quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Hoje falo-vos em nome de Ra...

Hoje vou falar-vos de Ra! Não do Deus egípcio, mas antes de um dos melhores jogos de Reiner Knizia (mais um dos muitos nesta categoria). Actualmente ocupa a 14ª posição do ranking do BGG e trata-se, afinal de contas, de um jogo de leilão e de combinações de tiles.

O número mínimo para se jogar o jogo é 3 jogadores e o número máximo é 5 jogadores. Uma partida de Ra pode durar entre 40 a 60 minutos e a idade mínima aconselhada para se jogar este jogo é 12 anos.

Objectivo do jogo

O jogo desenrola-se em 3 épocas (no das quais há contabilização de pontos de glória). O vencedor será o jogador que consiga obter o maior número de pontos de glória no final das três épocas.

Organização inicial

O tabuleiro de jogo é composto por duas pistas para colocar as fichas de jogo; a de cima serve para colocar as fichas Ra, que dão início a um leilão involuntário (tem 10 casas); a pista de baixo tem 8 casas e serve para colocar as fichas que vão sendo colocadas pelos jogadores até haver um leilão.

As fichas são colocadas dentro de um saco (vem com o jogo) para serem retiradas à sorte por cada jogador na sua vez. Cada jogador irá receber duas tábuas de 5 pontos cada (totalizando 10 pontos) que deve manter com a face numerada virada para baixo, e um conjunto de 3 peças, que representam o Sol, feitas em madeira, com valores que podem ir de 2 a 16 dependendo do número de jogadores. O número 1 é colocado no centro do tabuleiro de jogo, assim como a peça representativa de Ra (em madeira azul).

Desenvolvimento do jogo

O jogador com o maior Sol começa a jogar e o jogo desenrola-se sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Sempre que um jogador tenha peças de Sol para oferer em leilão tem de jogar, e pode optar por uma de 3 acções possíveis:

1 – Retirar uma ficha do saco e colocá-la na pista inferior do tabuleiro;

2 – Invocar Ra; ou

3 – Jogar uma ou mais fichas de Deuses.



1 - Retirar uma ficha do saco.

Ao retirar uma ficha o jogador deve colocá-la na pista inferior, destinada a estas fichas e o turno acaba, passando a vez para o jogador à sua esquerda.

Se o jogador retirar uma ficha de Ra, então deve colocá-la na pista superior, pegar na peça Ra e colocá-la na sua área de jogo dando-se início a um leilão involuntário.

2 – Invocar Ra

O jogador diz “Ra” para que todos o ouçam e pega na peça Ra colocando-a na sua área de jogo. Dá início a uma fase de leilão voluntário.

  • Os leilões

O leilão é uma fase em que um jogador, de forma voluntária ou involuntária, desencadeia um processo de aquisição das peças que se encontram na pista inferior do tabuleiro (é possível, mesmo não existindo peças na pista inferior do tabuleiro, activar um leilão!)

O jogador que fez despoletar uma fase de leilão recolhe a peça Ra para a sua área de jogo e aguarda para que todos os jogadores, a começar pelo da sua esquerda, ofereçam uma peça de Sol equivalente a um valor que, como já vimos em cima, poderá ir de 2 até 16 dependendo do número de jogadores (cada jogador só pode oferecer uma única vez por cada leilão!).

Todos os jogadores, neste tipo de leilão podem optar por passar, não oferecendo nada pelas referidas fichas, no entanto, o jogador que possui a peça Ra, que será sempre o último a oferecer, tem obrigatoriamente de oferecer um Sol.

As excepções a esta regra são:

a) no caso de algum dos jogadores anteriores terem feito um lance;

b) no caso de um jogador, não tendo ficha de Deus para jogar, ficar sem espaços para colocar uma ficha na pista inferior;

c) no caso de tirar um ficha Ra.

Um jogador só pode oferecer um valor de Sol superior à oferta imediatamente anterior à sua.

