segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O hábito vai fazendo o monge

Há coisas que já começam a tornar-se um hábito, e como qualquer tipo de hábito pode tornar-se repetitivo, monótono e sem interesse. É este o meu dilema nesta altura em relação às reportagens dos nossos encontros de quinta-feira.

Balançando tudo, penso que ainda vale a pena falar sobre o que fazemos/jogamos à quinta-feira, que mais não seja, serve para historiar pedaços bem vividos das nossas vidas!

Antes de vos falar desta quinta que passou preciso de explicar a todos aqueles que têm vindo visitar-nos, e se têm surpreendido negativamente pela “ausência” de cerca de uma semana! A verdade é que fiquei sem internet e os meus colaboradores também não tiveram muita vontade para escrever qualquer coisita. Aliás, aproveito para deixar aqui esta farpa para ver se eles escrevem alguma coisinha! É que os rapazes até têm ideias giras, mas quando toca a escrever…

Enquanto eles se decidem a escrever, vão ter de me ir aturando, no meu português pouco rebuscado, e ligeiramente grotesco (rebuscado e grotesco, - viram? - estou a melhor muito na riqueza vocabular!).

Depois das explicações obrigatórias, cá fica, em breves pinceladas, a noite de jogatina de quinta-feira. Já só éramos três, porque desta feita a Sílvia não pôde vir do Porto para estar connosco; decidimos começar com uma partidinha rápida de 6 Nimmt!, que o Jorge ganhou. Este jogo do senhor Kramer é bastante apreciado por todo o grupo, por se tratar de um jogo muito simples de explicar e de entender e porque está carregadinho de emoção. A emoção aumenta exponencialmente com o aumento do número de jogadores. Com três não é mau, é suficientemente atraente para se fazer umas partidinhas, e foi o que fizemos antes de dar início à nossa 2ª vez de Power Grid. Talvez venha a propósito dizer que Power Grid trepou uma posição no ranking BGG (mas sem malícia!), sendo agora ultrapassado apenas pelo fabuloso Puerto Rico, que está afastado por poucas décimas!

Lembro aqueles que ainda não tiveram oportunidade de ler as sessões anteriores, que, na nossa primeira incursão pelo jogo das centrais, chegámos ao fim com o amargo sabor de um jogo mal jogado, com duas ou três regras mal interpretadas, mas com a firme convicção que estava ali um tesouro do mundo dos tabuleiros.

Efectivamente, Power Grid revela ser daqueles jogos agri-doces, onde o equilíbrio entre comprar recursos, centrais e conexões é essencial para um happy end. Na quinta-feira o vencedor foi o Gonçalo que com uma estratégia muito alicerçada nas suas eletrificadeiras iniciais, bem escolhidas, conseguiu garantir sempre mui bom desafogo, quer no número de cidades abastecidas, quer no nível de saúde numerária (consequência da primeira)!

A jogatana acabou tarde, porque Power Grid dura que se farta, mas o tempo passa sem que isso se note. No entanto fomos para casa com aquela vontadinha de repetir (bem, para nós, há sempre vontade para repetir!)

Agora, em jeito de notas soltas, gostaria de deixar aqui os desejos de boa viagem para os portugueses (sortudos de um raio!!) que vão a Essen 2007 (18 a 21 de Outubro), com votos da malta de Aveiro, de boas compras (depois digam coisas!); também uma chamada de atenção para o Natal (!), que se aproxima a passos largos, e com ele as prendas…

Fiquem bem, e até breve…

1 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Pois é Carlos, tens toda a razão, andamos mesmo uns baldas...!
Eu por mim falo, venho ao blog todos os dias mas sempre na esperança de já teres escrito qq coisita, pois ao contrário do que afirmas, na opinião és o que melhor escreve, (o Gonçalo ainda pouco escreveu...), às vezes rodeias um pouco o essencial mas no final rematas sempre com chave de ouro.
Quanto a esta Quinta, acho que disseste tudo, foi mais um serão muito bem passado acompanhado por um grande jogo, Power Grid, que jogo meu Deus... Adorei jogar, fiquei em último mas a sensação foi tão boa como se de uma vitória se tratasse, acho que o jogo é magnifico por isso, no fim, quando perdemos, não ficamos com aquele amargo de boca como em outros. Saí da mesa com a sensação do dever cumprido, tinha as minhas centrais, as minhas cidades alimentadinhas, não ganhei mas fiquei contente na mesma...
Fiquei fan...

Abraços