domingo, 14 de dezembro de 2008

Jet Set - Wattsalpoag Games (ESSEN 2008)

Um jogo de Kris Gould, para 2 a 6 jogadores a partir do 10 anos.
A Europa está cheia de oportunidades de viagens, e cabe a ti fazer com que isso seja uma realidade! Reivindica os direitos das rotas estratégicas, e delega os teus aviões pelas ligações entre as cidades mais famosas da Europa. É preciso dinheiro para gerir uma linha área, pelo que irás precisar de obter algumas dessas pequenas ligações lucrativas antes de poderes reivindicar as mais valiosas ligações áreas de longo curso. Quando chegar as Férias, anuncia o teu Voo Final para satisfazer as necessidades de férias dos viajantes do mundo e junta-te ao Jet Set!
Conteúdo:
52 Cartas de Voo Curto (30 de 1 ponto, 20 de 3 pontos e 2 de Férias)
42 Cartas de Voo Longo (20 de 5 pontos, 20 de 7 pontos e 2 de Férias)
18 Cartas de Voo Final
1 Baralho de cartas de dinheiro
6 Cartas de Referência do Jogador
144 Aviões em 6 cores
180 Marcadores em 6 cores
1 Tabuleiro do Jogo
1 Livro de Regras
Início do Jogo
Cada jogador escolhe uma cor e recebe a Carta de Referência do Jogador, Marcadores e Aviões dessa cor. Cada jogador recebe também duas cartas de Voo Final.
O Banco é colocado perto do tabuleiro do jogo, e um dos jogadores recebe o papel de Banqueiro. O Banqueiro dá a cada jogar 30 € como capital inicial.
O jogador que tiver visitado mais cidades do tabuleiro do jogo é jogador inicial.
Modo de Jogar

Na tua vez de jogar, irás reabastecer as filas das cartas de Voo (se for necessário), e a seguir fazer uma acção:
- Posicionar aviões no tabuleiro do jogo;
- Reivindicar uma carta de Voo;
- Obter Rendimentos.
Os pontos de vitória são obtidos através das cartas de Voo que reivindicas. O jogador com mias pontos de vitória, ganha o jogo.
»Vez de jogar do jogador«
A vez de jogar de um jogador é constituída por duas fases:
- Fase da Carta de Voo;
- Fase de Acção.
Depois de completadas ambas as fases, é a vez de jogar do jogador que se encontra à esquerda.
Fase da Carta de Voo:
Existem duas filas de cartas de Voo, com a face virada para cima. Cada fila tem um número mínimo de cartas, igual ao número de jogadores em jogo (excepção: num jogo com dois jogadores, o número mínimo de cartas é três). Se uma das filas das cartas de Voo tiver menos cartas que o número mínimo, então tens de virar cartas tiradas do respectivo baralho, adicionando-as, com a face virada para cima, na respectiva fila, até o número mínimo de cartas ser alcançado.
Durante a tua Fase da Carta de Voo, se não gostares da cartas de Voo disponíveis para escolha, podes pagar 1 € ao banco e adicionas a uma das filas (carta de Voo Curto ou cartas de Voo Longo) até o seu número máximo, ou pagar 2 € para reabastecer ambas as filas.
O número máximo de cartas por cada uma das filas é o dobro do número de jogadores (isto é, oito cartas para um jogo com quatro jogadores, excepção: num jogo com dois jogadores, o número máximo de cartas é de seis para cada fila). Se quiseres, podes parar antes de alcançar o número máximo.
Fase de Acção

