terça-feira, 27 de janeiro de 2009

LEIRIACON 2009_II

Foi com uma agradável sensação que estive a ler o artigo sobre o LeiriaCon'09 feito pelo Gonçalo, obrigado amigo pela colaboração!

Já tinha decido escrever umas palavrinhas sobre este encontro, mas o tempo e a necessidade de algum distanciamento do acontecimento fizeram-me adiar um pouco a sua publicação, mas agora cá vai, a minha perspectiva sobre o LeiriaCon'09.

O LeiriaCon'09 é já um marco no panorama português no que respeita a encontros nacionais, o TrincaCon (espero que veja a luz do dia este ano!) e também o encontro do Porto caminham no mesmo trilho e talvez o encontro nacional de Bragança, todavia, e não me levem a mal, o LeiriaCon tem um carisma particular, talvez por ser pioneiro neste tipo de organização, talvez pelo grupo que o organiza ou até pela "centralidade" geográfica de Leiria que se torna num ponto equidistante para quem quer participar.

Este ano o LeiriaCon'09 subiu mais um furinhos no que toca a qualidade organizativa, deixou de ser apenas um dia e passou a ser 2 dias, se contabilizarmos a noite de Sexta-feira poderíamos mesmo dizer 2 dias e uma noite; teve a presença de 2 ilustres convidados, Mac Gerdts e Martin Wallace, realizou-se num local muito apropriado e bastante elegante - a Quinta do Pinheiro em Alcobaça - e congregou muitos "gamers" uns mais hardcore outros mais lights, mas todos com um gosto comum - os jogos de tabuleiro.

O pessoal do JE, cá de Aveiro, mais a norte, este muito bem representado, Eu, o Jorge e a Sara, o Gonçalo e a Sílvia. Decidimos participar no Sábado no evento e saímos logo pela manhãzinha para chegarmos por volta das 10 horas ao local do Encontro.

Chegados a Alcobaça decidimos jogar coisas diferentes, mas o jogo de estreia foi o Tumbling Dice, e este, foi ainda com todos juntos, depois sim, formámos dois grupos distintos. O Jorge e o Gonçalo foram jogar Fjord, experiência que pelo artigo do Gonçalo, foi uma boa surpresa; eu e as meninas mais o Francisco (a Sara está de esperanças!) fomos jogar o Sylla, um jogo muito engraçado mas que, fruto das muitas "curvas" que as etapas do jogo nos levam a percorrer, se tornou um pouco fastidioso e cansativo, para acrescer a esta sensação, tivemos que o interromper para ir almoçar.

No almoço também não estivémos todos juntos, quer dizer, eu não estive com os meus parceiros de Aveiro, decidi comer fora e aproveitar para descobrir um pouco das redondezas, valeu a pena pois descobri uma aldeiazinha vizinha muito típica chamada Cós onde há um convento - Convento de Cós - com a caminhada pelo lugarejo acabei por perder a noção das horas e já cheguei com 20 minutos de atraso! A Sara e a Sílvia já estavam um pouco impacientes, mas lá acabámos o Sylla.

Depois elas mantiveram-se juntas e com um outro participante, José Carlos (se não me engano), jogaram Keltis o Jogo do Ano 2008 da Knizia, eu fiquei sem grupo para jogar e aproveitei para observar as diferentes mesas e tirar umas fotos (publicarei mais tarde!).

Nesta altura percebi que o Gonçalo e o Jorge continuavam juntos e desta vez estavam envolvidos no torneio de Age of Steam Portugal que o Vital organizou. Fiquei sinceramente feliz, porque o Vital tinha-me convidado, no entanto como não tinha a certeza se estaria até ao fim do dia decidi declinar. No fundo, via na presença dos dois a correspondência do nosso grupo ao convite! E pelo pouco ou nada que sei, o Jorge até se safou bem.

Entretanto fui jogar Bison com dois elementos do grupo do Porto, a Hello Kitty e o Zeristoff, o Vasco foi o explicador de serviço, aliás aproveito para fazer aqui um parêntises e dar -lhe os parabéns pela forma incansável como este rapaz procurou ter sempre toda a gente a jogar, levando o desígnio de não ver ninguém sem jogar, muito a sério. Parabéns Vasco, pessoas como tu são essenciais para organizar estes eventos.

Depois do Bison voltei a dar uma volta pelo espaço e tirar umas fotos, quando descobri que o Vasco estava a explicar um jogo que eu sempre quis jogar, mas que ainda não tinha tido oportunidade de tentar - o Citadels. O grupo era composto por quatro elementos, dos quais só conhecia o Templário, os outros três eram-me desconhecidos por completo, o que até vinha de encontro à minha intenção de jogar o máximo de jogos com pessoas desconhecidas. Dois dos elementos eram estrangeiros mas falavam alguma coisa de português, logo tornou-se fácil a comunicação. Em relação ao jogo fiquei com um "gostinho" bom e com vontade de o apresentar ao meus colegas de grupo.

Em súmula, posso dizer que foi muito positiva a minha experiência deste ano da LeiriaCon, e gostaria de aproveitar o momento para formalmente enviar o sentido bem-haja a toda organização da Con nomeadamente ao povo do SpielPortugal e seus colaboradores. Uma palavra de apreço também ao Phillip e à Regina do RunaDrake que foram promovendo constantes promoções nos preços dos jogos ao logo do Sábado. Parabéns também aos convidados ilustres e em concreto ao senhor Gerdts que uma vez mais presenteou a organização com um Imperial Mundial onde o mapa não se confina à Europa, englobando todo o planeta Terra. Não sou fã de Imperial, mas para a malta de Leiria aposto que foi um presente espectacular!

3 comentários:

soledade disse...

As pessoas são o mais importante nisto das convenções e, vocês, fazem parte do sucesso.

Abraço e até para o ano.

PS

BrainStorm disse...

Obrigado pela vossa presença.

Quanto à oferta do Mac... podes crer que é muito bem vinda :D

Abraço,
Carlos

vch disse...

Obrigado pelas tuas palavras. Para o ano a ver se jogamos alguma coisa...