quinta-feira, 5 de junho de 2008

Plateau d'or

O panorama dos jogos no canadá está cada vez mais na ordem do dia, muito graças à editora quebequiana Filosofia.


Agora chegam-nos também os ecos de mais um concurso que promove novos designers - Plateau d'or. Este prémio é atribuido no final das Journées Ludiques de Québec que este ano será no próximo dia 7 de Junho.

De todas as propostas que entraram a concurso 5 foram escolhidas para chegarem à final. De seguida apresentamo-vos os finalistas com um breve resumo de cada "concorrente":

"Oporto" de Martin Boisselle

Um jogo de estratégia, bluff e negociação para 2 a 6 jogadores. Duração: 90 minutos

Estamos no século XVIII, em Portugal na cidade do Porto, capital do vinho de excelência. Vários países chegam à cidade e procuram o precioso néctar. Os jogadores incarnam o papel de produtores de Porto que exportam para vários países, de barco, o vinho de Baco. Produzindo, distribuindo e vendendo os seus tonéis, os jogadores ganham dinheiro e prestígio para assim definir o melhor produtor de vinho do Porto.

Com um sistema de selecção de papéis, aliado a uma gestão de recursos, de negociação e um cheirinho de bluff, os jogadores ganharão os pontos que lhes permitirão ganhar respeito e prestígio.

A partida termina assim que a cooperativa atinja os 100 pontos ou então os pontos que os jogadores acordem no início da partida. O jogador com mais pontos ganha.

"Premiéres Nations" de Jean-François Martin

Um jogo de estratégia para 2 a 4 jogadores. Duração: 60 minutos

Assumindo-se como Xamã de um clã, cada jogador deverá acumular os pontos de recursos suficientes para ser declarado Grande Chefe do território das Nações Primitivas.

O jogo é baseado no estilo de vida Ameríndio antes da chegada dos europeus ao continente americano. Baseia-se no princípio dos povos nómadas que mudam de território em busca de recursos variados e com diferentes valores conforme as estações do ano.

Uma partida normal desenrola-se num ciclo de quatro estações. Em cada estação, os Xamãs têm de colocar o seu povo num território, de forma a obter o máximo de recursos possíveis. Porém, é preciso contar com o missionário, que tem um efeito negativo na relação de autoridade que cada jogador tem com seu clã.

No fim de uma estação é feita uma contagem para atribuir pontos de recursos a cada clã. No final do ciclo das quatro estações, o Xamã que tenha recolhido mais pontos de recursos é declarado Grande Chefe do território das Nações Primitivas.


"Poison!!!" de Olivier Lamontagne.

Um jogo de cartas, sorte, estratégia, negociação e bluff para 4 a 6 jogadores. Duração: 30 minutos

Cada jogador tem por objectivo ser o mais rico no final da partida, e ter a possibilidade de envenenar os outros jogadores, eliminando-os!


"Trump Inc." de Guylain Campagna.

Um jogo de construção e de maiorias para 2 a 4 jogadores. Duração: 120 minutos.

Com a ajuda de peões e de cartas os jogadores têm de construir edifícios piso sobre piso. À medida que se vai evoluindo na partida cada jogador deverá definir com clareza estratégica os seus objectivos e assim obter a melhor pontuação possível, escolhendo com critério acertivo a construção dos diferentes tipos de edifícios disponíveis.


"Trümmer" (Os arquitectos) de Jéróme Morin-Drouin.

Um jogo de estratégia e de geometria para 2 jogadores. Duração: 30 minutos.

Os jogadores tem 5 objectivos na mão. Estes serão os edifícios que eles vão tentar construir com a ajuda dos tijolos que encontrarem ou consquistarem.

O objectivo do jogo é conseguir construir todos esses edifícios antes do seu adversário.

Trata-se de um jogo rápido e simples de aprender mas onde as possibildades e os caminhos para a vitória são de uma amplitude surpreendente.


Já agora, e para acabar, o vencedor será conhecido na próxima 2ª feira (9 de Junho)!
Fiquem bem e até breve...

0 comentários: