sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sushizock im Gockelwok - em poucas palavras

Para os amantes de "Pickomino" de Reiner Knizia editado pela Zoch/Gigamic, há uma novidade muito agradável para contar... Acaba de chegar ao mercado um novo título dentro da mesma linha "dóminesca". Desta feita o senhor doutor assina "Sushizock im Gockelwok".

O jogo é muito próximo de Pickominó (um primo para aí), no entanto enfeita-se com outra temática - o Sushi!


Como a regra é: em equipa que ganha não se mexe, a Zoch manteve a parceria de Pickominó - Knizia a criar e Doris Matthäus a ilustrar. As peças de "dominó" só diferem nas ilustrações em relação ao primeiro título, mantendo a boa qualidade. O mecanismo também é muito próximo do jogo das "minhocas" (Heckmeck) com pequenas nuances no sistema de pontuação bem ao jeito de Knizia...

O jogo é composto por peças "Sushi" e peças "espinhas" que estão disposta em filas, viradas para cima. Na sua vez, o jogador lança os dados, a fim de conquistar peças. Os lados do dados têm as ilustrações de paus de comer (à chinês), espinhas de peixe ou sushi, em vermelho ou azul. Tal como em Pickominó o jogador pode lançar os dados várias vezes para optimizar o seu resultado, sabendo que temos de colocar sempre, pelo menos, 1 de lado. Há 5 dados e 3 lançamentos para ajustar a nossa estratégia. Uma vez lançados os dados, o jogador poderá, ou terá, de ir buscar uma peça da fila "Sushi", da fila "espinhas" ou do monte de um dos nossos oponentes... Após ganhar uma peça, o jogador tem de a colocar numa das suas duas pilhas "Sushi" ou "espinhas".

E como se ganham pontos?
O jogo acaba quando a última peça (sushi ou espinha) é retirada do centro da mesa. Então, todos os jogadores colocam as suas pilhas de sushi e espinhas ao mesmo nível, suprimindo as que ultrapassam o valor máximo da pilha que tiver menos peças (estilo Tigris e Euphrates). Depois deste processo concluido é só preciso contar o valor das peças de Sushi e subtrair o valor das peças Espinhas. Quem tiver mais pontos ganha!

Como perceberam a subtileza da pontuação obriga os jogadores a manter um equilíbrio entre a conquista de peças de Sushi e as peças de Espinhas, para no final poder ter mais pontos!


"Sushizock im Gockelwok" é um jogo simples, rápido (20 minutos), e barato, que qualquer um que tenha mais de 5 anos poderá jogar! O jogo estava era uma estreia para a feira de Essen deste ano, todavia já é possível encontrá-lo em várias lojas online.

Bons jogos!

0 comentários: