quarta-feira, 25 de junho de 2008

New ladies, old games, big happy...!

Ontem foi noite de jogo, mas acabou por ser uma noite bem especial, tivemos convidadas especiais no grupo. A Filipa e a sua Tia Nanda. Por pena nossa o "velho grupo" ficou reduzido a mim e ao Tiago, pois o Carlos e o Gonçalo não poderam estar presentes.

O local escolhido acabou por ser a minha casa conforme estava estipulado, confesso que gostei imenso de ser anfitrião deste encontro tão "suigeneris", pois nunca tinha estado com nenhuma das convidadas, fez-me lembrar os encontros nacionais de boardgames em que participei.
Mas vamos ao que interessa, logo de início reparei que à porta não estavam 2 convidadas mas apenas uma, a tia da Filipa só iria chegar mais tarde por causa das suas responsabilidades maternais.

Feitas as apresentações (rápidas por sinal, queríamos era jogar) começamos por um jogo de Metropolys, versão light. A Filipa já tinha jogado com o Tiago e estava muito bem preparada, pois logo na sua estreia da noite, venceu-nos facilmente, acabando com 42 pontos, seguida do Tiago com 39 e por fim eu com 24. Como ainda estávamos reduzidos a 3 decidimos estrear o mesmo Metropolys, versão hard, onde os objectivos são um pouco mais exigentes, mas na nossa opinião tornam o jogo ainda mais divertido.


Ainda o jogo ia no início e os objectivos de cada um iam-se desvendando, vindo-se a confirmar no final, eu tinha em mão os edifícios amarelos e as ligações entre pontes, o Tiago, os edifícios castanhos e as "rotundas" , a Filipa ficou com os edifícios azuis e com as construções em linha. No final a vitória acabou por sorrir ao Tiago que teve do seu lado o último pormenor desta versão do jogo, os prémios de 5 pontos por cada bairro onde os seus edifícios sejam dominantes, quer em altura, quer em número, ele conseguiu dominar 3 bairros e eu apenas um, enquanto a Filipa não teve direito a nenhum. Com isto, os pontos ficaram assim distribuídos: Tiago 45, eu 32 e a Filipa desta vez com 24.
Após estas duas partidas não demorou muito a chegar a segunda cara nova da noite, a Nanda, tia da Filipa. Jovem senhora muito simpática por sinal, com uma boa disposição e vontade de jogar incomparáveis, sempre pronta a conhecer um jogo novo, como a gente gosta...!
Para iniciar o périplo a 4 o eleito foi uma surpresa agradável que já não vinha à mesa a alguns meses, o Kiniziano "Modern art".
















Após uma explicação rápida das regras encarnamos nos melhores representantes de arte do mundo, tentando colocar na prática a lei base da economia, comprar barato para vender caro cada quadro que tínhamos em mão.
O jogo foi muito divertido, deu para rir imenso com as licitações do Tiago (adorava licitar por 11, 33, 111...), as convidadas encarnaram na perfeição as personagens de mercadoras e no final deu para repara que o Tiago perdeu-se um pouco, pois começou a comprar as suas próprias cartas por valores exurbitantes, desconfiei mas continuei o jogo, no final notei que ele ficou reduzido apenas a $21. Pois é, ele tinha-se esquecido que apenas os quadros pontuados nos 3 melhores lugares é que são vendidos, ora o castanho já ia em $80 cada um, ele como tinha 2 pensava que ia ficar com +$160, mas não...!
Eu dediquei-me mais às vendas que às compras e no final acabei em 1º com $558, em segundo a Filipa com $355, de seguida a Nanda com $310 e em último o Tiago com $21.

















Para terminar ainda houve tempo para uma ronda e No Thanks, aqui foi a vez da Nanda se estrear nas vitórias acabando o jogo com apenas 20 pontos, a Filipa com 29, o Tiago com 69 e eu em último com 91, pois fiquei cedo sem dinheiro e tive de ficar com 3 cartas muito altas que até davam jeito ao Tiago mas ele estava a seguir a mim...


Foi uma noite muito bem passada, caras novas, jogos que já não vinham à mesa há muito tempo, tudo muito bom. Fiquei muito contente por ter conhecido a Filipa e a Nanda pessoalmente e sei que iremos jogar mais jogos juntos,obrigado a ambas... Este grupo está crescer e é sempre bom saber que o nosso hobbie tem mais adeptos aqui por terras do moliceiro.
Quem for de cá da zona já sabe, tome a Filipa e a Nanda como exemplo e apareça, não fazemos grandes cerimónias nem longos questionários sobre a vossa vida, queremos parceiros para jogar e dar-vos a conhecer este fascinante hobbie.


9 comentários:

Anónimo disse...

