sábado, 27 de dezembro de 2008

Sessão - 26 Dezembro 2008

Nesta sexta-feira à noite recebemos o Gonçalo cá em casa e a Isabel associou-se ao nós em duas partidas: Thurn and Taxis e Stone Age.


Quanto ao T&T foi muito disputado entre todos até ao momento em que o Gonçalo cometeu um erro crasso quando não conseguiu dar continuidade a uma rota que já tinha 6 ou sete cidades (!). Muito mau mesmo e uma verdadeira contrariedade no caminho para ganhar o jogo. Talvez aqui esteja uma das minhas críticas a este jogo bem familiar de Seyfarth, o facto de numa só jogada mal calculada poderemos ficar arredados em definitivo da disputa do primeiro lugar.
Acabei por vencer, mas por uma margem mínima de 2 pontos em relação à Isabel. A pontuação final:

Carlos - 29 pontos
Isabel - 27 pontos
Gonçalo - 17 pontos (?)

Em seguida trouxe Stone Age para a mesa. É um jogo que os três conhecemos e ainda à poucos dias o joguei com o Gonçalo, ou seja, ainda estava fresco na memória. A Isabel também aceitou a proposta e, depois de recordarmos algumas das regras, começámos a jogar. A partida foi muito disputada, à semelhança da anterior, de T&T, mas desta vez ninguém cometeu deslizes graves que comprometessem muito a "luta" acérrima pelo pódio mais alto. A Isabel e o Gonçalo apostaram bastante nas construções, enquanto eu fui procuram concentrar sobretudo no desenvolvimento da minha agricultura e no incremento da minha população. A Isabel conceguiu chegar ao fim com 8 utensílios! Dá para perceber que teve sempre facilidade em contornar os seus piores lançamentos através desta estratégias, aliás a sua veia construtora alicerçou-se bastante neste alicerce.


No que toca à estratégia do Gonçalo ela foi muito eclética, apostou bastante no desenvolvimento da sua agricultura na primeira fase do jogo, dando relevo depois à aquisição de cartas e de construções, embora nesta última tenha feito menos que a Isabel, todavia acabou o jogo com mais pontos do que ela, fruto de uma escolha mais proveitosa dessas construções.

O jogo acabou muito equilibrado com a seguinte classificação:

Gonçalo - 187 pontos
Isabel - 182 pontos
Carlos - 176 pontos

Em seguida a Isabel decidiu recolher-se com a nossa filhota enquanto eu e o Gonçalo decidimos descubrir as regras de uma das minhas últimas aquisições: Union Pacific de Alan Moon. O jogo é do mesmo criador da série Ticket to Ride e também tem como temática as ligações de caminho-de-ferro dos Estados Unidos da América, contudo este é um jogo c ompletamente distinto do aclamado T2R. Trata-se de um stock market game, ou seja, nele assumimos o papel de investidos (à semelhança de Imperial) e procuramos adquirir acções das melhores empresas de comboios a operar no país do tio Sam. E como é que se desenvolvem estas empresas? É aqui que Alan Moon solta a sua criatividade e, de forma simples, nos põe a nós a questão: queres construir caminho-de-ferro e desenvolver o valor comercial da empresa XPTO, ou preferes antes investir na empresa OTPX? Fácil e miserávelmente ingrato, pois o ideal era fazer as duas coisas!!!


A nossa primeira experiência de UP foi muito boa, pelo menos da minha parte, estou fã do jogo e ansioso por o poder experimentar com mais jogadores (ao todo podemos ser 6 jogadores). No BGG o número recomendado para aproveitar o melhor que UP tem para nos dá é 4 ou 5 jogadores.

Quando à classificação final o Gonçalo conseguiu impôr-se e ganhar-me com 139 milhões de dolares em activos, enquanto eu fiquei pelos 117 milhões de dolares. O Óscar, o nosso jogador imaginário, acabou com uns débeis 31 milhões de dólares!

A noite já ia adiantada mas ainda tivémos vontade de abrir a mágica caixa de Agricola, que últimamente muito nos tem alegrado, pois é de facto um jogo excelente!

Desta vez, e tendo bem presente o meu último desaire com o Gonçalo, procurei não cair no mesmo erro de ampliar a minha familiar só no final do jogo. Desde cedo tive oportunidade de armazenar madeira suficiente para construir uma divisória e ainda consegui construir um estábulo na mesma acção. Tive a ajuda de duas profissões que me permitiam: uma dava-me a possibilidade de, a troco de uma comida, arar dois campos em vez de um; e outra dava-me a possibilidade de recolher um cereal (e mais tarde uma hortaliça) quando fazia a acção de Jornaleiro. Usei bastante bem estas duas profissões e usufrui bastante das suas mais valias.


O Gonçalo também conseguiu fazer um jogo muito equilibrado, tendo conseguido sempre estar à minha frente no número de acções por ronda, por ter conseguido ampliar a sua família em primeiro do que eu, mas no final acabei eu por conseguir ter 5 elementos, enquanto ele só conseguiu 4.

Muitas foram as incidências do jogo mas como o "relambório" já está longo é preferível abreviar e partir já para o resultado final: Carlos - 41 pontos; Gonçalo - 39 pontos. Uma pontuação muito alta em relação àquilo que tem sido hábito!

Espero que tenham conseguido aguentar... fiquem bem e até breve!

0 comentários: