terça-feira, 17 de junho de 2008

Kubb - um jogo outdoor para curtir a natureza

A história do Kubb está envolta em mistério, e existem diversas teorias sobre as origens do jogo. A maior parte destas concordam que o Kubb evoluiu na Escandinávia, e tem mais de 1000 anos de idade, terá surgido como uma forma dos Vikings passarem os seus longos Verões. É sugerido que ocasionalmente, se pode ter desenvolvido no Norte da França, mas vendo como os Normandos vieram originalmente da Escandinávia, a fonte era provavelmente a mesma. Foi sugerido (por fontes não muito confiáveis), que a versão Kubb jogada hoje em dia evoluiu de uma versão em que os Vikings usavam os crânios e os ossos da coxa das suas vítimas de estupro e de pilhagem. Então, com a evolução das mentalidades esta prática passou a ser politicamente incorrecta, e portanto, os Vikings começaram a usar blocos de madeira.

O mais provável e ligeiramente menos horrível (mas muito menos interessante!) é a teoria de que o Kubb começou por ser um jogo jogado com as sobras da madeira proveniente do corte de lenha proveniente das extensas e gélidas florestas nórdicas. Esta ideia é apoiada no facto do termo "Kubb", em sueco, significar bloco de madeira.

Uma terceira e menos conhecida teoria é proposta pelos ilustres investigadores da Universidade de Edimburgo. Eles sugerem que:

"Em 1613, o Kubb foi inventado pelo então, Rei da Suécia - Gustav Viksrom III. Usado na Suécia, toda a Escandinávia e ultimamente também no norte da Europa, o Kubb era uma forma de resolução de conflitos. Os anciãos de cada tribo / clã formavam uma equipa de 2-4 jogadores e jogavam à "melhor-de-3". Depois disso, todos aqueles que perdessem, perdiam os seus animais, enquanto as suas famílias e simpatizantes seriam massacrados (aí está uma nova teoria não menos interessante que a primeira!).


6 comentários:

Gonçalo disse...

Olá!
Obrigado Carlos pelas tuas contribuições...honra te seja feita porque és o grande dinamizador do JogoEu.
Abraço
Gonçalo

P.S.: Com o entusiasmo da descrição das origens históricas do jogo não chegaste a dizer como é que ele se joga...quem sabe num próximo artigo ;)

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado Gonçalo pelo "grande dinamizador" mas não precisavas de tanto, só escrevo porque gosto realmente de "dar" aos nossos visitantes regulares (não tarda estamos nos 9000!!!) informações novas todos os dias (quando é possível) e interessantes (o meu problema maior é este, raramente tenho coisas interessantes para dizer, hehe).
Quanto às regras - tenho intenções de editar este artigo em breve para juntar o que falta porque ontem o adiantado da hora aconselhou-me à prudência de me deitar! lol

Até logo...

Irmgard (Medi) disse...

gostaria de comprar o jogo KUBB em São paulo/Brasil. ë possível? onde?
Obrigada
Irmgard

Carlos Abrunhosa disse...

Infelizmente no Brasil não sei onde pode procurar.
Pesquise no blog Eaitemjogo.blogspot.com

Jason disse...

Oi a todos estamos lançando o Kubb no Brasil que chama D King, o site ficou muito legal www.dkatchgames.com.br , para quem e amante do jogo como eu, agora no Brasil, entre no site e confira!

Jason
jason@dkatchgames.com.br

P.S. Que tal marcarmos um campeonato?

Unknown disse...

Irmgard,
A partir da descrição do formato e tamanho das peças, qualquer marceneiro consegue produzir um jogo em poucos minutos.

Eis as medidas e regras do jogo:

Kubb é um velho jogo da Suécia, onde o objetivo é derrubar blocos de madeira, atirando paus para eles. Qualquer número de pessoas podem jogar kubb, mas normalmente os jogos são entre duas equipes de dois e três pessoas cada.
Material: - 01 "Rei" (um bloco maior, com 30 x 9 cm geralmente adornado com um entalhe em forma de coroa)
- 10 Kubbs (blocos de madeira retangulares com 15 x 7 cm)
- 06 bastões (cilindros de madeira com 40 cm de comprimento e 4 cm de diâmetro)
- 04 estacas (para demarcação dos cantos da área de jogo).
Preparação: - A área de jogo tem, geralmente 5 x 8 m e é delimitada pelas 4 estacas. Nenhuma outra marcação é feita. O lado menor, de cada lado, é chamado de linha de base.
- O Rei é colocado no meio do retângulo formado pelas estacas, exatamente ao centro, tanto na largura como comprimento.
- Os Kubbs são colocados na linha de base (5 em cada) de forma eqüidistante sobre sua face quadrada (assim como o Rei).
Regras: - Joga-se Kubb em duas equipes com qualquer número de jogadores. Cada equipe é dona de uma linha de base e da área que vai desta até o Rei.
- Os bastões (kastpinnar) devem ser lançados de baixo para cima e devem estar perpendiculares ao solo (lançar os bastões em rotação é proibido). Já os Kubbar (plural de Kubb) devem ser lançados também de baixo para cima mas podendo girar no ar, se o jogador quiser.
O jogo:
O jogo acontece por turnos. Ao começar, a equipe A lança os kastpinnar de sua linha de base com o objetivo de atingir os kubbar na linha de base adversária. Os jogadores da equipe B devem então lançar os kubbar derrubados para a área (kubbar de campo) da equipe A. Após o lançamento, eles são colocados "em pé" por sua base quadrada no local onde ficaram.
A equipe B realizará a mesma sequência de lançamentos.
Após este momento, a equipe da vez deverá derrubar primeiro os kubbar de campo antes dos kubbar da linha de base, mas podendo realizar os lançamentos de qualquer ponto atrás dos kubbar de campo que se encontram em seu campo.
Quando uma equipe derruba todos os kubbar da equipe adversária, pode derrubar o Rei, realizando o lançamento a partir de sua linha de base.
A equipe que derruba o Rei é a vencedora... Porém, a qualquer momento, se o Rei é derrubado antes de qualquer Kubb, a equipe perde o jogo.
Há um vídeo no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=D0TjQqfbTt8) chamado "Como jogar Kubb".