quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Es beleuchtet das Licht!

Excelente jogo de gestão, de conexões e de leilão, Funkenshlag (Power Grid em inglês) distingue-se pela concisão das suas regras, o seu material muito bem produzido e a mais valia de se poder jogar a seis.

Ao nível das regras, a ligação dos vários elementos é clara e curta. Outro aspecto raro e notável é o equilíbrio entre os jogadores; de acordo com a posição relativa de cada jogador, todos terão oportunidades mais ou menos vantajosas; assim, é fundamental decidir com precisão o momento mais oportuno para tomar a dianteira, porque a vida ficará mais facilitada para poder comprar os recursos indispensáveis ao fornecimento das centrais.

Ao nível dos componentes do jogo, podemos afirmar que estamos perante uma belíssima produção, tanto mais que nos dá a possibilidade de jogar em dois cenários diferentes, Alemanha e E.U.A., pois o tabuleiro é impressos dos dois lados, aspecto que é muitas vezes aproveitado, por algumas editoras, para lançar uma expansão e assim nos levar a pagar mais uns cobres!

Power Grid é realmente um jogo muito engenhoso, mas a sua complexidade real não prejudica em nada a sua jogabilidade. Embora não se trate de um jogo para ambientes descontraídos e “familiares”, também não o podemos enquadrar no grupo dos abstractos, pois a sua temática, à partida pouco apelativa, produção e distribuição de electricidade, está presente em todas as atitudes dos jogadores.

Em todas as configurações, Power Grid é um sucesso; no entanto para os admiradores da gestão como mecânica de excelência é bem capaz de ser melhor jogar-se a quatro ou a cinco!

Bons negócios.

6 comentários:

Jorge Teixeira disse...

Para mim, ainda é o meu "Nº One".
Excelente jogo...
Fluido, divertido, estratega e no final deixa aquela sensação de dever cumprido... mesmo que se tenha perdido!

Abraços

Jorge

Carlos Abrunhosa disse...

Não esperaria nada diferente do "dono" de Power Grid! ;))

Mas é perfeitamenet legítima a preferência!

Gonçalo disse...

Antes de mais parabéns ao Carlos pelas contribuições feitas! Que pedalada. Nunca é de mais realçar o teu esforço de actualização e divulgação de novos jogos através dos já famosos "nacos de opinião". Bem hajas

Em relação a 5ª feira podemos jogar PowerGrid, deu-me a ideia que este "post" abriu o apetite deste jogo ao Jorge...e visto ser em casa dele, devemos dar-lhe o direito de preferência. Por isso Jorge, manifesta a tua preferência :)

Abraços

Carlos Abrunhosa disse...

Pois, por mim... venga!

Em relação à "pedalada" resta dizer-me que ter internet mesmo em casa ajuda muito!

"Nacos de opinião"... hehe já nem me lembrava! Hehe

Até amanhã.

soledade disse...

O Power Grid é um belíssimo jogo que, na minha opinião, tem um defeito - não sei se já falámos disso aqui...
Tanto dá um jogão como uma coisa mais básica. E porquê? Porque o momento de entrada dos steps 2 e 3 fazem essa diferença. Quando tudo acontece na altura certa é um jogo 9 quando isso não acontece na altura certa é um 7. Daí a média de 8 :)

Carlos Abrunhosa disse...

Nunca tinha pesado muito nisso, mas agora que falas realmente já me recordo de ter vivido os dois cenários. O cenário "7" pontos é mais aflitivo e abrupto, enquanto o cenário "9" mais ritmado e... sim o 8 é um valor legítimo para Power Grid.