sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Paladares de mas una jueves

Dando cumprimento ao "religioso" encontro semanal, ontem reunimos as tropas em minha casa. As novidades (existem novidades todas as quintas-feiras, e ontem, esse facto levou o Jorge e o Gonçalo a exigir que não se comprem mais jogos novos até ao Natal...). Por este andar realmente não será fácil repetir um jogo, aliás já entrámos numa fase em que se equaciona a marcação de mais tempo para pôr a jogatina em dia. Mas isso são só pormenores, na minha opinião se pudesse, teria um jogo novo todos os dias!!! (é o tal síndrome da compulsão de aquisição de jogos via internet!! hehe). Não vejo razão para não ter jogos novos, a não ser o factor económico que me levam a não o poder fazer, porque de resto todos somos livres de jogar o que queremos, e se realmente queremos jogar jogos iguais por mais que uma vez, não é obrigatório que tenhamos de jogar os novos (isto faz-me lembrar o "mais olhos do que barriga").

Mas de volta à noite de ontem. Em primeiro lugar referir que tivemos uma convidada extra, que tanta falta fez para sermos quatro noutras quintas que já passaram, refiro-me à Sílvia. Desde já obrigado por teres vindo! A Sílvia é uma convidada de peso pois gosta pouco de perder e como tal, os níveis de vigilância aumentam substancialmente em todos os jogos por parte de todos nós, mas no fundo o que importa é mesmo o convívio e o prazer que o catano dos jogos nos proporcionam, ou não será?

A decisão dos tabuleiros a abrir recaiu numa novidade, Ra de Knizia, à imagem de uma subtil entrada de fois gras servido em pequenas tostas de pão de sésamo faustosamente decorado com bagas de mirtilo importado, Ra é daqueles belos exemplares que dá gosto ao paladar e a vista; o outro prato da noito foi numa semi-novidade para mim e para o Gonçalo, e uma novidade completa para a Sílvia e para o Jorge - El Grande, do senhor Wolfgang Kramer. El Grande assemelha-se ao peso-pesado que sempre pensámos que ele era, mas que na verdade se revelou ser apenas um peso-médio. Cai no estômago como um belo bacalhau com natas comido com moderação!

Depois de servir aos presentes todos os condimentos de RA (refiro-me aos Suns), cada um foi apreciando o paladar requintado deste aromático jogo de leilões que não é só aroma mas também um belo prato de texturas simples mas diversificas. O Jorge apostou no Nilo e as suas colheitas deram-lhe a vitória no final, com uma margem bem folgada (o rapaz está talhado para esta coisa dos leilões, lembro quem não sabe que já no Modern Art só a mulher dele é que lhe ganha!). Do veludo texturado de RA partimos em conquista da grande Espanha Medieval dos Grandes Senhores. Depois de uma breve explicação demos inicio à conquista, um pouco às cegas fomos recrutando, mais ou menos soldados que se foram alojando aqui e ali, sempre em nome de uma maioria cubista que nos levasse a pontuar o máximo no momento dedicado a isso.

Optámos por jogar a forma curta do jogo, que nos fez passar por cima das etapas 1, 4 e 7 e no final o vencedor foi o Gonçalo com um distanciamento não muito largo da segunda que foi a Sílvia, ultrapassando-me mesmo na recta final por ter beneficiado de uma escolha correcta na colocação dos seus cavalleros concentrados no castillo, e também do mesmo tipo de estratégia adoptada pelo Gonçalo que me retirou a maioria na minha província Grande. O Jorge quedou-se no último lugar, mas empreendeu uma recuperação fantástica na 2ª e 3ª ronda depois de uma 1ª ronda desastrosa (ainda não conhecia o jogo e fez más opções!)

No compto geral El Grande agradou a todos mas cada um ficou com memórias distintas nas papilas gustativas. O Gonçalo e eu continuámos a sentir o aroma adocicado deste jogo, a Sílvia ficou agradada com a enigmática fragrância dos mecanismos de jogo, enquanto o Jorge continua completamente embriagado pelo generoso e grauado Caylus (temos de repetir, porque todos gostámos dele, embora eu seja abstémio!)

Fiquem bem e até breve...

4 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Parabéns pela session report, relata de forma precisa o que se passou. Apenas um reparo, eu gostei bastante de El Grande, te,m uma dinâmica muito interessante, o efeito surpresa está muito bem conseguido e sobretudo o tempo de jogo é um ponto a favor, finalmente um grande jogo que dura menos de 3 horas... Mas Caylus encheu-me as medidas, embora admite que ainda é cedo para elaborar a minha lista de preferências, pois os bons jogos que repeti foram muito poucos (Puerto rico, notre dame, san petersburg e pouco mais). Daqui a umas semanitas estarei apto a elaborar a minha lista, por agora não, pois a forma como me correram as estreias também me influênciam, no caso de El Grande foi um que comecei muito mal.

Para finalisar gostava de te perguntar quem é o Gustavo? ehehe Acredito que quisesses dizer Gonçalo?? Bem o que vale é que na páscoa dás-lhe umas amêndoas...

Abraços

Gonçalo disse...

Sim senhor! Isto é o que se chama uma session report de criar água na boca. Diverti-me imenso a ler a tua crónica de uma 5ª feira. Parabéns!
Pois é, como disse, e muito bem, o Jorge, estou à espera de umas amêndoas na Páscoa! eheheh
Então e amanhã? Que "prato" vamos escolher deste nosso já conceituado e mui interessante menu! Talvez um RA para entrada, seguido de Puerto Rico bem passado, ou Caylus à portuguesa, embora um "enérgico" PowerGrid também não fosse má escolha...a ver vamos :)

Abraços e até amanhã,
Gonçalo

P.S: Depois dos elogios a Sílvia ficou tocada e resolveu mais uma vez honrar-nos com a sua presença.

P.S.: Estou um pouco baralhado...o encontro é aqui em casa ou em casa do Jorge?

Jorge Teixeira disse...

Desta vez pode ser na minha casa...
Concordo contigo Gonçalo, podemos começar com um levezinho, Ra ou 6nimt por exemplo! Carlos trás os mais pequenos e depois vemos. Quanto ao prato principla, há dois na tua lista que me aguçam bastante o apetite "powre Grid" e "Caylus", embora haja 1 que também incluíria, o famoso "Tigris e Euphrates", são todos jogos que ainda só joguei uma vez e tenho muito interesse em repetir. Mas o melhor é trazerem tudo e depois aqui fazemos a selecção.

Até logo então...!

PS: Sei que para o Carlos não deve dar muito jeito, mas uma vez que estamos a entrar no Inverno, se quiserem antecipar a jogatina 1 horita? Por mim tudo bem... Tipo 20h30m, por exemplo. Vocês é que vêem!

Abraços

Anónimo disse...

Dicha corona con fondo azur se incorporó a la bandera por privilegio de
Pedro IV de Aragón ( Pedro el Ceremonioso ) en 1377.

Look at my website :: apuestas deportivas