segunda-feira, 30 de junho de 2008

Knizia limpou tudo...

Pois cá está! O vencedor do Spiel des Jahres 2008 foi Reiner Knizia...?! Ups... quer dizer, foi: Keltis e Wer war's?. Confusos? Eu explico!

Este ano o júri decidiu redimir-se de nunca ter dado o 1º prémio na categoria principal ao Doutor e presenteou-o com... dois!
Os vencedores da categoria de Spiel des Jahres foi para Keltis (uma espécie de Lost Cities para 4 jogadores) e o Kinderspiel des Jahres foi para Wer war's?, ambos são jogos da autoria do Doutor Knizia.

Lembre-se que Knizia já tinha ganho o prémio do jogo do ano para criança (Kinderspiel des Jahres) por algumas ocasiões, no entanto nunca o tinha conseguido com um jogo para adultos (não tenho a certeza absoluta disto! Se estiver enganado corrijam-me.)
Para ficarem um pouco mais entronizados com os jogos vencedores encontrei uns pequenos vídeos que os explicam brevemente.
No caso de Keltis é o próprio Knizia que o explica em inglês (tem legendas em francês?!), enquanto no caso do Wer war's? é apenas um spot publicitário, em alemão. Adianta ainda dizer que o jogo para crianças é um jogo cooperativo, em que os jogadores são convidados a descobrir o ladrão do anel do rei.
Este jogo é acompanhado por um dispositivo electrónico que, através de indicações auditivas, dá pistas para se descobrir o usurpador. Não sei se essas pistas auditivas têm limitações ao nível da linguagem ou se se trata apenas de onomatopeias universalmente reconhecíveis!

Então vamos aos vídeos

- Keltis:



- Wer war's?:

Wer war's? - Spot publicitário

Para acabar, os preços: Keltis ~25€ e Wer war's? ~35€ (valores mermente indicativos!)
Fiquem bem e até breve.

2 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Parabéns ao "Rei" Knizia, penso que já merecia este prémio.
Pelo menos o Keltis parece-me ser um jogo a experimentar.

Cacá disse...

Concordo com o Jorge, finalmente deram o prêmio a "Herr" Knizia... E ele o merece, não sei se por esse jogo em específico, mas no mínimo pelo conjunto da obra...

Agora, se ele já produzia loucamente sendo esquecido pelo SdJ imaginem agora... hehehehehhe...

Abraços Brasileiros...