segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Mamma Mia - Resumo das regras

Para mim este foi um dos primeiros jogos (da minha era Eurogamer), e este resumo das regras que vos ofereço, é um tributo àquele, que é ainda, um dos poucos jogos que consigo jogar com a minha mulher. Por isso, Isabel, este resumo é para ti (embora tu já saibas as regras!), recebe-o como prova das minhas tentativas contínuas em te convencer que jogar é fixe...

Mamma Mia!

Uwe ROSENBERG

Abacusspiele (1998)

Para 2 a 5 jogadores

A partir de 10 anos

Duração 30 a 45 min.


Objectivo do jogo

Encarnando o empregado de mesa de uma pizzaria conceituada, cada jogador vai procurar servir a totalidade dos pedidos (8 tipos de pizza diferentes).

Montagem do jogo

Separam-se os pedidos de pizza com o verso da mesma cor e formam-se oito baralhos, que depois se distribuem. Cada jogador ficará com um deck de uma cor. Os baralhos que não se usarem são colocados na caixa e não entram em jogo!

Cada jogador baralha as suas cartas e depois coloca-as à sua frente com a face escondida (desenho do pedido virado para baixo, padrão da cor do jogador virado para cima).

Entretanto preparam-se as cartas dos ingredientes (65 cartas). O número de ingredientes varia conforme o número de jogadores. Com 4 jogadores retira-se uma carta de cada ingrediente, com 3 jogadores retira-se três cartas de cada ingrediente e se forem 2 jogadores retira-se 5 cartas de cada ingrediente. Depois deste procedimento baralham-se as cartas de ingredientes e distribuem-se 6 a cada jogador. Depois de distribuir as 6 cartas a cada jogador, junta-se ao baralho que sobra a carta de MAMMA MIA. Volta-se a baralhar tudo e coloca-se o baralho com a face escondida sobre a mesa. A esse baralho vamos chamar a cozinha. Todos os jogadores juntam às suas seis cartas uma carta de pedido de pizza (1º baralho que foi entregue a cada jogador e que tem a cor com que cada um está a jogar - vamos chamar-lhe monte das ordens).

Depois de terminar este processo cada jogador terá 7 cartas na sua mão. 6 Cartas de ingrediente e 1 carta de ordem.

Desenvolvimento de um turno

O jogo desenrola-se em 3 turnos com duas fases cada um. Começa o jogador mais novo.

Sempre que um jogador tira a carta MAMMA MIA, deve colocá-la à sua frente com a face visível e retirar uma nova carta de ingrediente do monte da cozinha. No fim do turno será o jogador que possuir a carta MAMMA MIA que vai proceder à contagem dos ingredientes e fará a verificação se os pedidos foram completados com êxito. A carta MAMMA MIA define também qual o jogador que dará início à turno seguinte.

Preparação das pizzas

O jogador deverá colocar no forno (monte de cartas que se vão colocando com a face visível ao lado da cozinha), um mínimo de 1 ingrediente da sua mão. Se escolher jogar mais que uma carta da sua mão terá de ter em conta que só o pode fazer se os ingredientes forem todos iguais (por exemplo 4 pimentos!).

Ao colocar no forno os seus ingredientes, com a face visível, o jogador tem de dizer o nome do ingrediente e a quantidade que está a pôr.

De seguida o mesmo jogador tem a opção de colocar uma carta de ordem por cima dos ingredientes que acabou de pôr no forno. Também a carta de ordem tem de ser colocada com a face visível no forno!

Um jogador deve jogar a carta de ordem quando tem a certeza que os ingredientes estão no forno são suficientes para fazer a sua pizza (carta de ordem), no entanto nem sempre é fácil de memorizar todos os ingredientes que já foram colocados no forno pelos outros jogadores. É proibido ver que ingredientes já foram colocados no forno, e assim sendo só se consegue ver a carta que está no topo!

Para saber se a ordem foi ou não cumprida cada jogador tem de esperar pelo fim do turno!