No final de um leilão as fichas são entregues ao jogador que ofereceu o maior valor de Sol. Esse jogador tem direito às fichas todas que estavam em leilão e deverá trocar o Sol que lhe permitiu ganhar pelo Sol que estiver no centro do tabuleiro (no início da 1ª época é o Sol com o valor 1). O Sol que recolher é colocado na sua área de jogo voltado com o número para baixo, não podendo ser mais usado nessa época. A peça Ra é recolocada no local de origem.

Terminado todo o processo de leilão o jogo prossegue com o jogador à esquerda daquele que deu início ao leilão no turno anterior.


3 – Jogar carta de Deus

Todos os jogadores que possuam fichas de Deuses podem jogá-las na sua vez, ficando com a possibilidade de trocar uma ficha de Deus por uma das fichas que estiverem expostas na pista inferior. A carta de Deus é retirada de jogo e o jogador fica com a que trocou, colocando-a na sua área de jogo. A carta retirada da pista inferior é substituída por outra retirada do saco.

  • Organização da área de jogo

Cada jogador deve organizar a sua área de jogo da seguinte maneira:

1 – Peças de Sol e Deuses

2 – Faraós

3 – Fichas de Nilo e Cheias do Nilo

4 – Fichas de Civilização e Ouro

5 – Fichas de Monumentos

  • As catástrofes

Assim que um jogador ganha uma série de fichas em leilão, ele deve colocá-las na sua área de jogo e depois terá de verificar os efeitos de eventuais fichas de desastre que possam estar nessa série.

Caso isso aconteça o jogador deverá retirar da sua área de jogo duas fichas correspondentes à catástrofe representada na ficha. Só retira apenas uma das suas fichas se não tiver mais do que uma ou então poderá eventualmente nem ter de retirar nenhuma ficha se não tiver fichas relativas à catástrofe representada.

No caso da seca, as duas cartas a retirar devem ser sempre em primeiro as de cheias e só depois as de Nilo. Obviamente que se o jogador não tiver fichas de cheias tirará as duas fichas do monte das suas fichas de Nilo!

Depois de se cumprir esta regra as fichas de catástrofe também são retiradas do jogo.

O final de uma época

Assim que o último jogador, jogue o seu último Sol, a época termina. Todas as fichas de Ra são retiradas do tabuleiro.

A época acabará também logo que se coloque uma ficha Ra na última casa da pista superior. Neste último caso, não haverá lugar a leilão, retirando-se do jogo todas as fichas da pista inferior.

Seguidamente procede-se à contagem de pontos de glória e depois colocam-se os valores de Sol visíveis e disponíveis para licitar na época que se segue.

Pontuação

A pontuação é feita partir dos esquemas que se encontram no tabuleiro e também no livro de regras. O jogo termina no fim da 3ª época e ganha o jogador que tiver o maior número de pontos de glória. Em caso de empate ganha o que tiver o Sol com o maior número!

Este jogo custa entre 35 e 38 euros.

Avaliação final

Reiner Knizia, autor de Ra, é um autor fabulosamente prolífero e, evidentemente, algumas das suas criações são menos interessante do ponto de vista lúdico. Outras vezes, Knizia oferece-nos verdadeiras pérolas, e Ra é para mim um desses jogos. As regras deste jogo são simples quer de aprender, quer de ensinar e o seu sistema de pontuação, embora diabolicamente elaborado e cheio de variantes (ao jeito Kniziano), torna-se bastante fácil de entender depois de uma partidinhas.

Embora eu confesse que os jogos de leilão não são o meu prato favorito, este Ra diverte-me imenso porque neste jogo todos sabem aquilo para que os adversários estão a jogar e aquilo que poderão oferecer, tornando-se mais fácil de engendrar uma estratégia.

Em conclusão, Ra é um jogo original, equilibrado e subtil e constitui, na minha opinião, uma belíssima opção para "construir" uma boa ludoteca.

Para quem estiver interessado em jogar antes de comprar podem experimentar o jogo no pc, fazendo o download do jogo. Como bonús poderão experimentar outro grande jogo de leilão de Knizia, Modern Art.


Aqui: http://snapper.rooms.cwal.net/games.html



Fiquem bem e até breve...

0 comentários: