afastou por completo qualquer vestígio de visitantes e as poucas pessoas que se encontravam no recinto eram os responsáveis pelos stands e a PSP, que até me disse boa noite!

Quem estava no stand do Centro era a Sara e o Jorge acompanhados pela São e por uma outra rapariga, de que agora não me recorda o nome!

Acompanhando-me estava a saquinha ecológica do Jumbo, onde repousavam tranquilamente uma caixa de Catan, outra de Hive, outra de Carcassone e ainda uma de Make'n'Break. As duas últimas tiveram sorte e repousaram durante todo o tempo que estive neste evento, ao contrário do Catan e do Hive.

O Catan foi o primeiro a vir à mesa, improvisada mas algo familiar. É que a serapilheira verde que a forrava parecia-se mesmo com a minha... Na verdade a Isabel houvera-me surripiado à socapa a minha querida serapilheira verde, que sempre reveste a minha velhinha mesa de jogo com pés de galinha. Doeu-me a alma de ver a pobre toalha, ali, pejada de tudo menos daquilo que ela mais gosta: tabuleiros, fichas, cartas, dados e meeples! Mas enfim chegou o dono com uma saquinha toda catita cheia dos seus miminhos semanais - jogos!

Formámos uma tripla de jogadores e, depois de explicar as regras à jovem de quem referi à pouco não me lembrar do nome, e de resto continuo na mesma, começámos. Vou poupar-vos aos comentários detalhados do jogo, até porque também estou com pouca vontade de o fazer, quero dizer-vos apenas que este foi o jogo onde o 5 saiu mais vezes seguidas em toda a história do Catan! Jamais alguém poderá ter conseguido tirar mais de 4 ou 5 vezes (!) os dados com a cifra de uma mão cheia de dedos levantados, como nós! Com a agravante de só um jogador ser beneficiado com esse lançamento... eu! Sem exagerar o 5 deve ter saido para aí umas 20 vezes!!!

Foi com algum constrangimento que fui jogando e arrecadando minério, ao ritmo frenético dos cincos que iam saindo. A jovem que não recordo a graça ria, o Jorge sorria, pouco contente com a minha sorte, vociferando tiradas sarcásticas de que aquela sorte nunca o houvera acompanhado em tempo algum!

Admito que o jogo foi tendencioso e qualquer gajo normal não aguentaria tamanha leiteira sem pelo menos lhe passar pela cabeça que eu limara os dados para aumentar as minhas probabilidades. Quem me conhece sabe que seria incapaz de estragar um jogo com qualquer tipo de objecto abrasivo ou ameçar a integridade do cartão de algum dos meus jogos!

A vitória sorriu-me e o melhor foi mesmo ver a cara de contentamento da jovem que pela primeira vez se tinha deliciado a jogar este mega sucesso que é Catan! Mesmo que para nós...

Entretanto o Jorge e a Sara foram embora e a minha mulher também pois com tudo isto a hora passou-se. Eu ainda fiquei mais um pouco para ensinar, a mesma jovem e a Graça, a responsável pelo stand das 22h às 23h, a jogar Hive. É um bocado "seco" como filler, mas como era o único para 2 pessoas (isto porque eu pensava que as iria deixar a jogar!) que tinha comigo tornou-se a única hipótese.


Fui explicando as regras à medida que elas iam jogando e foi interessante vê-las a "crescer" à medida que se iam inteirando melhor do mecanismo do jogo. A determinada altura decidi dar uma mãozinha à jovem que estava um pouco "perdida" e acabei por ajudá-la a ganhar mais rapidamente. Bem sei que fui um escroque indecente, pois estou em vantagem, mas a verdade é que a hora já ia avançada e precisava de regressar ao meu "lar-doce-lar". E regressei!

O domingo reservava-me a maior coincidencia de toda a história (acho que já escrevi isto!). Como é possível encontrar o Zenão (Pedro Godinho) à frente da minha casa com a sua esposa e os seus dois rebentos? - Hehe, mas isso é impossível caro amigo! - responderão muitos de vós. Mas a verdade é que aconteceu! O Zenão, figura cara ao panorama dos boardgames em Portugal, e agora um pouco afastado destas andanças, estava ali, a chamar por mim, em frente à minha casa! A resposta a esta probabilidade pouco provável é os laços de familia que o ligam à minha vizinha do lote 8 - a Anabela! Coisa de Moros claro está!

À tarde ainda tentei que pudessemos jogar uma partidinha mas era óbvio que a reunião de família a que tinha vindo era mais importante. Ainda conversámos um bom bocado e gostei muito dessa nossa conversa sobre jogos. É que este tipo de discussão não acontece todos os dias, pois nem todos gostam tanto do tema como nós!

Mesmo não podendo contar com o Zenão, acabei por receber a visita do meu cunhado, um frequentador intermitente cá de casa, e que também gosta bastante de jogar; e ainda de um casal amigo que há muito não vinha chez moi - o Zé, a Vera e a pequena Inês.

Quando a Zé e a Vera chegaram estavamos a acabar uma partida de Gift TRAP, que terei muito gosto em falar num artigo futuro. Resta-me apenas dizer-vos que é um óptimo jogo para oferecer neste Natal, pois este é o jogo de Natal por excelência, onde o objectivo é saber dar e receber os presentes certos às pessoas certas. Jogámos a edição portuguesa da Morapiaf, que está muito boa! Parabéns uma vez mais ao Vicente pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer com esta editora nacional! É bom estarmos atentos a eles...


Bom mas como eu dizia estavamos a acabar de jogar o jogo do Natal e logo de seguida propusemos uma partidinha onde todos pudessem entrar. O eleito foi - Hick Hack - ou o jogo das galinhas como é conhecido cá em casa! Como sempre resultou em cheio. Há jogos que têm este efeito - sucesso na certa - este Hick Hack é um exemplo disso, aconselho-o vivamente a todos os que têm necessidade de ter um jogo em casa para servir aos amigos que não ligam bóia a jogos de tabuleiro, mas não resistem a uma actividade de grupo que os ponha com boa disposição!


Enquanto não esmorecia o entusiasmo fui buscar Halli Galli e jogámos duas partidas. Galhofa pega, uma campainha que à muito entregou a alma ao criador e umas mãos semi pisadas, foram os resultados conseguidos um pouco por todos os participantes!

Ainda tentei pôr o Catan a rodar mas a hora já reclamava qualquer coisita para comer, e o entusiasmo destes amigos para jogar também não era o maior... Mesmo assim gostaram bastante de jogar as duas partidas de Hick Hack que lhes propus!

Hoje joguei Pitch Car e um jogo de memória com a minha filhota! Et voilá cá está o meio fim-de-semana alargado... agora haverá encontro semanal, lá para... amanhã ou quarta-feira...


Se estão a ler esta frase depois de terem lido todo o artigo dou-vos os parabéns e agradeço-vos pelo esforço hercúleo!

Fiquem bem e até breve.

0 comentários: