quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sessão 8 - Outubro 2008

Na terça-feira concretizámos a nossa noitada semanal de jogos. Desta vez estiveram o Paulo, o Gonçalo, o Tiago e Eu. O encontro foi na minha casa e começou para lá das 21h30, dando apenas para jogar um jogo, uma estreia no grupo, mas um jogo já conhecido do Paulo - Jenseits von Theben.



As apresentações do jogo podem ser lidas aqui, e por isso dispenso as apresentações. Passando ao jogo propriamente dito, posso dizer-vos que começou com uma explicação pormenorizada das regras, que nem são muito difíceis, porém requerem um certo tempo, e logo de seguida começámos a jogar.




A mecânica de jogo é muito interessante pois o avanço de cada jogador é feito em tempo(!) e pode até suceder o caso de o mesmo jogador fazer mais que uma jogada consecutiva. Interessante, original e perspicaz. A história do jogo é fácil de contar. Eu procurei ir coleccionando saberes específicos nas diferentes áreas e só na cor laranja não fui capaz de o fazer. Em relação aos outros só me recordo do Gonçalo ter apostado muito no saber azul, o Paulo no saber laranja e o Tiago no amarelo. Não sendo muito bom em nenhum saber específico era equilibrado em quase todos os saberes, a par disto, desde cedo consegui três arqueólogos assistentes que me permitiam um +2 ao meu conhecimento geral nos diferentes conhecimentos específicos!


Coisa que não consegui foi as pás de escavação, que teriam sido muito úteis no acréscimo de fichas a tirar do saco, porém, e mesmo assim, consegui fazer um bom jogo, com muita sorte à mistura, como é próprio deste jogo, e ganhá-lo! Mas, e já que falamos na sorte do jogo, quero que fique bem claro que na minha opinião o jogo tem mesmo muita sorte envolvida no entanto o Catan tem mais!



Opinião final muito positiva. Gostaria de poder jogá-lo mais umas vezes para lhe sentir mais o "pulso". Como funciona com jogadores ocasionais, também não sei, porque embora as regras sejam simples, o jogo tem várias nuances que lhe retiram a linearidade de outros jogos ditos "universais", e apreciados por jogadores ocasionais.


Fiquei com muita vontade de o comprar no Natal para ver se conseguirei jogá-lo em contexto mais familiar!

Fiquem bem e até à próxima. Bons jogos!

5 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que é um jogo bom para jogar nesse contexto familiar. Já não jogo há algum tempo e até tenho saudades.

O jogo tem muita sorte, muita aleatoriedade. Muitas vezes só vais buscar areia mesmo que consigas várias semanas de investimento. E isso é azar. Mas o jogo também é divertido por causa disso. Fartamo-nos de gozar uns com os outros quando só sai areia!

PS

Carlos Abrunhosa disse...

Exactamente como dizes! A mim tocou-me um pouco o não me sair muita "areia", e isso e sorte.

Ao Gonçalo, por exemplo, houve uma jogada em que tirou 8 (?) fichas e para aí 6 (?) não tinham nada, e isso é azar. No entanto o azar e a sorte neste "ir buscar às escuras" pode ser "contabilizado/quantificado" em termos de probabilidades, na medida em que todos sabem quantas fichas com pontos ou items já sairam nas respectivas cores! Mas na verdade há sempre sorte à mistura.

dreamwithboardgames disse...

Lamento informar que cometemos um erro na última jogada do jogo.
Quando estamos em 1903 e os nossos marcadores de tempo estão perto da semana 52, só podemos gastar as semanas que vão desde o nosso marcador até a casa do trilho do tempo com o número 1. Ou seja se o nosso marcador estiver na casa 48 só podemos gastar 5 semanas (distância entre as casas 48 e 1).
Em suma, a última jogada que efectuamos e que alguns de nós aproveitou para gastar forte e feio não são válidas, o que significa que o resultado seria muito diferente do que foi. Ou seja com quase toda a certeza a vitória seria do Tiago ou minha… :)

Carlos Abrunhosa disse...

Pois só que isso nunca poderemos saber!Quem te garante que na minha última jogada não conseguia os mesmos pontos que consegui embora com menos fichas!? ;)

O que importa é que o jogo é muito interessante e que todos nos divertimos a jogá-los. Não achas? :)

dreamwithboardgames disse...

Claro que sim! :)

Mas fica a chamada de atenção para quem quiser jogar o jogo.