Durante a tua Fase de Acção, podes fazer uma das seguintes cinco acções. Três das acções dão-te a possibilidade de posicionares aviões no tabuleiro, uma dá-te a possibilidade de reivindicar uma carta de Voo e uma dá-te a possibilidade de coleccionares rendimentos.
1-Posicionar aviões numa ligação aérea sem proprietário
Se não existir nenhum marcador no espaço do Proprietário da Ligação (o círculo com a forma de um avião), então pode reivindicar essa ligação e posicionar aviões nessa ligação. Paga ao banco o custo da ligação aérea (desenhado no círculo: 4 €, 5€, 6€ ou 7€), mais um adicional de 5 € por cada avião. Tens de posicionar, pelo menos, um avião na ligação, mas podes posicionar mais. Posiciona um Marcador da tua cor no espaço do Proprietário da Ligação, e posiciona os aviões em qualquer lugar ao longo da ligação. Atenção que, uma vez reivindicada uma ligação aérea, tu és o seu proprietário para o resto do jogo.
2-Posicionar aviões em ligações aéreas em que já és proprietário
Se já detiveres a propriedade de uma ou mais ligações aéreas, então pode posicionar aviões em qualquer ou em todas elas. Atenção que, esta é a única acção que te permite posicionar aviões em mais do que uma ligação na mesma vez de jogar.
Para esta acção, tens de deter a propriedade de todas as ligações aéreas em que queres colocar aviões. Mais do que um avião pode ser posicionado na mesma ligação. Posiciona todos os aviões nas ligações, conta o número de aviões que posicionaste, e o número de diferentes ligações aéreas em que os posicionaste. Paga ao banco 5 € por cada avião que colocaste. Também tens de pagar uma taxa de serviço, dependendo de quantas ligações diferentes que utilizaste para posicionar aviões:
Ligações/Taxa de Serviço
1-2 €
2-5 €
3-10 €
4-15 €
5-20 €
6-25 €
...-adiciona 5 € por cada ligação
3-Posicionar aviões numa ligação aérea de outro jogador
Podes posicionar aviões em ligações aéreas de outros jogadores. Eles não te podem impedir de fazer isso. Podes posicionar mais do que um avião usando esta acção, mas eles têm sempre de ser colocados na mesma ligação aérea.
Por cada avião colocado, pagas 5 € ao banco, e 5 € ao jogador proprietário da ligação (cada avião vai-te custar 10 €, a dividir pelo proprietário e o banco). Atenção que só um jogador pode deter uma ligação aérea, mas mais do que um jogador pode ter aviões na mesma ligação aérea ao mesmo tempo.
4-Reivindicar uma carta de Voo
Podes reivindicar uma carta, com a face virada para cima, de Voo Longo ou de Voo Curto. Tens de ter, pelo menos, um avião em cada ligação aérea num caminho contínuo que te leva desde a cidade de partida até à cidade de chegada.
Remove um avião de tua cor de cada ligação do caminho. Posiciona-os de regresso ao teu stock de aviões. Depois, tira a carta de Voo e posiciona-a à tua frente.
Se esta carta for uma das primeiras cinco cartas de Voo que reivindicaste, posiciona três Marcadores em cima dela. Se esta for a sexta ou mais, posiciona dois marcadores em cima dela. Usa os mesmo Marcadores que usaste para marcar a propriedade das ligações aéreas no tabuleiro do jogo. Os Marcadores que posicionas nas cartas de Voo irão ser usados quando coleccionas Rendimentos.
O número no canto da carta de Voo é o número de pontos de vitória que este Voo vale.
Podes reivindicar uma Carta de Voo Final da mesma maneira que uma carta de Voo Curto ou Longo, com algumas condições adicionais e efeitos.
5-Obter Rendimentos
Como a tua acção podes obter rendimentos do banco. Cada carta de Voo que reivindicaste gera rendimentos. As cartas mais recentes (com Marcadores) dão-te mais rendimentos que as aquelas mais antigas (sem Marcadores).
O banco paga-te 5 € por cada carta de Voo com um ou mais Marcadores em cima dela, e 2 € por cada carta de Voo sem Marcadores em cima dela. A seguir, tens de remover um Marcador de cada carta de Voo. Atenção que o rendimento que uma carta de Voo gera não depende do número de pontos de vitória que ela vale.
Tempo de Férias:

