terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Prepare for warp 5...

Era uma vez, numa galáxia remota...

Um jogo de mapa e de desenvolvimento extremamente inteligente, apaixonante pelos seus mecanismos e pelas suas inúmeras possibilidades; vasto e variado como os mundos que povoam o nosso bonito universo.

Este jogo, inspirado em San Juan - a versão de cartas do famoso Puerto Rico - propõe aos jogadores que governem o destino de um império galáctico desde a sua fundação até ao seu apogeu, e que controlem as grandes linhas do seu desenvolvimento. Como o seu antecessor, trata-se de um bom jogo de gestão mas onde o tema dá um salto de vários milhares de anos em frente, abandonando a grande época da colonização e o calor das Caraíbas pela exploração espacial e a imensidão desconhecida do espaço sideral.

O jogo usa várias “inovações” trazidas das obras de ficção científica que dão uma agradável sensação de envolvimento do mundo espacial que se vive durante o jogo. A grande riqueza do ponto de vista temático não é surpreendente, dada a amplitude do assunto tratado. O jogo baseia-se inteiramente num sistema de gestão e selecção de mapas (Card driven) que retoma e mistura com brio um sistema de escolhas de acções e papéis de Puerto Rico e um sistema de combinação de poderes (combo) que fez o sucesso de Magic.

A primeira parte do jogo pode parecer complexa porque o número de poderes e possibilidades oferecidas pelos mapas é bastante desconcertante. Um bom sistema de ícones permite rapidamente reencontrar-se e passa-se menos tempos a analisar os mapas durante as partes seguintes. Um sistema bem concebido que se aprende rapidamente mas que pode tender a ser rejeitado aquando da primeira parte. Ponto forte deste jogo é o desejo que ele dá aos jogadores de delinear estratégias para tentar conquistar novos mundos, novas abordagens, novos poderes...

Race for the Galaxy é o tipo de jogo que não brilha por um sistema, um ambiente, ou uma estratégia específica mas por uma riqueza de escolhas que se renova à medida que se joga uma nova partida. O seu ponto fraco talvez resida na falta de interacção directa entre os jogadores. Não permitindo atacar, seduzir ou surpreender o adversário com um golpe mais ou menos inesperado!

Com efeito, o jogo recorda levemente o excelente Settlers of Catan: jogo de mapa, desenvolvimento, escolhas importantes, estratégias múltiplas: Os colonos propõem uma mesma riqueza de conteúdo mas Race for the Galaxy surpreende pela intensidade das suas partes. Se o primeiro fosse uma corrida de fundo, o segundo dá antes a impressão de ser um sprint. As partes de Race for the Galaxy embalam-se rapidamente e os frutos de uma estratégia amadurecida devem ser consumidos rapidamente sob pena de se ver a derrota ocorrer abruptamente. O jogo merece por conseguinte uma reflexão ponderada de cada momento e a necessidade efectiva de calibrar cada acção, porque cada turno conta realmente.

Rapidez das partes, riqueza das escolhas, intensidade dos mecanismos e desafios incessantemente renovados, qualquer destes elementos contribuem para tornar o jogo terrivelmente aditivo.

Bip…over!

3 comentários:

Costa disse...

Quero experimentar este jogo. Levem-no à LeiriaCon :P

Carlos Abrunhosa disse...

Infelizmente esta review é apenas um conjunto de pesquisas e compilações de vários artigos que vou lendo na net para me inteirar dos jogos que me chamam mais a atenção, no entanto não o adquiri. No caso do Ano do Dragão, que também ainda não comprei e do qual fiz o mesmo trabalho de pesquisa e tradução, já o tenho reservado e lá para Fevereiro já cá morará, mas esse já vocês têm!
É assim, infelizmente não havendo uma grande ludoteca por perto, fica difícil experimentar tudo o que se deseja. Vou lendo, traduzindo e organizando textos sobre os que mais gosto e assim sempre me vou inteirando mais sobre as possíveis compras.
Com este trabalho espero estar também a contribuir para que todos aqueles que visitam o JogoEu, apareçam mais vezes e ususfruam das nossas opiniões!
Um abraço Costa e até LeiraCon

soledade disse...

Subscrevo o Costa. Quero experimentar isto.