O serão não podia estar melhor comentado! =)
É verdade, gostei imenso e estou ansiosa por repetir!
Já recebi os meus jogos novos hoje, pelo que para a próxima vez já os levo.
Fico a aguardar que os exames acabem e depois entro logo em contacto com voces para um novo encontro, entretanto vou vendo por aqui o que se vai passando.
Obg!**

P.S. Eu n era para aparecer na foto, tou a fazer uma careta feia! =P

Filipa

Carlos Abrunhosa disse...

É com muito orgulho que vejo o grupo de Aveiro a crescer se contabilizarmos com o João, que se retirou para uma temporada de paternidade já somos 7! Qualquer dia já se justifica a criação de um clube de jogo...hehe!
Ontem ainda tive oportunidade de conhecer a Filipa e a tia Nanda. Como já desconfiava a Filipa é uma cachopa simpática e muito "engagée" no espírito do hobbie!
Parabéns pela vossa visita, agora tem de ser para repetir mais vezes!
Abraços lúdicos
Carlos Abrunhosa

soledade disse...

Força. E para quando um bi-lateral Leiria Aveiro hã? Temos de combinar isso. Vocês vêm cá abaixo. Temos espaço para 4/5. É um carro cheio! :)

Carlos Abrunhosa disse...

Isso é que era! :)
O sonho comanda a vida, e essa ideia nem é assim um sonho tão difícil de concretizar.
Vamos lá ver se combinamos alguma coisinha... E que tal se fossemos nós os anfitriões? Também conseguimos espaços para acolher vários elementos só é preciso antecedência para a logistica da coisa.
Não percebi se a tua ideia prevê que fiquemos de um dia para o outro, mas essa hipótese para mim é mais complicada em comparação com a hipótese 10h - 22h (ou coisa parecida!)
Não vou deixar cair esta ideia!!! ;)
Abraço

Cacá disse...

Grande Carlos... fale mais sobre o Metroplys, é bom jogo ou apenas mais um pra cair na prateleira???

abraços do Brasil...

Carlos Abrunhosa disse...

Olá Cacá!

O Metropolys é um jogo muito bonito com um tabuleiro que gera controvérsia! Ele é um dois em um, isto é, o Pauchon, que também criou o Yspahan, define o Metro como uma caixa com dois jogos: o familiar, que é muito fácil de jogar e um para jogadores, em que o factor estratégia é mais vincado. Eu só o joguei na versão familiar e para ser sincero fiquei meio desiludido com o jogo, pois Yspahan é a minha referência de Pauchon, e esse é bestialmente viciante. O Jorge jogou o Metropolys na 3ª feira na versão expert e diz coisas muito boas à cerca do jogo por isso é sinal de que é bom. O Jorge jogou na 3ª feira e diz que gostou muito mais desta vertente mais hard!
Em relação a ser de colocar na prateleira ou não é como todos os jogos, mais tarde ou mais cedo uma caixa deixa de ser usada a diferença entre os jogos é quanto tempo aguentam até irem lá parar. Para mim Metroplys é bom mas podes comprar coisas melhores com o preço dele.
Quando jogar a versão expert pode ser que mude de opinião!

Jorge Teixeira disse...

@Cacá!

Para mim o Metropolys é um jogo muito interessante, é rápido +-30min, é divertido e muito fácil de jogar, o que o torna um jogo ideal para non gamers.
Não podes compará-lo com os pesos pesados, pois ele é para quebrar o gelo numa noite em família, de preferência para introduzir outro tipo de jogos mais complexos.
Como o Carlos disse, a versão familiar é mais simples, mais rápida, mas também bastante divertida. A versão expert é mais exigente, mas nada que toda a família não possa jogar, principalmente depois de 2 ou 3 partidas da versão light. Esta versão expert vem dar ao jogo mais alguma estratégia, pois não ficas confinado aos objectivos simples e aos bónus, tendo de te preocupar com objectivos mais interessantes, com as cores dos bairros e com o domínio das tuas torres nos diferentes bairros, embora todas estas preocupações sejam muito fáceis de gerir ao longo do jogo.
Em suma achei este Metropolys bastante completo, é como o Carlos disse, 2 em 1, e um aspecto que para mim conta bastante são os componentes, aquelas torres todos, no final dá um look único ao jogo, fica espectacular, como podes ver nas fotos.
Penso que é um jogo a ter em casa, principalmente para aqueles dias em que tens visitas que desconhecem este hobbie, ou então para abrir o apetite a jogos mais complexos.

Abraços


Como o Carlos disse eu na 3ª feira joguei a versão expert do Metropolys e gostei mais que a familiar.

Jorge Teixeira disse...

Ps: esta frase depois dos abraços não faz sentido, esqueci-me de apagá-la durante o comentário, pois disse o mesmo em cima por outras palavras...

Sorry!

Cacá disse...

Carlos e Jorge obrigado pelas explicações, fiquei mais interessado no jogo, gosto desses que chegam nas mesas mais experientes quanto nas iniciantes(e eu tenho gostado bastante das coisas da Ystari)...

Abraços do Brasil...