Existem duas cartas de Férias em cada baralho de cartas de Voo. Quando uma dessas cartas é tirada, coloca-a no primeiro espaço do tabuleiro e continua a jogar. Quando sair uma segunda carta (não tem de ser do mesmo baralho) coloca-a ao lado da primeira, no segundo espaço para cartas de Férias. Agora é Tempo de Férias, e o fim do jogo está perto.
Logo que a segunda carta de Férias é tirada, reabastece as duas filas de cartas de Voo até ao seu número máximo e coloca o resto das cartas de Voo de lado. Se uma terceira carta de Férias for tirada nesta altura, coloca-a de lado e ignora-a. Mais nenhuma carta de Voo irá ser adicionada até ao final do jogo. Ignora a partir deste momento, a Fase da Carta de Voo.
Todas as acções na Fase de Acção continuam disponíveis em cada jogada, mas agora para a acção Reivindicar uma carta de Voo, os jogadores podem reivindicar uma carta de uma das filas com cartas com a face virada para cima ou uma das duas cartas de Voo Final que eles detêm. As cartas de Voo Final são reivindicadas da mesma maneira que as outras cartas de Voo, usando um avião de cada ligação no caminho do voo. Adicionalmente, tens de observar as seguintes condições, quando reivindicas a tua carta de Voo Final:
- Não podes reivindicar uma carta de Voo Final até que existam duas cartas de Férias viradas para cima no tabuleiro do jogo;
- A tua carta de Voo Final sai da tua mão, pelo que não pode ser reivindicada por outro jogador;
- A carta de Voo Final tem três cidades. Essas cidade têm de ser visitadas pela ordem desenhada na carta.
- Durante o teu voo, não podes usar a mesma ligação aérea mais do que uma vez.
- Só irás jogar uma das tuas duas cartas de Voo Final. Descarta a outra quando jogares a primeira.
Quando tiveres jogado a tua carta de Voo Final, não terás mais acções para o que resta do jogo. Em vez disso, na tua vez de jogar, irás posicionar um avião em cima da tua carta de Voo Final. Cada avião na carta dá-te um bónus de 2 Pontos de Vitória.
Fim do Jogo:

O jogo termina imediatamente, logo que uma desta duas condições ocorra:
- Quando todos os jogadores tiverem jogado a sua carta de Voo Final.
- Quando um dos jogadores posicionar o quinto avião na sua carta de Voo Final.
Pontuação e Vencedor
A tua pontuação é a soma de todos os pontos das cartas de Voo que tenhas reivindicado. As cartas de Voo curto ou longo têm os pontos impressos. Uma carta de Voo Final vale 10 pontos mais 2 pontos por cada avião em cima dela.
O jogador com o maior número de pontos é o vencedor. Os empates são quebrados com a maior quantidade de dinheiro.
Atenção a todos os fanáticos de Ticket to Ride, este é mais um jogo a ter na colecção. O Alan Moon vez parte da equipa que testou o jogo. Este “Jet Set” foi uma das boas novidades de ESSEN 2008, apesar de ser editado por uma empresa pouco conhecida, a “Wattsalpoag Games”. A mesma que editou o “Nomads of Arabia:The Wandering Herds Game”.
Brevemente irei publicar no dreamwithboardgame as regras completas do jogo.

Mais sobre o jogo...

sábado, 13 de dezembro de 2008

A boa acção do dia...


À dias li um artigo no AbreoJogo muito interessante de alguém que tinha servido de apoio "técnico" para duas pessoas que entraram na mesma loja de jogos em que ele estava e as tinha ajudado a comprar jogos, dando-lhe algumas dicas e conselhos.

Engraçado como hoje revivi a mesma situação!

Tive de ir a uma zona comercial aqui por Aveiro e decidi visitar a Toys'r'Us para verificar se eles tinham o Carcassone ou outro jogo dentro dos jogos que gosto! Pura curiosidade! Fui procurando e, para tristeza minha constatei aquilo que inconscientemente já sabia. A prateleira dos jogos estava pejada de Monopoly, Risk, Cluedo e afins... Bem na parte inferior das prateleiras jazia uma caixa de Carcassone, moribunda e completamente desalinhada de todas as outras coloridas caixas!

Peguei na pequena caixa da Devir e pus-lhe os olhos. Decidi dar-lhe alguma dignidade, qual soldadinho de chumbo e pu-la numa prateleira mais visivel com esperança que alguém a visse e a leva-se.

