quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mars - Novidade Tilsit

A Tilsit é uma editora francesa que tem já algum historial de bons jogos, sobretudo traduções de jogos consagrados como Ballon Cup, Leonardo Da Vinci, Ingenious entre muitíssimos outros.

Esta editora é também conhecida por um jogo de Régis Bonnessée - Himalaya. Mas possivelmente virá a ser mais procurada por um novo título que está já disponível no mercado e que promete bastante, veremos se passa disso ou não!

O novo título da Tilsit chama-se Mars e que já o analisou identifica-o como sendo uma mistura entre Catan e Puerto Rico. Todos sabemos como são arriscadas e por vezes perniciosas este tipo de comparações, e por isso mesmo, valem o que valem...

Mars é um jogo de François Delbosc para 2 a 4 pessoas e com uma duração estimada de 90 minutos e aconselhado a maiores de 10 anos.


Neste jogo cada jogador é designado para liderar uma expedição ao planeta Marte com o intuito de establecer uma colónia, para isso cada jogador tem de providenciar energia, gerir recursos e pessoas de forma a desenvolver um exército forte. Desenvolver as suas capacidades científicas e económicas são outros dos aspectos a levar em linha de conta para no final ser o jogador com maior número de pontos de vitória.

O jogo é carote e pelos componentes que parece trazer, não lhe consigo perdoar que custe mais de 40€(!) (é impressão minha ou com o raio da crise os jogos ficaram todos muito mais caros?!), por isso só mesmo depois de uma boa avaliação "in loco" é que se poderá ajuizar em consciência se vale ou não o investimento.

Para aqueles que só com as palavrinhas Catan e Puerto Rico começaram logo a salivar, deixo-vos o link de um video explicativo do jogo... em francês!

Bons jogos.

VIDEO

0 comentários: