terça-feira, 14 de outubro de 2008

Dominion em poucas palavras...

O texto que apresento a seguir é da autoria de Jay Tummelson da RioGrandeGames que aceitou que o publica-se em português! O nosso obrigado muito sincero, e também a Sofia Gravel da Filosofia que nos ajudou no encaminhamento do pedido de autorização. A ambos o nosso bem-haja.

O que é Dominion?


Dominion é um jogo de cartas para 2 a 4 jogadores do autor Donald X. Vaccarino. Uma partida desenrola-se numa série de turnos onde os jogadores compram cartas de uma reserva comum (baralho da reserva) tendo como objectivo construir um deck (conjunto de cartas que pertencem ao jogador) que lhe proporcionem o máximo de pontos de vitória.

Se já jogaram a jogos de cartas coleccionáveis (como por exemplo, Magic) aperceber-se-ão imediatamente das semelhanças. No entanto, o objectivo do jogo e o seu desenvolvimento são muito diferentes. Com efeito, uma partida de Dominion assemelha-se mais com a etapa que precede uma partida de Magic, isto é, a construção do deck.

Dominion, é um jogo com 500 cartas! Haverá cartas Tesouro, cartas Acção, cartas Vitória, cartas Maldição e outras cartas que facilitam a preparação.

As que vos serão mais úteis são: as cartas Tesouro, Vitória e Acção.

As cartas Tesouro representam o rendimento potencial que poderemos ter a cada turno. Encontram-se 3 tipos de cartas Tesouro: Cobre, Prata e Ouro. Estas cartas permitem obter 1 moeda, 2 moedas e 3 moedas respectivamente. Reencontram-se todas as cartas Tesouro a cada novo turno.

As cartas Vitória permitem ganhar o jogo pois dão pontos de vitória. No entanto, enquanto a partida não terminar, elas não dão nenhuma vantagem. Reencontram-se as cartas Vitória a cada novo turno.

Finalmente, as cartas Acção têm diferentes efeitos, como por exemplo: biscar cartas, comprar mais cartas, etc. As cartas Acção fazem de Dominion um jogo de variações múltiplas. Encontramos 25 cartas Acção diferentes e 10 exemplares de cada uma destas cartas. Contudo, não usamos todas as cartas em cada partida, escolhem-se apenas 10 cartas diferentes por partida.

Como se joga?

À partida, cada jogador recebe um deck inicial de 10 cartas (7 Cobres e 3 Dominion) que baralham. Todos biscam 5 cartas do seu deck respectivo.

Dominion desenrola-se em três A’s: Acção, Aquisição e Ajuste.

Acção: Se entre as suas 5 cartas, um jogador possui uma ou várias cartas Acção, pode jogar apenas uma. É possível aumentar este número com as diferentes cartas Acção.

Depois de um jogador realizar todas as suas acções, passa à fase seguinte: Aquisição.

Aquisição: Nesta fase, um jogador pode comprar uma carta do baralho da reserva. O custo de cada carta está indicado no canto inferior esquerdo da carta. Para comprar uma carta, o jogador coloca todas as suas cartas Tesouro à sua frente o que define o valor máximo da carta que ele pode comprar. Todas as cartas compradas são colocadas no baralho de descarte do jogador.

É possível aumentar o número de cartas que se podem comprar com a ajuda de diferentes cartas Acção.

Ajuste: Na terceira fase, todas as cartas do jogador jogadas neste turno, bem como as que tem na mão, são colocadas no seu baralho de descarte.

Seguidamente, bisca 5 novas cartas do seu deck. Se o seu deck não tiver cartas suficientes, baralha-o de forma a criar um novo deck.

O exemplo de um turno:

Marisa tem na sua mão as cartas seguintes:

Aquando da sua fase Acção, ela decide jogar a sua carta Mercado (Marché).