Depois de terminar de colocar cartas no forno (ingredientes e/ou ordens), cada jogador volta a repor as suas 7 cartas na mão. Atenção que não é permitido completar a mão com cartas da cozinha e do monte das ordens ao mesmo tempo, isto é, se faltarem 2 cartas a um jogador para ter as 7, este deverá completar a mão ou com 2 cartas de ingredientes (monte da cozinha), ou com 2 ordens (monte das ordens).

Se ao tentar completar a sua mão já não houver cartas na cozinha ou nas ordens, o jogador poderá jogar com a mão incompleta.

Quando o último ingrediente da cozinha é recolhido por algum jogador, termina esse turno. O jogador que tiver a carta MAMMA MIA retira os ingredientes do forno para verificar se as ordens foram cumpridas.

Verificação das pizzas

O jogador tem a carta MAMMA MIA retira o baralho dos ingredientes que foram colocados no forno e vira-o ao contrário, ficando a ver a face oculta do primeiro ingrediente a ser colocado no forno, no início do presente turno. Não pode mudar a ordem do baralho!

De seguida vai virando as cartas, uma a uma, e formando filas com ingredientes iguais. Quando virar a primeira ordem verifica-se a quem pertence (através da cor da ordem!), e depois confirma-se se os ingredientes dispostos nas filas são suficientes para cumprir a ordem. Se a ordem for cumprida, o dono da ordem recebe-a e coloca-a em frente a si com a face visível, dando-se por completa. Caso contrário a ordem é devolvida ao seu dono, que a deve colocar no fim do seu monte de ordens.

Atenção os ingredientes que forem utilizados para completar uma ordem são retirados para um monte descarte. No caso de não se cumprir a ordem os ingredientes que estiverem na mesa mantém-se até aparecer uma nova ordem.

Importante: um jogador pode sempre dar da sua mão os ingredientes que faltem para completar uma ordem sua, isto é, se um jogador tem uma ordem de 4 cogumelos e 1 pimento, mas na mesa só há 3 cogumelos, esse jogador pode jogar da sua mão o pimento e o cogumelo que faltam, dando-se a ordem por completa.

Quando todas as cartas do forno forem reveladas, voltam-se a baralhar com a carta de MAMMA MIA e dá-se início ao turno seguinte (o jogador que tinha a MAMMA MIA começa!).

Se um jogador acabou o turno seguinte sem ter as 7 cartas na mão, ele deverá jogar normalmente, como se tivesse as 7 cartas e só depois completar a sua mão com as 7 cartas (atenção – só de um tipo – ou ingredientes ou ordens!)

As pizzas especiais

Cada jogador tem 3 tipos de pizzas especiais.


Pizza Bombástica

Para completar esta pizza, é preciso ter 15 ingredientes variados (não há nenhuma escolha em especial apenas têm de ser 15 ingredientes!). Depois de realizar uma pizza Bombástica a mesa fica sem nenhum ingrediente.




Pizza Monotoni

Para completar esta pizza é preciso ter o ingrediente indicado na ordem e 6 exemplares iguais de um segundo ingrediente. Esse ingrediente é representado na ordem por um J (Joker).




Pizza Minimale

Para completar esta pizza é preciso o ingrediente indicado na ordem e 3 exemplares iguais de um segundo ingrediente. Esse ingrediente é indicado na ordem por um (?) e deve ser o ingrediente que estiver em menor quantidade em cima da mesa, isto é, se a ordem tiver um pimento e três pontos de interrogação, e na mesa estiverem 2 chouriços, 3 ananases, 3 pimentos e 4 cogumelos, o jogador a quem pertence a ordem só a completará utilizando 1 cogumelo da mesa, e colocando mais um chouriço da sua mão, uma vez que o ingrediente em menor número é o chouriço, que apenas tem dois exemplares, faltando-lhe um para os três exigidos pela ordem.

Fim do jogo

O jogo termina depois da terceira fornada de pizzas sair do forno e ser verificada. O jogador que servir mais ordens é o vencedor!

0 comentários: