terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mais uma feijoada!

Beneficiando do sucesso estrondoso de Bohnanza, a editora alemã Amigo produziu um grande número de outros jogos no formato cartas dedicado ao tema – Feijões! Todavia, este Nicht die Bohne não tem qualquer tipo de semelhança com o seu congénere, a não ser as personagens… feijões!

Nicht die Bohne foi o primeiro jogo que tive oportunidade de jogar na última edição do LeiriaCon´08, apresentado pelo nosso caríssimo Vasco. Trata-se de um jogo de escolha/recolha de cartas que apresenta várias originalidades. Em primeiro lugar a dinâmica da escolha e recolha de cartas é extremamente original, sendo que cada jogador fica sempre com uma carta dos parceiros de jogo, enquanto que as suas nunca serão suas, servem apenas como “isco” para atrair as boas cartas dos outros… ou não!
Então é assim: o primeiro jogador escolhe uma das suas cartas e coloca-a na mesa com a face visível, entretanto todos os outros escolhem uma carta para oferecer e colocam-na na mesa com a face oculta, quando todas as cartas forem jogadas, são viradas com a face visível; de seguida o primeiro jogador escolhe a que mais lhe convém, o dono dessa carta escolhe de seguida entre as cartas restantes, e assim sucessivamente até o último ficar com a carta do primeiro, tornando-se o primeiro a jogar carta na ronda seguinte.

O objectivo é constituir colecções de feijões, tendo em conta que há certas cartas que têm efeitos multiplicadores ou inversores para as restantes cartas já coleccionadas. Muito original... a adquirir com alguma urgência!

1 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Nicht die Bohne! na Philibert por 6,90€ + 8€ (!?) de portes.