segunda-feira, 23 de junho de 2008

Sessão semanal e FDS

Ao atraso dos meus artigos relativos às nossas sessões de jogo, não é alheio a minha profissão! Por isso mesmo, tenho tido pouco tempo para actualizar as coisas por aqui...

Bom, continuo a ter pouco tempo, mas como já há matéria mais que suficiente para escrever cá vai.
Para começar tenho de falar da nossa sessão de jogo semanal que já foi na semana passada. Apareceu o Jorge e o Gonçalo. O Tiago não podia por isso voltámos ao número de antigamente... 3.
Como 3 é o número mínimo para jogar a maioria dos jogos de que gostamos, estávamos sossegados. A escolha recaiu na continuidade de Brass.


O jogo tem agradado à malta e é só pena não termos mais tempo para o poder fazer rodar mais vezes.
Começámos por volta das 9h30 e com a montagem dos tiles e distribuição de moedas e afins eram quase 10h quando começámos!
As estratégias foram distintas, embora eu só vos fale da minha pois não me recordo muito bem de tudo o que se passou. Lembro-me que me preocupei em tentar manter os meus tiles do Canal Period para o Rail Period, o que aliás consegui na totalidade (4 tiles). A determinada altura compreendi que também o Jorge tentava o mesmo, conseguindo-o com 3 ou 4 tiles. Pelo contrário o Gonçalo já não conseguiu manter a maioria dos seus tiles do Canal Period, tendo no entanto obtido muitos pontos, ficando com um valor de aproximadamente 3o pontos assim como o Jorge. Eu quedei-me pelos cerca de 20 pontos! Não me preocupei muito pois tenho lido vários geeks que referem que esta pontuação intermédia nem sempre é fundamental no desfecho das partidas.


Já me ia esquecendo que a minha última jogada, da Era do Canal, foi pedir empréstimo de 30£ seguindo a mesma opção tomada pelo Jorge. O Gonçalo já não optou por esta via e entrou na Era do Comboio com muito menos dinheiro do que nós os dois! Já depois de acabarmos o jogo, o Gonçalo referiu este momento da partida para "justificar" a sua classificação final!
Bom, mas voltando ao jogo, eu entrei na Era do Comboio com a firme determinação de fazer o máximo de conexões possíveis entre os grandes pólos (Liverpool, Manchester...) para depois colher os dividendos no final. Comecei logo com duas jogadas de duplo rail (15£+15£) conseguindo conectar Liverpool a Manchester!
A determinada altura consegui construir um shipyard em Liverpool, e um pouco depois, outro em Birkenhead! O Jorge conseguiu construir um terceiro shipyard em Barrow-in-Furness para além de inumeras conexões e Coal Mines. O Gonçalo foi construindo alguns Cotton Mills e alguns portos, e também bastantes conexões.
No final, acabei por ganhar, mas com pouco mais de 10 pontos de diferença para o Jorge, enquanto o Gonçalo ficou um pouco mais distante, com algo mais de 120 pontos.


Já conseguimos jogar nas 2h30 anunciadas pela maioria dos nossos amigos de Leiria e Lisboa!

Passando para o fim-de-semana posso dizer que no Sábado não joguei, desforrando-me no Domingo com três partidas: Colonos de Catan, Thurn and Taxis e Bohnanza. O Jorge e a Sara apareceram cá em casa e decidimos jogar qualquer coisa.


Os Colonos de Catan foi o primeiro a ser jogado. Só joguei eu, a Isabel e a Sara. No final a vitória sorriu à Isabel que ganhou pela diferença mínima 10 contra 9 meus! Depois, já com o Jorge fomos jogar T&T.


Optando muitas vezes pelo bónus de biscar 2 cartas fui enchendo-me de cartas e perdi a dinâmica do jogo, mas mesmo assim consegui ficar em 2 lugar com os mesmos pontos do Jorge. A vencedora foi a... Isabel!
Para acabar o final de tarde decidimos revisitar Bohnanza. Com estratégias demasiadamente solidárias, fomos entregando cartas de graça uns aos outros para poder ter as cartas certas disponíveis na nossa vez e com isso fomos enriquecendo os bolsos "alheios", todos menos a Isabel que se cobrava sempre pelo menos de 1:1! Não admira por isso que no fim tenha feito o "hat-trick" da tarde com três vitórias em outros tantos jogos. A minha mulher esteve "on fire"!

Fiquem bem e até breve...

4 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Parabéns Carlos pelo resumo das sessões!
Gostei bastante do Brass desta vez, apesar de ter ficado em 2º lugar, fiquei com a sensação de dever cumprido...
Ontem, a tua esposa parecia a Alemanha, cada tiro cada melro, ninguém lhe ganhava, podíamos a noite inteira...

Abraços

Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado pelos parabéns!
E quanto à minha vitória, queria deixar aqui um pensamento fantástico (e que só demonstra o elevado grau da minha intelectualidade! lol):

"When playing a game the goal is to win, but is the goal that is important, not the winning."

Dr. Reiner Knizia

Grande nível deste gajo!

soledade disse...

O gajo é um senhor, é verdade. Só é pena vender-se tanto! :)

Quanto ao Brass já estão mais dentro do horário, é verdade. Mais um par de jogos e as duas horas são conseguidas.

Para nós foi o jogo do ano e tenho muitas dúvidas que o próximo ano traga um jogo tão bom, tão brilhante, jogável neste intervalo de tempo 100/130 minutos.

Para rematar, já começo a ficar invejoso: Vocês já jogam mais que nós pah! :P

abraços
PS

Carlos Abrunhosa disse...

What?! Nós só jogamos 1x por semana, a diferença é que eu e a minha mulher costumamos jogar com os amigos ao fim-de-semana (quando não há amigos jogamos os dois!)