quarta-feira, 9 de abril de 2008

TrincaCon...venceu

Peço desde já desculpa pela demora na publicação deste post, mas o trabalho tem apertado e só hoje arranjei um tempinho para escrever...!
Como já sabem, no sábado passado realizou-se mais um encontro nacional de bordgames, desta feita na bonita cidade de Abrantes.
A representar Aveiro fui eu, o Gonçalo e a sua namorada Sílvia. Chegámos por volta das 11h30 e começámos logo por constatar as evidências de um espaço magnífico e uma organização pautada pelo detalhe.

Antes do almoço ainda houve tempo para um pitch car a 6, onde Aveiro colocou 2 corredores no pódio, o 1º lugar ficou para o Gonçalo e o 3º para a Sílvia. Eu disputei o 1º a contar do fim com o amigo Vasco. Depois veio um China aconselhado pelo Vasco e na companhia do Angiolino, um area control muito interesante, simples e fluído, muito rápido e entretido. Desta feita a vitória sorriu ao Angiolino que me ganhou por um misero ponto. De seguida jogámos um Crokinole a 4 com o nosso amigo Costa, mas com as regras aldrabadas, pois à tarde repetimos a dose e o Pombeiro colocou-nos a par da verdadeira forma de jogar Crokinole. Até em Abrantes jogámos um jogo mal à primeira, está-nos no sangue...!

Após um rico almoço, e que almoço meu Deus... fomos dar um passeio pelas redondezas do restaurante, apanhar um pouco de ar puro, apreciar a vista e aproveitar para planear uma nova visita a Abrantes, desta feita com o Carlos e as nossas respectivas esposas. O local é muito bom, muita sombra, muito espaço verde, um verdadeiro espaço de lazer!
Regressados da passeata fomos logo convidados pelo Soledade de Leiria para testar o novo protótipo do Marc Gerts, o "Kings of the Heaven". Eu confesso que não sou muito a favor dos jogos de 3 horas neste tipo de encontros, mas o desafio parecia merecê-lo, apesar de tudo era um jogo em fase de rodagem e fazer parte dos testes pareceu-me algo único.
Partimos então para a aventura, éramos 6, nós os 3, o Hugo (#nbs), o Soledade e o Pedro do Porto. Após uma boa explicação das regras por parte do Soledade lá fomos nós rumo ao Perú, país onde se desenrola a acção, fazer uns sacrifícios ora pelo Deus da Lua, ora pelo Deus do Sol.
O jogo à semelhança de todos os outros do Mac tem o famoso rondel, tem um mercado à semelhança de Hamburgum e tem umas expedições à boa moda das manuver's do Imperial. Ora até aqui nada de novo, pois e não fosse a mecânica dos sacrifícios e o jogo poderia-se resumir a um restile das regras dos 3 jogos anteriores do Mac acompanhadas de um tema diferente.
No final tivemos a oportunidade de discutir com o Soledade a eventual possibilidade do jogo poder vir para o mercado e concluímos unanimemente que para isso acontecer o Mac vai ter de afinar muita coisa, começando pelo mercado que está sempre pouco competitivo, passando por um par de acções que têm de ser revistas.
É neste ponto que eu afirmo (e o Gonçalo também) que valeu a pena ter estado cerca de 3 horas a jogar este jogo, pelo facto de podermos ter a oportunidade de fazer parte do processo evolutivo de um jogo a sério, imaginar as voltas que ele tem de dar para sair cá para fora oleado e a proporcionar horas de satisfação a quem o jogar. Não foi ao acaso que o Mac teve tantos anos o Imperial no laboratório e o jogo se tornou naquilo que nós conhecemos hoje. Uma coisa é certa, este "Kings of Heaven" se saísse hoje cá para fora, não lhe adivinhava grande sucesso, mas se amadurecer, for bem limado e refinado, até se poderá tornar num grande jogo.

Após este grande teste, fomos a mais uma rodada de Crokinol, desta vez o 4º elemento foi o Philip, o Runedrake. Joguei eu e ele contra o Gonçalo e a Sílvia e após um avanço de mais de 50 pontos, fomos apanhados e acabámos por perder por muitos. Um jogo muito divertido que ganhou mais 2 fãs...

Por fim fomos aprender Tichu com a ajuda da Maria João do Porto e do Pedro. Este Tichu revelou-se muito interessante, pois se ao início nos pareceu muito ao "Presidente" jogado há uns anos com as nossas tradicionais cartas, (onde também temos de responder à mão do nosso antecessor com uma mão maior) os toques orientais deste Tichu, nomeadamente as 4 cartas especiais, as bombas e as belas apostas tornam este jogo muito divertido para se jogar a 4.

A noite chegou e tivemos que vir embora, Aveiro estava a cerca de 200 Kms e teve que ser. Pelo que já vi no "Abreojogo", parece que perdemos muita coisa interessante, principalmente o Wherewolf animado pelo Jonny, esse tive pena de perder, mas fica para uma próxima... Quem sabe aqui em Aveiro, pois é, não conseguiremos trazer a Trincanela para São Bernardo, mas como diz o outro, para se jogar bastam pessoas, mesas e cadeiras... e jogos!

Resta-me agradecer em nome do JogoEu à excelente organização do TrincaCon, estava tudo perfeito, apenas um detalhe, a fasquia ficou muito elevada para futuros encontros! Excelente espaço, excelentes anfitriões (obrigado Leonardus), excelentes colaboradores (Grande Vasco, grande People of Porto), excelente comida, e a razão do encontro, GRANDES JOGOS!!!!