sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Oficina de jogos - Stage 0

A vida vai-nos levando para aqui e para ali, e é por essas veredas que vamos sendo mais ou menos interventivos, será também por essas "obras" que seremos mais ou menos recordados.

Por tantos casos que vou presenciando, de esforço e iniciativa, de alguns colegas de jogo, decidi, eu também, fazer alguma coisa pelo hobbie. Claro que não consigo formas de ir para a televisão falar de jogos (grande Mallgur!) nem fazer uma rubrica na rádio, mas procurei dar a conhecer os jogos que existem (uma amostra minúscula!) na biblioteca do agrupamento de escolas onde trabalho.


A responsável da biblioteca chama-se Noémia e ao falar com ela percebe-se muito facilmente porque é a responsável daquele espaço da escola...


Tendo consciencia que a biblioteca é também um espaço que deve proporcionar conteúdos lúdicos (ludoteca), sabe que esta é uma área de carência. Depois de trocarmos algumas ideias e de eu ter dado alguns exemplo de jogos, a Noémia lançou-me um desafio muito interessante. Realizar uma oficina de jogos na biblioteca, aberto a alunos e professores!


A ideia é aliciante e é muito provável que avance, mesmo atendendo à minha limitação em termos de horário!

Na passada quarta-feira decidi levar alguns jogos para mostrar e, se se proporcionasse, jogar!


Como sempre fui muito bem acolhido e acabei por jogar algumas coisa com a Noémia que me pareceu muito entusiasmada com a esperiência!


Com o tempo veremos o que conseguiremos fazer e, já agora, aproveito para vos pedir que deixem sugestões para eu concretrizar da melhor maneira esta iniciativa!

2 comentários:

Cacá disse...

Boa Carlos,

Eu estou querendo fazer a mesma coisa já que a tia da minha esposa também é professora, e como dá aula em escola pública, acho que seria muito proveitoso mostrar as crianças com menos acesso jogos que estimulem e ajudem no aprendizado delas...

A idéia da oficina de jogos também é sensacional, acho até que vocês poderiam trabalhar com algo na linha do Piecepack - http://www.piecepack.org/ - fazendo com que se criassem jogos à partir de um set pre determinado de componentes...

Fica a idéia e o apoio... Abraços do Brasil...

Carlos Abrunhosa disse...

Muito obrigado vou investigar mais sobre esse assunto!