sábado, 27 de outubro de 2007

Factor "Casa" ou factor "Sorte"?

Esta quinta - feira voltamos às nossas jogatanas habituais, digo voltamos porque na quinta passada eu baldei-me, logo a equipa ficou desfalcada... Considero que já tinha saudades...!
Começámos por decidir entre jogar dois pesos médios ou um peso pesado, é que ultimamente temos jogado um médio e um grande e a ronda não acaba antes da 1h30 da matina, o que para quem tem de se levantar cedo no dia a seguir é complicado.
Acabámos por escolher dois pesos médios, decidindo começar por Arkadia e acabando com Ra.


Round 1 - Arkadia

O Arkadia era novidade para mim, mas depois de uma breve e muito boa explicação dos meus colegas lá demos início ao jogo.
O Gonçalo e o Carlos entraram muito melhor no jogo, escolhendo os locais mais abertos, onde pudessem usufruir de construções com duas frentes, eu sinceramente nesta primeira fase via-os jogar, encostei os meus arquitectos às paredes, comecei de mansinho, sem me intrometer muito nas construções deles, mas com o passar do tempo fui-me apercebendo de alguns pormenores que no meu ver foram cruciais. O primeiro foi o aproveitamento de uma grande construção do Carlos num dos cantos, ora precisei apenas de colocar dois ajudantes e um arquitecto para fechar de uma só vez duas construções. Não me lembro de quantas medalhas rendeu, só sei que após construir as torres, vendi 9 medalhas que renderam 36 dinheiros. Enquanto isso o Carlos já tinha feito uma venda de medalhas verdes que lhe rendeu também um bom dinheiro e o Gonçalo também se ia desenrascando. Quando apenas restavam 5 torres na fase II eu, sem querer forcei o fim do jogo, pois pensava que ia fechar 2 casas e fechei 3, logo restaram apenas 2 torres que transitaram para a fase III. Entretanto consegui vender mais uma vez 9 medalhas por 4 dinheiros cada. Carlos fez três vendas, mas uma apenas lhe rendeu 16 dinheiros. O Gonçalo fez apenas duas vendas que não conseguíram cobrir os meus 72 dinheiros.

A jogada Final ou Fatal!

Partimos então para a jogada final, começou o Carlos e decidiu investir dois arquitectos numa construção colocada estrategicamente pelo Gonçalo e que lhe dava participação numa outra colocada paredes meias a esta. A seguir fui eu, ora como andei todo o jogo praticamente a ver jogar, excepção para duas ou três jogadas, fui acumulando arquitectos, chegando a esta fase com 5 em mão, foi então que aproveitei uma construção em forma de "T", feita pelo Gonçalo um pouco esquecida por todos e que por sinal estava ladeada por uma outra, muito bem, coloquei lá os meus 5 arquitectos, mais um ajudante e limpei 9 medalhas verdes.
No final estava com receio que me tapassem as torres verdes mas como o Carlos tinha muitas da mesma cor (10) também não lhe interessava, logo deixou 4 em linha de vista, que lhe renderam 40 e a mim novamente 36.
Feitas as contas consegui ganhar o Arkadia na estreia com 122 dinheiros, o Carlos em segundo com 108 e o Gonçalo a seguir com 107.

Fiquei muito contente por ter ganho mas mais contente ainda por me ter divertido muito logo no primeiro jogo que fiz. Gostei bastante deste Arkadia, muito bonito, com componentes magníficos e com uma jogabilidade intensa, onde nos apetece fazer tudo, construir e colocar logo arquitectos, pois se construímos vem outro atrás e "pimba", se colocamos homens podem-nos fazer falta mais tarde...

Round 2 - Ra

O Ra foi um dos jogos mais curtos que jogámos pois estavam constantemente a sair cartas de Ra. A minha primeira mão foi fundamental para o desfecho do jogo, pois dada a velocidade com que sasiam as cartas de ra, essa jogada valeu-me uns pontitos.
No final tornei a ganhar um jogo e acabei a noite de barriguinha cheia...
Em minha casa mando eu, ou não, pois basta-me ter a Sílvia pela frente e lá se foram as vitórias, ela joga que se farta e normalmente não dá hipóteses...eheheh
Bem, desculpem os kilómetros do post, mas há muito que não escrevia e hoje decidi-me.
Até breve...!

1 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Factor sorte ;P (lol)