terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Trax

Pediam-me no outro dia um conselho sobre jogos interessante para 2 pessoas. Aqueles que me ocorreram de imediato foram Hive, Exploradores e 1960: The making of the President.

Hive é de facto um pérola pois exige grande envolvente intelectual e uma grande capacidade de imaginar as jogadas no domínio do abstrato. Não se assustem, pois trata-se de um jogo para todos, mas onde os mais experientes ganham geralmente no confronto directo com iniciantes! Esta é também uma das suas pechas!

Exploradores é mais leve mas também exige bastante do jogadores no que se refere ao planeamento das jogadas, assim como uma boa dose de equilíbrio entre o risco que se assume e o retorno desse risco. É um incontornável dos jogos a 2, na minha opinião!

A última opção é um jogo político, um hand management, isto é, os jogadores têm de gerir da melhor forma um conjunto de cartas que lhe traram benefícios. Ainda não tive oportunidade de experimentar este jogo mas que tenho muita curiosidade em o descobrir, pois as criticas a seu respeito são das melhores. Quem já jogou geralmente demonstra vontade em repetir!

Mas por causa desta solicitação fiz-me à net para procurar mais sobre alguns jogos dentro deste "nicho". Descobri um abstrato que me pareceu bastante interessante - Trax. O nome faz lembrar uma onomatopeia flatulenta, mas a verdade é que as reviews que li falam num abstrato de muito fácil acesso e que exige a quem o joga bons dotes de estratega.

As peças têm semelhanças com Tsuro ou Metro e o objectivo do jogo é levar o adversário a conectar uma das suas peças ao nosso caminho.

É um jogo indicado aos fãs de jogos abstratos e que procuram elevados níveis de estratégia ,num jogo com boa apresentação.

Para terminar resta-me dizer-vos que este jogo é uma criação de David Smith no longínquo ano de 1980 (!)

1 comentários:

dreamwithboardgames disse...

Há outros jogos muito bons para 2 jogadores, a saber:
»» Memoir’44
»» Soccer tacticts World
(http://dreamwithboardgames.blogspot.com/2008/10/soccer-tactics-world-stein-thompson.html)
»» Mr. Jack
(http://dreamwithboardgames.blogspot.com/2008/11/mr-jack-hurrican.html)
»» Roma
(http://dreamwithboardgames.blogspot.com/2008/11/roma-queen-games.html)
»» Rosenkonig
(http://jogoeu.blogspot.com/2008/10/no-seguimento-do-convite-do-carlos-aqui.html)
»» Atlanteon