Neste entretanto chegou um casal carregado de prendas. A senhora dizia para o senhor algumas coisas como "... e se levassemos este... parece ser muito divertido..." ele respondia "... sim, mas dá para que idades...", "aqui diz oito anos" - respondia-lhe ela. Eu assistia de camarote, e com uma censuravél curiosidade ao diálogo dos dois. Interiormente sentia-me compelido a falar e a dar-lhe uma sugestão, mas como não os conhecida... decidi virar costas e voltar para casa.

Quando já me encaminhava para a saída ouvi a seguinte tirada "... importava que o jogo desse para nós também podermos jogar!". Com esta última frase, perdi a vergonha e, voltando-me, disse-lhe: "desculpem estar-me a meter, mas vejo que procuram um jogo e eu recomedaria-lhes este..." e fui-lhe buscar a caixa órfã. Disse-lhe que o jogo era muito interessante, correspondia às idades que procuravam e todos se poderiam divertir a jogá-lo. A senhora disse que a caixa lhe parecia familiar e que até tinha ganho um prémio - referia-se claro está ao logo do "Spiel des Jahres 2001" que visualmente se destaca dos tons azulados da caixa.

Despedi-me deles dizendo-lhes que o poderiam encontrar na internet mais barato mas que talvez fosse bom comprar aquele exemplar pois já vem traduzido para português. Eles agradeceram-me e finalmente pude virar costas com a minha consciencia tranquila. Tinha ajudado alguém a ver outras coisas para além de uma colorida caixa de "Party & Co. Junior"!


É claramente visível que a "geração rasca" como alguém chamou aqui à uns anos a minha geração, é uma geração aberta aos jogos, pode não ter um impulso para ser uma geração de jogadores habituais, todavia é bem mais disponível para jogar socialmente. Por isso acho muito importante que sempre que possivel consigamos chegar a essas pessoas, que mais não seja trazendo sempre um joguinho fácil para propôr aos amigos...

Fiquem bem e até breve...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sessão - 9 de Dezembro 2008

Ontem, dia 9 de Dezembro, demos continuidade ao nosso encontro semanal, ainda que com o número mínimo - 2! Eu e o Gonçalo. O Paulo estava de "molho" com uma dor de garganta, enquanto o Jorge foi trabalhar.

Levei 4 opções na algibeira - Goa, Stone Age, Union Pacific e Agricola. A nossa escolha recaíu no jogo de Rüdiger Dorn - Goa.

Temia que este jogo me desiludisse tamanha era a minha expectativa em redor dele. Desde que me comecei a embrenhar mais no mundo dos jogos que tenho este jogo na lista de "must have". É quase um jogo fetiche. Como tal assustava-me a ideia de gostar tanto de um jogo que no final das contas até nem era assim tão bom...

Felizmente que os meus receios não se concretizaram, Goa é mesmo um excelente jogo. E mesmo depois de ter apanhado uma coça valente do Gonçalo, para quem este tipo de jogos de gestão de recursos acentam como ginjas, fiquei com uma vontade enorme de repetir, mas agora, de preferência com mais jogadores.

Começámos por ler as regras e entender o mecanismo do jogo que não é nada difícil de assimilar e depois pormo-nos a jogar de forma tímida. Aos pouco fomos entendendo a dinâmica e quando eu me apercebi já tinha o Gonçalo a ter mais 4 acções extra do que eu e a fazer o desenvolvimento das diferentes colunas de progresso em escala massiva, enquanto eu me ia movendo lentamente neste e noutros domínios. Simples e cheio de decisões difíceis, este Goa é mesmo um grande jogo, que me seduziu deste sempre, no início pelo tema dos descobrimentos portugueses, agora, para além desse motivo há também o jogo em si!

As pontuações foram muito dispares 51 contra 31 mas o Gonçalo já sabe que de uma próxima não vai levar a vitória assim tão facilmente. :)

Uma última palavra para o Paulo, a quem desejo o regresso breve e com saúde!

Fiquem bem e até breve...

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Um fim-de-semana peculiar!

Este fim-de-semana foi mais longo, pois cá por Portugal o dia 8 é feriado (Imaculada Conceição - Padroeira de Portugal) e, este ano tivemos a sorte de ser à 2ª feira, logo o fim-de-semana foi de 3 dias!


Com algum tempo a mais há sempre mais possibilidade de jogar um joguinho, e foi o que aconteceu.

