sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mercadorias e mercados à la Knizia!

Um jogo Reiner Knizia é sempre um acontecimento, e entre nós também o é, claro! O Dr. dos jogos trata-nos sempre com muito cuidado e nunca nos deixa ao Deus dará, ainda que às vezes os seus remédios não sejam do mais fácil de tomar!. Este novo remédio de Knizia, com um nome quase indecifrável, parece ser digno do rótulo de eficaz e fácil de tomar. As regras parecem simples e de efeito muito rápido no alívio de sintomas de prostração e tédio em que ficam alguns dos nossos dias sem tempo para uma partidinha disto ou daquilo!


Este novo jogo de Knizia, baseia-se em cartas, e parece ser muito bom e fácil de jogar (embora nem tanto de dominar!). É necessário a todos os instantes calcular aquilo que os nossos adversários fazem e procurar beneficiar com os seus bons negócios, transaccionando as nossas mercadorias com mais valias acrescidas. Com efeito, o mercado (6 cartas visíveis) determina o que as nossas embarcações nos trarão e aos outros também. Por conseguinte, as escolhas a fazer, alterar o carregamento das vossas embarcações, comprar cartas especiais ou influenciar o mercado para vender, são um eterno dilema. Como ganhar muito sem estar a dar aos outros?


Além disso, não há cartas especiais para todos e, assim sendo, a sua escolha é ainda mais canibalesca entre todos.


Por último, é necessário não esquecer de observar as cores que vão passando pelo mercado porque o número de cartas de cada cor é limitado e por conseguinte o valor destas vai caindo progressivamente durante a partida. Observação é a palavra chave neste jogo!


Já devem ter percebido que estamos em presença de um jogo com regras simples mas com muitos dilemas a cada turno. Ou como aproveitar os turnos dos outros sem lhes dar algo durante o nosso. É este o resumo e a filosofia a aplicar neste jogo.


Sai pelas mãos da Pegasus Spiele e é para 2 a 4 jogadores; dura cerca de 15 a 30 minutinhos de tempo bem passado! Para informações hipertransportem-se para aqui! Boas partidas.

0 comentários: