domingo, 9 de setembro de 2007

Na 5ª foi Funkenschlag

Na 5ª feira passada jogámos Power Grid, mas a verdade é que ainda não sabíamos as regras convenientemente e... bom isso eu conto no fim!

Iniciámos a nossa partida por voltas das 21h30. Eu fiquei com a companhia verde, o Jorge com a azul e o Gonçalo com a amarela.

Lá fomos jogando, eu comecei por querer a fábrica 4 mas o Gonçalo comprou-a por 5, acabei por decidir ficar com a 5 por 5 e o Jorge ficou com a 3.

Assumi uma estratégia de contenção nas minhas conexões para assim poder ser sempre o primeiro na compra de recursos. O Gonçalo pelo contrário assumiu a dianteira enquanto o Jorge ficou logo na primeira jogada "entalado" num dos cantos do tabuleiro!

Connosco o leilão não teve muita emoção (porque ainda não tínhamos descoberto um "pequeno" pormenor das regras), a não ser na altura em que o Jorge quis comprar a 44 (central ecológica que abastece 5 casas). Aí o preço só parou nos 55 e lá tive eu de largar a nota... mas acho que valeu a pena!

No final, todos estávamos convencidos que quem tivesse 17 casas abastecidas ganharia o jogo, mas como todos podíamos preencher esse requisito, teríamos de desempatar com o dinheiro... enquanto eles iam fazendo contas e comprando recursos, eu peguei nas regras e por acaso li, "no mínimo 17 casas abastecidas", e ... plin, fez-se luz, nada me impediria de construir 18 e abastecer 18, permitindo-me ganhar contra as 17 do Jorge e do Gonçalo! Entrei em pânico porque não sabia se tinha recursos suficientes, mas depois de contar, alegria... tinha para 19 casas... YES, ia ganhar!

Chegada a hora das decisões, e sendo eu o primeiro a construir, fui pondo casas até chegar à minha 17ª (estava na 14), e quando comecei à procura da ligação mais barata para construir a 18ª, os outros estranharam-me e logo perguntaram "- Olha, para que queres 18 casas se o jogo acaba com 17ª?", eu lá expliquei a minha ideia e o Gonçalo, sentindo-se injustiçado por eu não ter partilhado aquela ideia com ele, logo quis comprar mais recursos para poder abastecer mais casas, mas... já tinha passado essa fase... Felizmente este era só a primeira partida que fazíamos e "era a feijões", até porque já tínhamos descoberto o tal erro "pequenino"! Eu que pensava que iria conseguir construir a 18ª casa acabei por não o puder fazer porque me faltava 1 Elektron!!!!!! É daquelas merdas que só acontecem a amadores.

O jogo foi ganho pelo Gonçalo mas a verdade é que não teve o verdadeiro sabor da vitória porque descobrimos (aliás foi o Gonçalo que descobriu) que as fábricas, embora possam armazenar até o dobro de recursos, não abastecem o dobro de cidades!! Logo todas as nossas jogadas contaram com a produção em dobro daquilo que estava indicado nas cartas, isto é, a nossa lógica foi: um fábrica que abasteça 2 cidades com 2 lixos, abastecerá 4 casas com 4 lixos! Mas não, o senhor Friesmann pensou em dificultar a coisa, e torná-la ainda mais interessante, na minha opinião!

Para a próxima será diferente de certeza, até porque também descobrimos que, mesmo estando na fase 3, podemos comprar casas por 10 ou 15 se elas estiverem disponíveis. Nós jogámos mal porque a partir da fase dois pagámos sempre 15 por qualquer tipo de casa, e a partir da fase 3, pagámos 20 elektrons, quando ainda havia casas de 10 e de 15! É assim que se aprende.

Conclusão:

Power Grid é um jogo interessantíssimo embora seja muito demorado, o que o torna um pouco cansativo, no entanto é de facto muito bem estruturado e pena foi que as regras não tenham sido bem interpretadas por nós. Já ficou prometida mais uma partida para breve. O 3º lugar no BGG é mais que justo.

1 comentários:

soledade disse...

Eu gosto de blogs. Permitem-nos fazer a nossa própria gestão de conversas e coisas que queremos dizer. Parabéns pela iniciativa, ganharam mais um leitor, e vamos colocá-los no nosso spielportugal, com um link :)

Quanto ao Power Grid... é, ou pode ser, um jogo do catano. Não gosto de o jogar a 3. Acho que deve ser jogado, pelo menos, a 4. Mas a 5 é muito melhor.

Depois do primeiro jogo vão reparar que não é assim tão longo quanto isso.

Já joguei jogos Power Grid muito divertidos, emocionantes mesmo, em que todos chegámos ao final com um sentimento pleno de satisfação, mesmo os que não ganharam. Mas também já joguei jogos de Power Grid em que as coisas emperraram um bocado, ou porque não havia condições para aparecer o step 2 ou porque não aparecia o step 3 e os jogos ficaram todos muito programados. Ou seja, já todos sabíamos quem iria ganhar, era só esperar mais uns turnos e não havia como contrariar. Power Grid tem este problema. Vai, facilmente, do 8 ao 80.

Paulo Soledade