quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Bem rentinho ao céu!

Desta feita decidi-me por um jogo que possuo! Por isso podem fazer perguntas relativas a ele que eu respondo com conhecimento de causa! Hehe!
O jogo é Balloon Cup de Stephen Glenn e trata-se de um jogo de gestão e colecção de cartas. Destinado a um público a partir dos 8 anos, tem um duração de aproximadamente meia hora. Para dois jogadores!

Começando com o material de Balão Cup posso dizer que é completo e bonito. Muitos tons de verde, balões coloridos, montanhas escarpadas aos pés... a tranquila quietude da natureza. Por muito que me custe dizer isto, a temática acaba mal começamos a jogar Balloon Cup, mas a intenção também conta (estás perdoado Glenn!) e por isso podemos jogá-lo muito bem sem a referida temática.

As regras francesas que acompanham a minha versão francesa da Tilsit são extremamente fáceis de compreender, mas para os mais cépticos em relação à língua de Napoleão há sempre o socorro BGG files!

Em Balloon Cup encarnamos o papel de piloto de balões e, fazendo uma gestão mais o menos racional das cartas e da sorte, procuramos obter as pontuações máximas ou mínimas que nos permitam resgatar cubos, que por sua vez nos darão direito a reclamar as três taças necessárias para a vitória final.

Podemos encontrar algumas semelhanças com Lost Cities, no entanto, em Balloon Cup há uma possibilidade directa de interferir com o jogo adversário, enquanto no jogo de Knizia essa possibilidade é apenas indirecta, e é nesse aspecto que Balloon Cup me parece um jogo mais sacana e ao mesmo tempo mais apimentado para se jogar a dois. No final, concluiremos que são dois excelentes exemplos de jogos para duplas.

Outro dos aspectos interessantes do jogo é as decisões de utilização das cartas. As cartas altas e as baixas são mais ou menos fáceis de utilizar, no entanto é mais complicado decidir com clareza e cientes de uma sólida estratégia quando toca a decidir o que fazer com as cartas intermédias, para já não falar quando somos obrigados a jogar um boa carta intermédia no campo do inimigo só porque ele(a) não têm a carta necessária para jogar na sua vez!

Um jogo bastante estratégico e que pode ser comprado com poucos euros, sendo uma compra com garantia de serões bem passados. Embora não seja um jogo recorrente, também não é um postal de colecção dado a apanhar pó na prateleira.

Voilá… um jogo táctico, estratégico e repleto de interacção entre os jogadores. Não será o melhor nos três critérios, pois trata-se de um jogo para dois, simples e rápido, mas preenche muito bem a sua missão sem exigir grande investimento, nem financeiro, nem intelectual!

Soltem os sacos de areia e partamos!

4 comentários:

soledade disse...

Na LeiriaCon iremos ter, presumivelmente, algum público mais novo e menos experimentado nestas lides dos jogos. É também nossa missão enfrentar a diáspora do conhecimento dos boardgames :) e tentar que os outros os conheçam. Se achas que esse jogo se enquadra no público 8-14 anos traz porque pode dar jeito.

abraços
PS

Carlos Abrunhosa disse...

Ok! Vou levar e depois logo se vê.

Gonçalo disse...

Carlos! Estivemos a ensinar o Ballon Cup este fim de semana à Ana (irmã da Sílvia) e ao Pedro. Fiquei com a nítida sensação que gostaram e já pediram para ensinar mais jogos! Este fim de semana também introduzi o Catan à minha prima Ana(que já contribui para este blog com o nickname "mana do meio") e ao seu namorado, João. Também gostaram da experiência, sobretudo o João e por isso ficou a promessa de mais jogatanas. Digamos que foi um fim de semana de angariação de novos jogadores! eheheh

Nota: Carlos, precisamos de discutir alguns "pormenores" das regras do Ballon Cup. Eu tive a lê-las do princípio ao fim para poder ensinar e descobri algumas coisas interessantes ;)

Abraços,
Gonçalo

Carlos Abrunhosa disse...

Não me digas que... ó não, again!