sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Quinta - Feira é sinónimo de... Jogatana!

Mais uma semana, mais uma noitada!
Desta vez iniciámos com Memoir '44 a dois, eu e o Gonçalo, não conseguimos acabar porque entretanto chegou o Carlos e o que nós queríamos era mesmo jogar a três. O Gonçalo já me levava 2 medalhas de avanço por isso não seria de esperar outra coisa que não a sua justa vitória... Mas ninguém sabe, fica para a próxima.
Restabelecida a equipa começámos com o tão aguardado Thurn and Taxis, eu e o Gonçalo já não jogávamos desde as férias, o Carlos ainda tinha jogado à pouco com a Isabel o que nos ajudou, pois tinha as regras frescas. Começámos muito equilibrados mas o Carlos e o Gonçalo levaram sempre um ligeiro avanço devido ao facto de amealharem as melhores moedas de bónus, eu reagi a tempo e consegui equilibrar com a conquista rápida da primeira moeda das Zonas de Pilsen e Friburg. Confesso que adoptei a mesma estratégia do Carlos para as conseguir, uma estratégia que não me tinha apercebido ainda, jogar apenas uma carta e usar o 3º bónus para conseguir pontuar logo, como me ficaram a faltar apenas 2 cidades repeti o processo em 2 jogadas e conquistei os bónus. O Gonçalo entretanto conseguiu colocar uma casa em cada distrito e conquistou o bónus de 6 pontos.


Já mais para o final do jogo o Gonçalo era o único que ainda não tinha pontuado a rota de 6 e o Carlos apostou na conquista dos 5 pontos da Baviera, eu que também estava quase fiz o mesmo mas num momento crucial demos conta que apenas o Carlos estava ciente que o jogo também acabava quando as casas acabassem, ora aí o Carlos fez um pouco de bluf inconsciente, onde nos garantia que não ia acabar o jogo na próxima jogada, mas tal não se sucedeu, ele acabou mesmo e a mim e ao Gonçalo restava-nos uma única joga de de consolo. Eu fechei a Baviera e o Gonçalo ficou desconsolado por não ter tido tempo de fazer a rota de 6. No final eu acabei com 2 casas e o Gonçalo com 3 o que nos deu esses mesmos pontos negativos.
Como já devem ter concluido, o vencedor foi o Carlos, com 29 pontos, o segundo foi o Gonçalo com 26 e eu fiquei no honroso 3º lugar com 22.

Para acabar a noite jogámos uma partida de "Lobo", era a estreia neste ícone para mim e para o Carlos. Com alguma sorte e atrapalhação à mistura lá consegui ganhar uma vez mais numa estreia. Consegui um rebanho de 12 ovelhas, protegê-las do lobo mau e com a ajuda do Carlos que decidiu impedir o Gonçalo de fechar o seu mega rebanho lá ganhei aquilo. Fiz uma coisa que não gostei muito mas que as regras dizem que se pode fazer... Desisti, pois assim sendo o primeiro a fazê-lo consegui mais 6 pontos e assim acabar com 18. Em segundo foi o Gonçalo com 11 e em 3º o Carlos com 9 ovelhas.

No final estávamos todos satisfeitos e ainda deu tempo de apreciar o Carcassone da city do Gonçalo, um jogo muito bonito que terá a sua estreia no grupo na próxima quinta.

Um abraço e bons jogos para todos!

7 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Antes de mais - parabéns! A crónica do jogo foi bastante fidedigna e elucidativa. Quando eu me preparava para escrever qualquer coisita sobre o nosso encontro de ontem deparo-me com uma coisa que raramente vejo no nosso blog - um artigo que não fui eu a escrever... muitos parabéns! (LOL)

Agora uma dica - justifica o texto!

