sexta-feira, 9 de novembro de 2007

6 nimmt! - Que ficará com os bois?...

6 nimmt!

Wolfgang KRAMER

Amigo (1994)

Para 2 a 10 jogadores

A partir de 10 anos

Duração: 30' - 45'


Objectivo do jogo

Evitar ficar com o maior número de cabeças de boi.

Montagem do jogo

Baralham-se as cartas e distribuem-se 10 a cada jogador. Das restantes viram-se as 4 primeiras e dispõem-se em 4 filas de maneira a serem a 1ª carta. Com 10 jogadores retiram-se as 4 cartas do fundo do baralho. As 4 cartas são a série de início.

Cada jogador vai escolhendo (1 a 1 as suas cartas) para as deitar fora. Cada jogador deve seguir as regras seguintes para poder eliminar uma carta:

- Uma carta deve sempre ter um valor superior próximo da última carta que está em cada uma das 4 séries;

- Uma carta vai sempre para a série onde existir a menor diferença entre ela e a última carta da série;

- Se uma carta tiver um número inferior a todas as últimas cartas das séries, então esse jogador escolhe qual é a série que quer recolher para si e substitui-a pela sua carta. A sua carta passará a ser a carta de início de série;

- Se a carta colocada na série for a 6ª , o jogador recebe as cinco cartas a que pertenceria a sua (6ª) e a sua carta passa a ser a carta de início dessa série.



Atenção, as cartas têm de 1 até 7 cabeças de boi. É preciso estar atento no momento de recolher uma série!




Desenvolvimento de um turno

A cada turno os jogadores escolhem uma carta da mão e colocam-na sobre a mesa mas sem ninguém ver o seu valor. Quando estiverem todos prontos, revelam-se todas as cartas ao mesmo tempo, que tiver a carta menor começa, colocando a sua carta na série a que ela se adequa, segue-se o jogador com a 2ª carta mais baixa e assim por diante até ao jogador que tiver a carta com maior valor. Atenção, este processo deve obedecer às regras enunciadas anteriormente!

As cartas recolhidas são colocadas em frente do jogador que as apanhou com a face visível. Quando todas as cartas tiverem sido jogadas, cada jogador irá contar as cabeças de boi que se encontram à sua frente. Numa folha vão-se registando os valores de todos os jogadores.


Fim do jogo

O jogo acaba quando na fase de contabilização de cabeças de boi, um dos jogadores atinja o valor de 66 ou mais. Quando se verificar esta situação, o jogador que tiver menos cabeças de boi registadas no somatório de todos os turnos anteriores, será o vencedor.

Dicas para estreantes

# colocar as vossas cartas nas séries onde se sintam mais à vontade mediante o seu baralho;

# apanhar cartas nem sempre é uma má jogada!;


0 comentários: