quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

LeiriaCon 08 - Crónica de um dia bem passado!

No passado sábado, dia 26 de Janeiro, o nosso grupo fez-se representar na Convenção de Boardgamers em Leiria com dois elementos, eu e o Carlos, uma vez que o Gonçalo estava para os States.
O dia correu muito bem, a organização está de parabéns, tudo correu pelo melhor, saímos de lá com imensa vontade de organizar uma AveiroCon ainda este ano, pois o pessoal não é muito esquisito, só precisa de mesas, cadeiras e que os deixem jogar, jogar até caírem para o lado.
Foi muito bom poder conhecer as pessoas por detrás dos nicks, pessoas que vieram de todo o nosso Portugal, ficaria muito feliz se os podessemos receber cá em Aveiro. A surpresa para mim foram os presentes do Mac para os nossos amigos de Leiria, um tabuleiro com o mapa de Lisboa adaptado ao Hamburgum, ficaram todos babados, quem é que não ficava... Eu não conhecia o Homem e gostei muito de lhe poder comprar o Imperial a ele, bem mais barato e ainda por cima com direito a autografo e foto...Foi mesmo um dia em cheio, deu para conhecer novos jogos, experimentar outros tantos e ainda para fazer duas aquisições para a nossa biblioteca: Imperial e Hamburgum (Carlos). Como podem ver na foto em baixo, o dia começou com um jogo que eu não sei o nome, mas que é muito divertido, temos apenas que pôr em prática o jogo da "carica" que tanto jogámos na nossa infância e tirar as peças do adversário do tabuleiro ao mesmo tempo que colocamos as nossas mais perto do centro possivel.
Passámos para um Nicht die Bohne que o Carlos já apresentou no post de baixo, muito divertido e fácil de jogar, depois segui-se um Condottiere com os nossos amigos de Abrantes António e João, a Beatriz o Nuno e o Pedro, estes dois do Porto. Nesta mesa ainda jogámos uma partidinha de Tsuru antes de eu e o Carlos irmos aprender Roma com a ajuda do nosso coach Costa, obrigado Costa. Foi muito rápido porque a hora do almoço estava a chegar mas deu para conhecer a dinâmica do jogo. Não achámos nada de extraordinário mas devido às circunstâncias prometemos não o abandonar de vez.
Nicht die Bohne ensinado pelo Vasco

Os amigos António e João de Abrantes durante a partida de Tsuru

Depois de almoço fomos jogar uma partidinha de Ano do Dragão, mais uma vez muito bem explicado pelo Costa, mas tivemos de o interromper para ir jogar wings of war, o que não correu muito bem, pois estava muita gente para um espaço tão pequeno, mas valeu a experiência. De seguida jogámos "King of Siam" mais uma vez com a grande ajuda do Costa. Este jogo pareceu-nos muito interessante, com uma dinâmica muito diferente dos outros, onde a nossa estratégia não pode ser delineada por antecipação, pois o rumo do jogo pode dar muitas voltas e só no fim é que nos apercebemos do que aconteceu, é muito "marado", como dizia o nosso amigo Vasco.

Quando nos estávamos a despedir do pessoal passámos por uma mesa, onde estava o Vasco a jogar o "Coiote", um jogo que nenhum de nós os dois conhecia e que nos parece essencial numa família com non gamers. Algo muito diferente daquilo que tínhamos visto até então mas que nos parece muito divertido, como podem ver na foto os jogadores colocam uma fita na cabeça à ninja onde colocam cartas que só os outros podem ver, essas cartas têm números, ou operações (-1, x2, etc) e o objectivo é acertar no resultado total adivinhando o valor da nossa carta, quem errar leva um coiote na fita (em sinal de ter perdido uma vida). Muito divertido, este é um daqueles que tem de fazer parte rápidamente da nossa biblioteca...!
Coiote

Wings of war

E foi assim o nosso dia em Leiria, barriguinha bem cheia, de muitos jogos, muitos amigos novos e muito "arroz de pato".
O António de Abrantes disse que ia organizar uma AbrantesCon, se assim for podem contar connosco e desta vez talvez já iremos os três.
Como dizia numa montra do centro comercial onde almoçamos...
"Já sentimos a vossa falta!"
Abraços e Parabéns à organização da LeiriaCon08

10 comentários:

Gabriel disse...

Eu apoio a ideia de uma AveiroCon.

Carlos Abrunhosa disse...

Antes de mais um forte abraço. Quanto ao AveiroCon(?!)vamos lá ver se avança, eu acho que as coisas ainda são muito de coração e pouco de razão! Sabes que uma organização deste género tem de ser bem pensada!

Mas é bem possível que se faça, pois querer é poder!

Lembrei-me de te convidar para vires até Aveiro um dia destes para jogar connosco, o que achas da ideia!

Diz qualquer coisa.

Abraço
Carlos

Gabriel disse...

Qualquer ajuntamento para jogar é boa ideia apesar de Aveiro não estar tão perto quanto isso(~30km).

Não pude deixar de reparar que este blog faz publicidade à planetongames, sabem como é que eles fazem as entregas? Eles dizem ser pela Tourline express, mas depois passam para os CTT ou é mesmo esta empresa que nos faz a entrega em casa?

Abraço.

Flotsi disse...

Excelente crónica.
O jogo é o Crokinole.
Obrigado pelo convívio, boleia e partilha.

Pedro G
Zenão

Costa disse...

Boa session report. É como vocês dizem, foi um dia recheado de convívio e jogos. Para o ano há mais e contamos com vocês. Quantos às outras cons, venham elas :)

Gonçalo disse...

Que bela crónica amigo Jorge. Gostei muito de ler sobre o convívio e as experiências com jogos que tiveram em terras de D.Diniz (e espero um "relatório" ainda mais completo quando estiverermos juntos) ;). Parece-me que jogaram alguns jogos bem divertidos..que terão de fazer parte da nossa ludoteca rapidamente! :)
Gostei também de saber da tua aquisição e da do Carlos, estou ansioso por experimentar.

De facto ao ler a crónico fico mesmo com pena de não termos podido ir (eu e a Sílvia). Mas outras oportunidades surgirão..enquanto oportunidades para ir aos estados unidos, nem por isso! hehehe

Gonçalo

soledade disse...

Obrigado pelas vossas presenças. As pessoas é que fazem as coisas resultar e, neste caso, vocês foram 5 estrelas.
Uma AveiroCon é sempre uma boa ideia. Dá trabalho mas, com carolice, tudo se faz.
A pretexto de jogos ou de outra coisa qualquer (arroz de pato por exemplo) até à próxima. :)

Paulo

Carlos Abrunhosa disse...

@Gabriel

Olha Gabriel a Planeton usa a Tourline Express que nos faz a entrega em
casa. Se estiveres interessado em encomendar junta-te a nós que vamos fazer uma encomenda agora em Fevereiro. Os portes sempre ficam mais baratos se forem partilhados!

Abraço

Anónimo disse...

Podem contar comigo para AveiroCon e para AbrantesCon . O pessoal quer é jogar com a malta. Muito boa session report ;-)

Jorge Teixeira disse...

Obrigado Vasco!

Fico muito contente por te ver por aqui, pelo nosso "cantinho"!
É sobretudo por pessoas como tu que nós estamos cada vez mais entusiasmados a fazer um encontro cá em Aveiro.

Um grande abraço e obrigado pela partilha

Jorge