terça-feira, 25 de setembro de 2007

Meio à deriva... sem nada para dizer com interesse filosófico


Olá a todos,

começo este artigo por afirmar de forma muito sincera que o escrevo sem ter nenhum assunto previamente alinhavado... espera, acho que já sei! E que tal se falássemos em síndrome da compulsão de aquisição de jogos via internet?!

Será que não se passa com mais ninguém? Eu vejo-me todos os dias confrontado com uma gigantesca legião de boardgames que me vão sussurrando através do meu TFT... "cooommmmpprraaa-mmmeeee... (imaginem a voz dos boardgames a falarem comigo como a voz de John Keating (Robin Williams) a falar com os seus alunos junto à vitrina dos ex-alunos da Academia Welton em Dead Poets Society, ou como se diz em português, Clube dos Poetas Mortos...hehehe). É verdade por vezes sinto-me compelido a comprar um jogo pelo simples facto dele criar em mim um encantamento. Este tipo de hipnose cibernética só me passa depois de muito a exorcizar, quer através de pesquisas de reviews e session reports, quer através da constatação mais ou menos racional que não posso gastar mais!

À medida que vou aumentando a minha ludoteca pessoal, que é ainda muito pequenina, em comparação com outras que vou vendo por aí, apercebo-me que não tenho ainda uma estratégia definida para criar uma ludoteca ideal (ao jeito de Faidutti)... De que forma comprar, privilegiar uma grande panóplia de mecanismos de jogo, ou pura e simplesmente não ligar a isso e comprar os melhores da lista BGG? Outras vezes penso que o melhor será aproveitar as promoções das lojas virtuais e ir engrossando a lista com low-cost games (esta dignação fui eu que inventei agora!!! Urra!!! )? E no entretanto vou comprando mais ou menos pelo que dizem... má política penso eu. Infelizmente não há assim tantas lojas que nos deixem jogar antes de comprar (como era bom ir à Runadrake ou à Devir num instantinho!)

Já agora que estamos nesta onda de jogos novos gostaria de deixar aqui algumas das minhas grandes expectativas para Essen 2007. Os jogos que me suscitam maior curiosidade são: Cuba (espero que a montanha não vá parir um rato! As imagens cedidas pela Eggerspiel são apetitosas); Municipium (de Knizia espera-se sempre grandes coisas); Amyitis (belíssima box, falta saber o resto); Civitas Hamburgum de Mac Gerdts e ainda Im Jahr de Drachen de Stefan Feld, criador dos aclamados Notre Dame e Rome. Os títulos novos são tantos que até custa enumerar uma lista de favoritos e a verdade é que o dinheiro não estica... há que fazer escolhas, e têm de ser o mais assertivas possíveis... aí está o dilema! A propósito disto talvez fosse interessante deixarem aqui os vossos 5 mais aguardados em Essen 2007... deixem ficar os vossos post's!

E para acabar lembrar que ainda não temos devidamente pensado e executado um serviço, quer nos nossos blogs quer nos sites dedicados ao hobbie em Portugal (apenas a Rede de Jogos integra esta opção daquilo que vi até agora), que promova a compra, venda e troca de jogos usados entre gamer's portugueses, e também um espaço onde todos pudessem partilhar as datas das suas encomendas para assim partilharem despesas de portes! Penso que isto já se deve de ir fazendo pelos grupos de boardgames espalhados pelo país, mas seria interessante divulgar mais esta estratégia para que assim podessemos abolir os portes (grátis a partir de determinados montantes). Eu já elaborei um comparativo em Excel com os preços de 4 ou 5 lojas virtuais, poderei ceder a quer o solicitar vasta que me enviem os mails para onde querem que eu envie (lembro desde já que a lista de jogos não é ainda muito extensa!)

Ok, hoje espremidinho não deu muito sumo mas pelo menos vamos tendo alguma coisa para ler (mesmo que de fraca qualidade!! hehehe)

Fiquem bem e até breve... (espero pelos vossos mais aguardados)

2 comentários:

Costa disse...

Bom artigo.
Eu vou a Essen este ano. Vai ser a minha estreia eheheh. Eu comecei já há um mês a elaborar ua lista dos jogos que me suscitavam interesse e aos poucos tenho tentado reduzir a lista, tarefa que não é nada fácil.
De todos os jogos previstos eu destaco os seguintes 10 (5 é curto demais):
- KINGSBURG (Chiarvesio e Iennaco)
- IM JAHR DES DRACHEN (Feld)
- CUBA (Rieneck e Stadler)
- AMYITIS (Demaegd)
- GIGANTEN DER LUFTE (Seyfarth)
- JANTARIS (Vrána)
- LEAGUE OF SIX (Suchy)
- BRASS (Wallace)
- CONTAINER (Delonge)
- BEAUTIFUL MIND (Ornella)

p.s. O CIVITAS HAMBURGUM é um jogo da autoria de Mac Gerdts e não de Martin Wallace :P

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado pelo p.s., já corrigido!