No sábado à noite tive de ir com a Isabel à Feira Social que decorreu nos Pavilhões das Feiras em Aveiro. A escala da Isabel reservou-lhe a hora das 21h às 22h para tomar conta do stand da instituição cá da minha terra - o Centro Paroquial de São Bernardo. Claro está que uma hora com a perspectiva de ficar na "seca" a ver passar público, não é lá muito animadora, todavia, se houver um jogo por perto até se consegue matar o tempo. Assim pensei, e assim aconteceu.


Quando chegámos o stand estava quase às moscas, isto porque o mau tempo afastou por completo qualquer vestígio de visitantes e as poucas pessoas que se encontravam no recinto eram os responsáveis pelos stands e a PSP, que até me disse boa noite!

Quem estava no stand do Centro era a Sara e o Jorge acompanhados pela São e por uma outra rapariga, de que agora não me recorda o nome!

Acompanhando-me estava a saquinha ecológica do Jumbo, onde repousavam tranquilamente uma caixa de Catan, outra de Hive, outra de Carcassone e ainda uma de Make'n'Break. As duas últimas tiveram sorte e repousaram durante todo o tempo que estive neste evento, ao contrário do Catan e do Hive.

O Catan foi o primeiro a vir à mesa, improvisada mas algo familiar. É que a serapilheira verde que a forrava parecia-se mesmo com a minha... Na verdade a Isabel houvera-me surripiado à socapa a minha querida serapilheira verde, que sempre reveste a minha velhinha mesa de jogo com pés de galinha. Doeu-me a alma de ver a pobre toalha, ali, pejada de tudo menos daquilo que ela mais gosta: tabuleiros, fichas, cartas, dados e meeples! Mas enfim chegou o dono com uma saquinha toda catita cheia dos seus miminhos semanais - jogos!

Formámos uma tripla de jogadores e, depois de explicar as regras à jovem de quem referi à pouco não me lembrar do nome, e de resto continuo na mesma, começámos. Vou poupar-vos aos comentários detalhados do jogo, até porque também estou com pouca vontade de o fazer, quero dizer-vos apenas que este foi o jogo onde o 5 saiu mais vezes seguidas em toda a história do Catan! Jamais alguém poderá ter conseguido tirar mais de 4 ou 5 vezes (!) os dados com a cifra de uma mão cheia de dedos levantados, como nós! Com a agravante de só um jogador ser beneficiado com esse lançamento... eu! Sem exagerar o 5 deve ter saido para aí umas 20 vezes!!!

Foi com algum constrangimento que fui jogando e arrecadando minério, ao ritmo frenético dos cincos que iam saindo. A jovem que não recordo a graça ria, o Jorge sorria, pouco contente com a minha sorte, vociferando tiradas sarcásticas de que aquela sorte nunca o houvera acompanhado em tempo algum!

Admito que o jogo foi tendencioso e qualquer gajo normal não aguentaria tamanha leiteira sem pelo menos lhe passar pela cabeça que eu limara os dados para aumentar as minhas probabilidades. Quem me conhece sabe que seria incapaz de estragar um jogo com qualquer tipo de objecto abrasivo ou ameçar a integridade do cartão de algum dos meus jogos!

A vitória sorriu-me e o melhor foi mesmo ver a cara de contentamento da jovem que pela primeira vez se tinha deliciado a jogar este mega sucesso que é Catan! Mesmo que para nós...

Entretanto o Jorge e a Sara foram embora e a minha mulher também pois com tudo isto a hora passou-se. Eu ainda fiquei mais um pouco para ensinar, a mesma jovem e a Graça, a responsável pelo stand das 22h às 23h, a jogar Hive. É um bocado "seco" como filler, mas como era o único para 2 pessoas (isto porque eu pensava que as iria deixar a jogar!) que tinha comigo tornou-se a única hipótese.


Fui explicando as regras à medida que elas iam jogando e foi interessante vê-las a "crescer" à medida que se iam inteirando melhor do mecanismo do jogo. A determinada altura decidi dar uma mãozinha à jovem que estava um pouco "perdida" e acabei por ajudá-la a ganhar mais rapidamente. Bem sei que fui um escroque indecente, pois estou em vantagem, mas a verdade é que a hora já ia avançada e precisava de regressar ao meu "lar-doce-lar". E regressei!