Quanto a ontem... confirmo tudo por inteiro com uma pequena ressalva, eu acabei o jogo de T&T sem ter consciência nenhuma de que o estava a ganhar (parece mentira mas eu joguei quase de forma impulsiva, ou seja, três cartas roxas, possibilidade de ir buscar o bónus do distrito púrpura e o bonús da presença em todos os distrito fora da Baviera, logo... deixa-me pontuar... ups... acabei o jogo... é pá acho que menti sem querer quando disse que não queria acabar o jogo já, à cerca de 30 segundo... ). Eu sei que vocês não ficaram muito convencidos da minha jogada, mas rapazes, eu por vezes sou mesmo desligado... eu não fiz de propósito, juro.(hehe)
Nessa partida há uma coisa de que me quero retratar, refiro-me ao meu comentário (a meio do jogo) "... tu vais ganhas isto e por muitos..." - comentário meu em relação à montanha de pontos do Gonçalo (aposto que ele vai rebater esta imagem), foi uma atitude que é um pouquito irritante, mas vá lá, eu até pensei que ele tinha mesmo a carruagem 6!!!! E se assim fosse ele tinha ganho!(acho eu?!?)

No fundo fiquei muito satisfeito por ainda poder ter jogado convosco. Ah! E o Lobo é mesmo uma moca de jogo, o que mais me agradou foi ver a cara do Jorge todo perdidinho sem saber afinal de contas de que cor eram as minhas ovelhas após a minha jogada de 3 ovelhas amarelas no mega rebanho do Gonçalo...hehe... muito divertido, sobretudo se o nosso objectivo (só a partir de meio do jogo) for o de tentar esconder a nossa identidade real.

Carlos Abrunhosa disse...

Afinal foi uma grande ressalva! (Lol)

soledade disse...

Tenho de voltar a jogar Turn und taxis outra vez. Dizem até que o sweet spot é a 3 jogadores.

Quanto ao Lobo é um jogo engraçadeco, algo infantil, mas é português. E não fora a difícil leitura dos tiles (por terem reverso) melhorava.

abraços
Paulo

Jorge Teixeira disse...

Estou inteiramente de acordo contigo soledade, no início achei a coisa um pouco stressante ter de virar e revirar os tiles para ver onde encaixava! O gonçalo lá justificava a dizer que assim tinhamos mais hipóteses mas aquilo estava-me a revirar os olhos. Mas depois torna-se engraçado, muito giro para non gamers.

Abraços

Carlos Abrunhosa disse...

Curioso como um jogo já meio enterrado (tudo por causa da minha péssima maneira de ler regras - na diagonal) ressuscitou (mas não muito!!!).

Fico muito satisfeito de ver que a malta de Leiria continua a deixar a sua marca cá na nossa ciberesferinha. Obrigado rapazes pelo interesse, isso só nos estimula a sermos mais regulares na escrita de novos textos!

Quanto ao intercambio Aveiro-Leiria acho que já esteve para mais tarde...

Costa disse...

Humm... venha de lá então esse Bacalhau à moda de Aveiro :)

Quanto ao T&T, também estou com saudades de o voltar a jogar. A Última vez que joguei acho que foi em Travassô, estavam vocês a saborear um NOTRE DAME (que eu ainda n consegui jogar) com o Vasco.
É um jogo que eu gosto muito, tem um saborzinho a family game, mas é um pouco mais complexo que o standard jogo familiar. Gosto de o jogar tanto a 3 como a 4.

Gonçalo disse...

Parabéns Jorge pela crónica! E Carlos, estás perdoado...mas não se volta a repetir! ehehehehe
eu tinha mesmo alguns pontos e por isso não vou rebater a "imagem", mas a verdade, como se veio a comprovar, é que "até ao lavar dos cestos é vindima". Parabéns pela vitória no Thurn e pela prestação no Lobo...eu até queria fazer um rebanho mais pequeno e modesto, mas tu de forma altruísta estavas a contribuir sempre para ele!lol
Parabéns ao Jorge pela vitória! (p.s: desculpa Jorge mas não deixou de ser divertido ver-te com o "tile" na mão, a revirá-lo vezes sem conta, já meu tonto e com os olhos trocados!eheheh)

Só mais uma nota para o pessoal da minha terra natal, Leiria, obrigado pelas vossas participações e que venha esse encontro bi lateral o quanto antes!
Fiquem bem e bons jogos.
Gonçalo