quinta-feira, 21 de agosto de 2008

2008/2009 Abertura Oficial da Época de Jogo Semanal

Na 3ª feira passada demos início à temporada 2008/2009 das sessões semanais do grupo de jogos de tabuleiro de Aveiro. Como é normal o início começou com algumas ausências (3 no total). Às 21h15 éramos 3 para jogar Brass. Eu, a Sílvia e o Gonçalo!

O jogo escolhido foi uma estreia para a Sílvia por isso, e enquanto eu ia preparando o setup do jogo, o Gonçalo foi fazendo as despesas da casa no que toca a explicações de regras. Depois de alguns minutos de explicações começámos a jogar.


Tanto o Gonçalo como a Sílvia desde cedo foram apostando na construção de canais enquanto eu fui apostando sobretudo no desenvolvimento das minhas indústrias. Com alguma felicidade consegui construir uma cotton mill de nível 2, uma mina de nível 2 e um estaleiro de nível 2.

Fazendo as construções que mencionei ganhei a possibilidade de manter tudo para a era do rail, inclusivamente o estaleiro que no compto geral rendeu 36 pontos!


Com o início da era do rail todos apostámos forte nas conexões e essa procura foi lapidando de forma intensa as reservas de carvão, quer em Lancashire como mais para o fim do jogo no próprio mercado do carvão!

A Sílvia foi investindo em portos e em carvão, enquanto o Gonçalo apostou bastante em ferro, conexões e carvão. Eu fui procurando construir algumas cotton mills e a meio da era do rail consegui construir o meu último estaleiro de nível 2 adicionando na contagem final mais 18 pontos.

Mesmo a encerrar o jogo tive uma dica preciosa da Sílvia (obrigado!) pois por me faltar apenas 1£ não podia investir numa conexão de 2 rails por 15£+4£ pelo carvão do mercado a 2£ cada unidade (só tinha 18£)! A Sílvia aconselhou-me a comprar de apenas uma conexão deixando a outra para a derradeira jogada. E assim foi. Consegui com essa jogada, a dois tempo, conectar-me com o mercado distante e com a minha última carta tentar a sorte de vender os meus 3 cotton mills. A sorte não foi total pois ficou um por vender!

Depois de contabilizados os pontos de cada um acabei em primeiro lugar com 159 pontos, seguido pelo Gonçalo com 143 pontos(?) e a Sílvia um pouco mais atrás com 139 pontos (?).


Um jogo espectacular que só tenho pena de ter sido tão "comprido". Obviamente que posso atenuar esta minha sensação com o facto de ter jogado com uma estreante, e naturalmente haver mais AP (Analysis Paralysis).

5 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Quizz:

Que jogos estão sobre a tábua de passar-a-ferro?

Gonçalo disse...

Foi de facto uma bela abertura de época. Foi um jogo dinâmico e bem disputado. Uma palavra de reconhecimento para a Sílvia que apesar de ter ficado em último se portou muito bem nesta estreia. Parabéns ao Carlos pela vitória que apostando em jogadas de alto "rendimento" (pontuação por 3 vezes de shipyards - 54 ptos) ganhou a corrida. A bem da verdade desportiva referir que a minha pontução final foi de 153 ptos, não 143! heheheheheeheh
Abraços e até à 2ª jornada
Gonçalo

P.S: Eu sei quais são os jogos, mas uma vez que fui eu que os pousei ali, não seria justo responder. :)

Duarte disse...

Carlos se me permites a pergunta, não haviam portos (virados ou não) na mesa antes da última jogada? Ou não existiam ligações a esses mesmos portos?

É que se existiam portos e ligações aos mesmos, independentemente do jogador que os detenha, todos os jogadores estão automaticamente ligados ao mercado distante e podem vender para lá.

Abraço
Duarte

Carlos Abrunhosa disse...

@Gonçalo

Fizeste bem em te abster na resposta ao quizz! hehe

E fizeste bem em referir o valor final da tua pontuação, se reparaste bem eu tenho um (?) ao lado das vossas pontuações...


@Duarte

Realmente eu estava ligado a um porto já flipado, e sim, surgiu a dúvida a que tu já respondeste durante o jogo, nós jogámos sem respeitar essa regra, mas se formos a ver nem alterou muito o resultado final!

Carlos Abrunhosa disse...

...e os jogos eram Aton e Ballon Cup... infelizmente não vamos poder atribuir os 1000€ que estavam em jogo! Paciência para o próximo Quizz JE haverá Jackpot!!!!