O domingo reservava-me a maior coincidencia de toda a história (acho que já escrevi isto!). Como é possível encontrar o Zenão (Pedro Godinho) à frente da minha casa com a sua esposa e os seus dois rebentos? - Hehe, mas isso é impossível caro amigo! - responderão muitos de vós. Mas a verdade é que aconteceu! O Zenão, figura cara ao panorama dos boardgames em Portugal, e agora um pouco afastado destas andanças, estava ali, a chamar por mim, em frente à minha casa! A resposta a esta probabilidade pouco provável é os laços de familia que o ligam à minha vizinha do lote 8 - a Anabela! Coisa de Moros claro está!

À tarde ainda tentei que pudessemos jogar uma partidinha mas era óbvio que a reunião de família a que tinha vindo era mais importante. Ainda conversámos um bom bocado e gostei muito dessa nossa conversa sobre jogos. É que este tipo de discussão não acontece todos os dias, pois nem todos gostam tanto do tema como nós!

Mesmo não podendo contar com o Zenão, acabei por receber a visita do meu cunhado, um frequentador intermitente cá de casa, e que também gosta bastante de jogar; e ainda de um casal amigo que há muito não vinha chez moi - o Zé, a Vera e a pequena Inês.

Quando a Zé e a Vera chegaram estavamos a acabar uma partida de Gift TRAP, que terei muito gosto em falar num artigo futuro. Resta-me apenas dizer-vos que é um óptimo jogo para oferecer neste Natal, pois este é o jogo de Natal por excelência, onde o objectivo é saber dar e receber os presentes certos às pessoas certas. Jogámos a edição portuguesa da Morapiaf, que está muito boa! Parabéns uma vez mais ao Vicente pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer com esta editora nacional! É bom estarmos atentos a eles...


Bom mas como eu dizia estavamos a acabar de jogar o jogo do Natal e logo de seguida propusemos uma partidinha onde todos pudessem entrar. O eleito foi - Hick Hack - ou o jogo das galinhas como é conhecido cá em casa! Como sempre resultou em cheio. Há jogos que têm este efeito - sucesso na certa - este Hick Hack é um exemplo disso, aconselho-o vivamente a todos os que têm necessidade de ter um jogo em casa para servir aos amigos que não ligam bóia a jogos de tabuleiro, mas não resistem a uma actividade de grupo que os ponha com boa disposição!


Enquanto não esmorecia o entusiasmo fui buscar Halli Galli e jogámos duas partidas. Galhofa pega, uma campainha que à muito entregou a alma ao criador e umas mãos semi pisadas, foram os resultados conseguidos um pouco por todos os participantes!

Ainda tentei pôr o Catan a rodar mas a hora já reclamava qualquer coisita para comer, e o entusiasmo destes amigos para jogar também não era o maior... Mesmo assim gostaram bastante de jogar as duas partidas de Hick Hack que lhes propus!

Hoje joguei Pitch Car e um jogo de memória com a minha filhota! Et voilá cá está o meio fim-de-semana alargado... agora haverá encontro semanal, lá para... amanhã ou quarta-feira...


Se estão a ler esta frase depois de terem lido todo o artigo dou-vos os parabéns e agradeço-vos pelo esforço hercúleo!

Fiquem bem e até breve.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Previsões da Z-Man para 2009

Com 2008 a dar as últimas, a Z-Man Games apresenta-nos as suas previsões para 2009, no que toca a lançamentos.

A editora americana tem prevista para o ano que vem a expansão do mega sucesso de Matt Leacock - Pandemic, entre muitos outros títulos, desde re-edicções a estreias absolutas.