Esta carta permite-lhe:


-Biscar 1 carta
-Jogar uma carta Acção
-Comprar uma carta extra
-Ter mais uma moeda

Ela bisca uma carta do seu deck: sai-lhe outra carta Mercado (Marché). Como o Mercado deu-lhe uma acção suplementar, joga o seu novo Mercado. Desta vez, bisca uma carta Tesouro. A Marisa poderia ainda jogar uma acção mas como ela não tem mais cartas Acção, não o pode fazer. Prepara-se então para realizar a sua fase Aquisição.

Ela põe todas as cartas Tesouro sobre a mesa, ao lado das cartas Acção jogadas:


Fica com um total de 4 moedas, às quais acrescenta 2 moedas obtidas graças às duas cartas Mercado (Marché). Por conseguinte fica com 6 moedas que lhe proporcionam 3 compras (a sua compra básica, e as duas compras que provêm dos cartas Mercado (Marché)).

Decide comprar duas cartas Prata (que custam 3 moedas cada uma) e uma carta Cobre (custando 0 moedas). Coloca estas três cartas no seu baralho de descarte.

Como as suas compras estão terminadas, procede com a fase de Ajuste. Colocando no seu baralho de descarte todas as cartas que jogou neste turno (as cartas Mercado (Marché) e as cartas Tesouro) bem como os cartas que continuam na sua mão. Depois bisca 5 cartas para formar uma nova mão. E agora é a vez do jogador seguinte!

Aí está, em poucas palavras a explicação do que é Dominion. Como mencionei no início, o número de cartas Acção fazem que nenhuma partida se assemelhe. Alterar uma carta pode influenciar o valor de várias cartas.

8 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

talvez importe explicar que foi numa leitura do site Filosofia que encontrei este artigo. Gostei e traduzi-o. Entretanto contactei a Sofie Gravel da Filosofia que me informou a origem do texto - RioGrandeGames na pessoa de Jay Tummelson.
Contactei-o e prontamente aceitou que publica-se o artigo com a particularidade de informar os leitores da autoria do mesmo, e assim fiz...
De uma maneira geral Dominion agrada pela explicação breve e concisa e adivinha-se um jogo interessante com um toque de RftG, ou não...?

zorg disse...

É um dos mais aguardados, de entre os que vão sair em Essen este ano. Tem recebido muito boas críticas de gente que normalmente sabe o que está a falar... vamos ver! :)

Cacá disse...

Aqui no Brasil o pessoal tb está eufórico a espera dele... principalmente o povo que vem do Magic... hehehehheehe...

Abraços do Brasil...

Cacá disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
soledade disse...

Eu não sou muito fã de jogos de cartas mas acho que deste vou gostar. Acho a ideia interessante mesmo para quem nunca, como eu, jogou Magic. Fazer um baralho vencedor é um objectivo giro.

Bom trabalho nesta tradução.

PS

Carlos Abrunhosa disse...

@Soledade
Pois pelo que percebi se calhar, como não gostas muito de RftG, talvez venhas a não gostar muito deste também. Claro que é diferente mas deu-me ideia que também há o "síndrome" combo que tu não aprecias em RftG... ou se calhar não!
Agora fixe mesmo era vocês trazerem-me um exemplar para mim que depois eu pagava! LOL :P

@Zorg
Muito prazer em te "ler" por aqui! Aparece mais vezes, a tua opinião é sempre bem vinda!

@Caca
... eu consegui entrar no Spiel! Têm um artigo sobre a feira de Essen e sobre os jogos que lhes "enchem" mais o olho!

Cacá disse...

Fala Carlos... já tá tudo normalizado no Spiel... Essa ESSEN realmente tá de encher os olhos (e esvaziar os bolsos), pena (ou ainda bem) que é tão longe de nós brazucas... =)

Carlos Abrunhosa disse...

@Caca

... vou ser sincero, acho que é uma pena pois aposto que vocês irão adorar! Pessoalmente acho que ser gamer sem ir a Essen uma vez na vida é como ser Muçulmano e não ir a Meca!

Ainda não sei quando será a minha vez, mas acho que será quando eu for um verdadeiro gamer, para já sou apenas rookie! hehe

Abraços