sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ontem foi Caylus

Depois de um pequeno precalço (o Jorge não pode aparecer porque estava a chover), acabámos a jogar Caylus a três (a Sílvia substituiu o Jorge!) O Shogun terá de ficar para outra quinta-feira!
Embora seja reconhecido que o meu nível de Caylus deixa algo a desejar, sobretudo vitórias, não quis perder a oportunidade de "aprender" alguma coisinha com dois vencedores natos do famoso título da Ystari Games. O que mais me impressiona em Caylus é que eu adoro toda a mecânica do jogo, mas infelizmente não sou capaz de a abarcar completamente. Mas ontem as coisas até nem me correram mal. Fui conseguindo manter-me perto dos meus adversários no scoring track e fui obtendo alguns favores reais, não deixando nunca de ajudar a construir o castelo (no final do jogo o Gonçalo não conseguiu construir a casa que lhe daria mais um favor real, só porque já não havia espaço para mais casas!!! Foi uma verdadeira corrida ao castelo este jogo.)


Um momento chave do jogo foi quando a Sílvia me alertou que deveria atrasar o 1º scoring para assim poder construir no castelo e não perder pontos por não ajudar na sua construção (obrigado Sílvia!), outro, foi quase no final quando o Gonçalo, usando a vantagem da casa de avançar/recuar Provost me pôs out, cortando a possibilidade de construir um edifíco azul e assim fazer uns pontinhos extra. Confesso que com a jogada do Gonçalo, legítima para quem quer vencer, me fui abaixo e pensei que tinha mesmo acabado para mim. Mas no final, e como não usei o ouro e a pedra que tinha armazenado para construir o edifício azul, acabei por ter recursos suficientes para construir 5 casas no castelo e assim avançar 15 casas no scoring track, conseguindo ainda 2 favores reais que me deram 6 moedas e 5 pontos. Enfim ainda consegui acabar com 95 pontos (!) no 3º lugar a 20 pontos do Gonçalo que ficou em primeiro lugar (115 pontos) e a 12 pontos da Sílvia que ficou em 2º lugar (107 pontos).


Continuo sem conseguir ganhar mas pelo menos consegui jogar com mais noção daquilo que estava a fazer. Gosto do jogo mas infelizmente é daqueles que dificilmente serei muito competitivo (pode ser que não, ainda hei-de aprender mais qualquer coisita!)



Fiquem bem e até breve!

10 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Desde já peço desculpa pelo meu "cortanço". Sei que não tenho desculpas válidas, mas confesso que o meu comodismo superou a vontade de jogar... é assim, sou um fraco!

Confesso que o facto de ter a barriguinha cheia do fim de semana também influenciou, a fome de jogar é um factor crucial para este vício.

Fico triste em saber que não jogaram Shogum por minha causa, desculpem...

Quanto ao Caylus, é aquele grande jogo, mas um dos poucos que não venci na estreia, esteve quase mas não consegui...
Nem na estreia nem nunca, por isso Carlos, não estás sozinho...!
Estou enganado ou o Gonçalo ganhou os jogos todos de Caylus que jogámos? Pelo menos aqueles em que eu joguei ele ganhou sempre, penso eu... Por isso temos alvo abater!

Abraços e desculpem

Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Desculpas aceites! MAs atenção que não haja segunda!

Quanto à pergunta... a resposta é... Sim!

O gajo é duro para catano, mas há mais marés que marinheiros!!! Foi grande jogo ontem. No fim ficámos com a sensação que o Gonçalo já ganhou jogos de CAylus com menos ponto do que eu ontem, que fiquei em 3º lugar. Foi mesmo brutal!

Inté.

Costa disse...

É de facto um jogo do catano e jogado a 3 é como ele funciona melhor. Para mim continua a ser o meu preferido. Viva Caylus!

soledade disse...

Eu sou o gajo que não gosta de Caylus. Pronto.

Quanto ao encontro de Leiria o almoço não é obrigatório, ou seja, não funciona como pagamento de 11 euros. A ideia é: quem quiser vir almoçar tem de avisar e quantas pessoas são para eu marcar no restaurante. O resto é só aparecer e é tudo à borla!

Marquem as presenças no almoço aqui:http://www.abreojogo.com/node/4381#new
e vão vendo as actualizações sff.

Abraços
Paulo

Gonçalo disse...

Foi de facto uma magnífica jogatana. De certeza que deixámos o rei muito contente com o nosso esforço e dedicação para com o desenvolvimento do castelo de Caylus. :)
E Carlos, não me parece que o jogo te vá continuar a ultrapassar...a tua performance foi excelente!

Amigo Jorge, estás perdoado! Mas que não se volte a repetir...sabes bem que fazes falta :)
Já agora esta 5ª feira é em casa de quem?

Apenas um último apontamento para desejar um excelente ano a todos e agradecer as participações de todos no nosso blog.

Abraços,
Gonçalo

Jorge Teixeira disse...

Sinto-me perdoado!

Quinta-feira é em minha casa, para jogar parece-me unânime... Shogum. É desta...

Quanto à LeiriaCon? Almoço para 3? Por mim, estamos lá, teremos de regressar mais cedo, mas sempre dá para cumbiber...

Abraços

Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Se fores tu e a Sara, seremos três, caso contrário seremos só 2 porque o Gonçalo vai para os EUA com a Sílvia!

Vê lá isso e depois vai ao abreojogo e deixa lá a nossa inscrição.

Em tua casa esta quinta-feira para uma partidinha de Shogun!

Carlos Abrunhosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Teixeira disse...

Não tive acesso a essa informação, mas sendo assim acho que só vamos mesmo 2, a não ser que convençamos as nossas caras metade a fazerem-nos companhia... A minha é leitora assídua do JogoEu, por isso pode ser que a convença daqui. Faz o mesmo com a tua...!

Para ti Sara!

Amor! Sei que gostas muito de mim, que não vives sem mim, por isso se for verdade o que me andas a dizer estes anos todos não me deixes ir a Leiria sem ti...
Mas também sei que não perdes uma boa partidinha de Bonanza ou Ticket to Ride e os nossos amigos de Leiria já me disseram que esses jogos vão estar na mesa e falta sempre alguém para os jogar, por isso ficaria muito feliz se nos acompanhasses nesta aventura....eheheh

Acho que para começo não está mal, agora resta-me fazer outros tipos de abordagem, outras tácticas de persuasão... vocês sabem...!

Bem Carlos, sei que a tua tarefa também não é fácil mas não custa tentar e depois de uma estar do nosso lado a outra fica mais vulnerável...!eheheheh

Abraços!

Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Hehe

pois mas o problema é que eu tenho de convencer duas!

Agora mais a sério! Acho muito sinceramente que a Isabel não vai. Sabado é dia de dança da Bia e não me parece que andar com a Bia atrás de nós seja muito boa ideia!

Sorry! Mesmo assim vou conversar com elas.