Para já deixo-vos a lista, informações sobre os jogos ficam para mais tarde:

- Arena

- Arimaa

- Aviation Tycoon

- B-Movie card game

- Bridge Troll

- Burrows (was Tubes)

- Cleopatra's Caboose

- Council of Wyrms

- Court of the Medici

- Duel Above the Clouds (pas sur)

- Duel in the Dark: The Baby Blitz

- Ideology 2nd edition

- Long shot

- Monster Liner

- Order Up

- Pandemic Expansion

- Prophecy Expansions 1 and 2

- Reef Encounter of the Second Kind

- Ubongo Duel

- Ubongo Extreme

Quem quiser saber mais pode consultar o site da Z-Man Games - AQUI.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

1º Grande Prémio Motor Champ JogoEu


Ontem, dia 4 de Dezembro realizou-se o 1º GP Motor Champ JogoEu com quatro participante: Carlos, Gonçalo, Jorge e Paulo.
Antes do início da corrida, definiu-se o traçado da pista. Optou-se por uma pista constituída por 3 secções (pista mais longa).
A seguir, procedeu-se à escolha das equipas, cada participante ficou com a responsabilidade de gerir 2 equipas e de pilotar 4 carros.
Por fim, foi escolhido o método de atribuição da grelha de partida. Optou-se pelo lançamento dos dados em detrimento de uma volta à pista por cada carro.
A "Pole Position" foi para o Carlos, mas neste jogo isso não quer dizer nada, porque a corrida tem a duração de 6 voltas, e muito coisa pode acontecer, como veio a acontecer...

A animação foi tanta que ficaram por tirar as fotos da corrida.

Foi um grande prémio muito disputado, onde todos mostraram os seus dotes de condução.
Todos os carros em prova deram pelo menos uma volta á pista, contudo, o Gonçalo bem cedo viu a sua equipa Laranja fora de prova. Dos 3 primeiros carros acidentados, 2 eram da equipa Laranja do Gonçalo.

A parte mais táctica do jogo foi a definição do momento das paragens nas boxes. O Paulo e o Carlos optaram por paragens nas boxes antes de completarem a primeira volta á pista, enquanto o Jorge optou por ir o mais tarde possível. A táctica do Gonçalo foi de entrar na boxes quando tivesse oportunidade de o fazer.
O Carlos foi o mais eficaz nas paragens nas boxes, conseguido sempre perder o menos tempo possível.
Tivemos várias situações caricatas com as paragens nas boxes, a mais engraçada ocorreu com a equipa vermelha do Gonçalo, que com um dos carros, passou praticamente a linha da boxe, a andar 1 casa em cada jogada.

Dos 16 carros à partida só 5 carros viram a bandeira de xadrez, dois deles, com uma volta de atraso em relação ao vencedor. Os restantes carros foram tendo acidentes ou despistes ao longo das 6 voltas do grande prémio.

Houve situações em que os carros que lideravam a corrida se despeitaram, ficando fora de prova.
O Jorge vez a última parte da corrida apenas com 1 carro, mas consegui na última volta ultrapassar o carro Preto com o n.º9, e alcançar o segundo lugar. Os dois carros pretos do Paulo, lideravam a corrida no início da última volta.
No final da corrida três carros, o 4º, 5º e 6º lugares tiveram despistes quando estavam a chegar à meta, o Amarelo n.º6 ficou mesmo na última curva, antes da recta da meta.

A falar em curvas, a 2ª curva do circuito, foi madrasta para grande parte dos carros que ficaram fora de prova.

Foi uma noite diferente e divertida. Aqui ficam as classificações do 1º Grande Prémio Motor Champ JogoEu, realizado na casa do Jorge.

Classificação Geral

O pódio:
Classificação por equipas
Classificação por Jogadores



Mais sobre este jogo...

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Tric Trac D'or 2008

Como tinha feito referência num post anterior o site francês Tric Trac estava a votos para eleger o melhor de 2008. Referi na altura os finalistas e dei o meu palpite. Foi por uma nesga que não acertei!

A ordem dos 3 primeiros foi a seguinte:

1º Agricola (315 pontos)

2º Pandemic (197 pontos)

3º Race for the Galaxy (193 pontos)

De seguinda ficam os restantes da lista:

4º Brass (187 pontos)

5º Stone Age (179 pontos)

6º Metropolis (176 pontos)

7º Ano do Dragão (159 pontos)

8º Amyitis (145 pontos)

9º Jamaica (65 pontos)

10º Kahmaté (50 pontos)

Parabéns aos vencedores!