quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Iniciativa uma tarde a jogar

Foi já passada semana que decidi desvendar um pouco do mundo dos jogos àqueles que me parecem ser os alvos predilectos dos jogos - os miúdos.

Aproveitando o facto de estar a substituir uma colega que estava doente decidi fazer uma tarde de jogos de tabuleiros com os alunos do 3º e 4º anos de Tamengos. A ideia foi acolhida com muito entusiasmo por todos eles (um entusiasmo demasiado ruidoso!) e no final todos sairam satisfeito, eu também por os ver contentes e saber que não foi uma tarde de brincadeira mas sim um tarde aprendizagem a brincar!

Por uma questão de organização decidi fazer 5 mesas de 4 elementos e apresentar 5 propostas diferentes nas 5 mesas, todavia alguns dos jogos partilhavam a mesma mecânica.


Os jogos que escolhi foram: "Plume - Vien avec moi!" de Wolfgang Kramer , "Plume - Sais-tu pêcher?" de Angelika e Jürgen Lange, "Make'n'Brake" Andrew e Jack Lawson, "Zicke Zacke "de Klaus Zoch e "Coloretto" de Michael Schacht. O primeiro é um jogo de percurso com alguma táctica à mistura, mas onde impera o dado; o segundo é um jogo de memória muito interessante onde o mesmo urso (Plume) tem de fazer corresponder os peixes da mesma cor que estão nos tiles de gelo, onde este se movimenta, e os peixes que estão no lago com a face oculta; o terceiro é sobejamente conhecido, trata-se de um jogo de perícia e rapidez onde o mais importante é ter uma boa destreza e alguma sorte no dado; o quarto jogo é o famosíssimo jogo de memória da Zoch que dispensa apresentações e finalmente o último jogo é também muito conhecido e de todos é aquele que menos resultou por ser algo complexo para este miúdos que estão agora a tomar contacto com os jogos.


No final fizémos um balanço dos jogos jogados, uma vez que a maioria deles passaram por todas as mesas, excepto pelo "Coloretto"; o jogo que a maioria gostou de jogar foi "Make'n'Brake" e houve também muitos adeptos do "Plume - Sais-tu pêcher?". Em breve lançarei a iniciativa noutras escolas do meu agrupamento, se calhar, já amanhã...

2 comentários:

ErPa disse...

Ola,

Gostarias de fazer uma tarde de jogos com criancas de uma escola em Oeiras ?

Caso estiveres interessado podemos combinar.

Obrigado.

Juan Gouveia.

Carlos Abrunhosa disse...

Olá!
Teria muito gosto mas sou de Aveiro e não é fácil ir para aí! :)

mas há solução para isso tenho um amigo em Oeiras que te ajudará com muito gosto, chama-se Pombeiro e vive pelos teus lados.

O contacto dele podes encontrá-lo aqui -> http://www.abreojogo.com/firepigeon