sábado, 3 de novembro de 2007

Novato estreia-se em grande

Nesta quinta fomos 4 em volta da mesa de minha casa. Os participantes quase os mesmos! Eu, o Gonçalo, a Sílvia (uma reincidente) e um novato no grupo, o Zé (o meu cunhado). O Jorge não veio (imprevistos das novas tecnologias retiveram-no!)

Antes das hostilidades começarem, tive de dar uma "ensaboadela" ao meu cunhado das regras de Puerto Rico (desta feita Puerto Rico estava destinado a aparecer na tela, diga-se antes na mesa!). E o argumento é sobejamente conhecido por todos, grande qualidade de personagens, a merecer um bom acompanhamento por parte dos actores (e foi o que aconteceu!).

Acção... começou o jogo, as estratégias foram-se delineando e no fim a vitória sorriu àquela que a via fugir desde sempre... a Sílvia. Já todos sabem que jogo que a Sílvia perca não descansa até que ganhe! E desta vez ganhou mesmo. O milho deu-lhe um boost inicial muito interessante de pontos de vitória e beneficiou também de algum desacerto nas estratégias alheias! Mas a verdade é que fez o seu jogo e teve todo o mérito de seguir um rumo que a conduziu a bom porto, adaptando ao cinema diria que teve lotação quase esgotada! Parabéns Sílvia.

Parabéns também ao Zé, porque embora tenha ficado em 4º lugar, não se notou que tinha aprendido as regras à 30 minutos atrás, jogando o possível para um newbie e honrando o jogo!

Depois a Sílvia teve de ir embora e nós os três decidimos jogar uma partidinha de Notre Dame! O Zé já conhece bem este excelente jogo de Stefan Feld (Im Jahr des Drachen será tão bom como este!?) e não houve necessidade de sessão de explicações. Em Notre Dame vivia-se a mesma situação e busca da primeira vitória, como em Puerto Rico, só que desta vez o actor era outro - o Gonçalo!

O Gonçalo buscava a sua primeira vitória em Notre Dame, que já lhe escapava à muito tempo, os últimos encontros com este jogo pautaram-se sempre por um desajuste da estratégia dele com o timing do jogo (mais curto do que aquilo que o Gonçalo contava!). Desta vez começou logo ao ataque apostando bastante na carruagem e também no distrito dos pontos. O Zé apostou fortemente em Notre Dame, conseguindo nas 2 primeiras rondas 12 pontos, só através da jogada da carta de Notre Dame, (mais os pontos do final de ronda)! Eu fui procurando investir numa estratégia com o parque e com o hospital o que apenas deu para conseguir ficar em 2º lugar!

No final de contas divertimo-nos bastante e nada a dizer destes dois magníficos. Voltarão à mesa com certeza a breve trecho!

Fiquem bem e até breve...

0 comentários: