domingo, 21 de dezembro de 2008

Parabéns à Sílvia!

O que acontece quando uma das nossas melhores amigas organiza a sua festa em casa e convida muitos outros amigos?...

Há conversa, uns mais que outros, há uma mesa recheada com coisas boas para comer, há bolo de aniversário e... se todos gostarem, pode haver jogatina!


Pois tudo o que seria possível fazer-se na festa de aniversário da Sílvia acabou por acontecer. Jogar também!

A festa começou para mim e para a minha família por volta das 19h e confesso que no início sentia um certo "gelo" da minha parte em me ambientar (sou mesmo assim!) mas com o avançar do tempo a Sílvia decidiu propor uns joguinhos. O Crokinole formou-se numa mesa e logo quatro pessoas se chegaram à frente para jogar, enquanto eu Halli Galli congregava 6 pessoas noutra mesa, e entre essas, eu!

Como sempre Halli Galli é uma paródia e ajuda qualquer um a ficar bem disposto. A minha dificuldade inicial em "meter conversa" foi ultrapassada, provando-se aqui como os jogos podem ser excelentes "quebra-gelo" num acto social!

Depois de umas palmadas e umas unhas doridas, a Sílvia levou o primeiro troféu da noite, com o Gil a ficar na patamar seguinte do pódio!

Quase em simultâneo acabou a mesa de Crokinole e decidimos fazer equipas e jogar Time's Up! Como já escrevi aqui, este é daqueles jogos indespensáveis na casa de todos pois é um dos melhores party games que conheço e ontem confirmei uma vez mais esta minha opinião.

Aproveitando os frutos do Halli Galli formámos equipas: os bananas, as ameixas, as limas e os morangos. Quatro equipas de três elementos, no total doze jogadores, a configuração máxima do jogo. Expliquei de forma mais ou menos sucinta as regras e, mesmo no meio de algumas dúvidas, fruto da minha explicação menos convinvente, começámos a jogar.

Como era de prever as pessoas começaram a jogar ainda sem saber muito bem o dinamismo do jogo mas em duas/ três rondas já se "atropelavam" a encontrar as melhores palavras para definir a personalidade do cartão que lhe calhara em sorte. É um festival de boa disposição este jogo!

Desta vez o Merlin continuou a escapar ao Jorge, que parece perseguido pelo mago, enquanto a Pocahontas foi confundindo o Vasco da Gama na hora de perceber quem seria a personagem da dica - Índia. Na mesma linha se colocaram todos os futebolistas da noite - Rui Costa, Maradona e Cristiano Ronaldo... Bem se querem perceber do que falo têm mesmo de comprar o jogo (de preferência aversão portuguesa da Morapiaf).

Com o adiantar da hora alguns foram partindo e só os resistentes ficaram. O jogo que se seguiu foi o "sangrento" Werewolf. Neste jogo um narrador conduz o jogo de forma a que alguns elementos que são os lobisomens possam ir matando os aldeões sem que estes saiba quem os assassinou. Os pobres aldeões têm de descobrir quem, de entre eles, cometeu tamanha brutalidade e enviá-los para a fogueira, mas atenção é preciso não matar inocentes...

Um jogo de argumentação, onde a eloquência assume um papel importante e por vezes o silêncio também!

Jogámos 4 ou 5 partidas e em todas elas a discussão foi bastante assanhada, com cada um a esgrimir os seus pontos de vista para fazer valer a sua inocência nas mortes dos aldeões.

Em resumo foi uma noite/madrugada excelente com todos a sairmos por voltas das 2h45 da casa da Sílvia e do Gonçalo.

Obrigado amiguinhos, e até ao ano, para nova "dose"!

Queria deixar aqui um abraço para o Gil e a Marta, o Nuno e a Liliana (e ao fruto membro!), ao Jorge e à Sara, aos anfitriões - Gonçalo e Sílvia (parabéns!) e a todos os outros com quem joguei mas não tive oportunidade de mais relacionamento!

2 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado pelas fotos!

Gonçalo disse...

OBRIGADO Eu pelo artigo...mas sobretudo pela vossa presença. È sempre um prazer ter-vos cá em casa. Abraço,
Gonçalo