quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Depois do repouso, o regresso à normalidade

Todos teremos por certo tido alguns dias de descanso neste final de ano 2007. Nós cá do Jogoeu não fugimos à regra! Curiosamente acabámos por passar o ano em conjunto, com as nossas mais que tudo e, no meu caso, com as minhas mais que tudo (Isabel, a minha mulher; e a Bea, a minha fihota de 4 anos).
Passámos o ano em conjunto e ainda com a presença do Nuno e da Sónia, um casal de amigos comuns que tiveram a oportunidade de experimentar alguns joguinhos e ficarem com o bichinho!
Como já deu para perceber os jogos não ficaram em casa, pelo contrário, seguiram viagem connosco até Mira (localidade do Distrito de Coimbra onde passámos o ano).
A dificuldade inicial foi selecionar os jogos a levar. No meu caso levei todos os de cartas, mais o Notre Dame, Thurn & Taxis, O Zoo le Mio, entre outros que agora para o caso não interesse muito. Como o Gonçalo também não deixou muitos em casa e o Jorge se fez apresentar com o novinho Zug um zug Europe (fez furor entre os novatos!), o que não faltou foi motivos para... jogar!

Estar para aqui a debitar as inúmeras partidas que disputámos seria massador, por isso vou dar umas pinceladas sobre aquilo que mais me impressionou. Em primeiro, a descoberta de um jogo que o Gonçalo já tem há muito tempo, mas que nunca tinhamos jogado juntos, refiro-me a Guillotine, um jogo de cartas com um sentido de humor apuradíssimo e onde o nosso objectivo é ficar com as cabeças mais valiosas, entre elas a da famosíssima Marie Antonniette e também do grande Cardeal, entre outras personagens. Muito divertido!

Outro dos destaque foi Shogun. Estreou-se em Mira o Shogun da Sílvia e passámos o dia 1 de Janeiro a debolhar as regras e no final, ainda com alguma artrose na fluidez do jogo, fruto da nossa inexperiência, ficou o doce travo de um grande jogo. A sua posição no topo do BGG talvez seja justificada!

Para concluir destaque para outras duas novidades. Galloping Pigs e O zoo le mio. Duas recentes aquisições e que se revelaram exactamente dentro das expectativas com que os comprei. Jogos divertidos com factor sorte e suficientemente fáceis para jogar com amigos que jogam ocasionalmente e não têm disposição para mind burners.

Talvez me esteja a esquecer de alguma coisa... para já não me lembro. Deixo agora algumas fotos ilustrativas...




































Fiquem bem e até breve.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pequena correcção: Mira fica no distrito de Coimbra... ;Divirtam-se! Boas jogadas!

Jorge Teixeira disse...

Foi um fim de semana recheado de acontecimentos, uns melhores que outros mas no que se refere aos jogos foi bastante produtivo.
Gostei particularmente das novidades (Guillotine, Zoo lo mio e Mr. Jack)em particular este último, pois foi muito divertido andar a fugir do Policia Carlos e no fim escapar ileso dos crimes cometidos...
Guillotine também é muito divertido e voltará à mesa futuramente.
Shogum, não estive presente no desbulhanço e ontem baldei-me à jogatana, por isso só posso afirmar que me pareceu um jogo que vai dar que falar...

Abraços a todos e Bom ano, cheio de Boas Jogatanas!

Jorge