sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

46º é injusto...

Aí está um jogo cujas regras têm um ar muito mais complexo mas que na realidade nem por isso!A explicação sendo feito por alguém que já o tenha jogado é mais rápida (La Palice) e clara (La Palice II).

Trata-se de um jogo de gestão e optimização de recursos. Diversas províncias do antigo Egipto são postas à venda em leilão, com uma dinâmica muito Kniziana, a oferta superior sai vitoriosa. Os leilões Amun-Re têm a peculiaridade de permitirem sempre a contra oferta, o que não fecha de imediato as possibilidades de obtermos o que queremos, haja dinheiro!

Da compra das províncias advêm vantagens - os recursos, quer os recursos renováveis, quer os pontos de vitória.

O jogo comporta cartas de poder, escondidas, tiradas à sorte: o que traz ao jogo um elemento aleatório cuja importancia não deve ser negligenciável, como no excelente "Goa". Embora para os mais purista se possa lamentar esta ligeira aleatoriamente, ganha-se em fluidez de jogos pela disseminação da "paralisia analítica" (expressão que me encanta deveras tal é a sua profundidade e a notoriedade que angaria para o reviewer que a utiliza!) - o facto de jogadores “contabilistas” em excesso estarem uma eternidade a analisar as enésimas variáveis possíveis.

O jogo não é muito abstracto e o tema lá vai aparecendo, ao contrário do que acontece habitualmente com os tabuleiros de Knizia. O tipo de material encontrado na caixa é o previsível, quando falamos da Hans Im Glück, bastante sóbria (à boa maneira alemã) mas bonito (por vezes estes são conceitos pouco interligáveis), bem acabado e funcional.

Para concluir, podemos afirmar que este jogo não é para toda a família, nem para jogadores ocasionais, mas continua a ser, mesmo assim, muito acessível. É um puro "Knizia" que não obteve a notoriedade que merece, e que tem o seu lugar ao lado das outras pérolas deste autor sem qualquer tipo de favorecimento. Se a antiguidade ou a gestão despertam em si um tremor na barriga ou um incontrolável desejo de jogar, Amun-Re é simplesmente indispensável.

0 comentários: