segunda-feira, 14 de abril de 2008

Numa tardinha de Domingo...

Ora viva outra vez... Hoje trago-vos mais umas horas de boardgames que passei ontem, domingo, cá por casa.


Tudo começou com uma provocaçãozinha ao meu cunhado, na sexta-feira, para uma desforra em Notre Dame. Não que tão sacro lugar mereça semelhante querela, porém Notre Dame é daqueles jogos que me apetece estar sempre a jogar... e ao Zé, o meu cunhado, a mesma coisa. Ainda por ciam o gajo tem a mania que ganha sempre! E voltou a ganhar... por 1!!!!


Bem as coisas até parece que começaram com uma alegre montagem de distritos, mensagens, colocação de carruagens nos respectivos mercados centrais dos nossos bairros, mas não! Tudo começou com Catan!


É verdade fui buscar o empoeirado Settlers of Catan ao fundo do baú, para assim agradar à Isabel, que se juntou a nós numa partidinha inicial - para abrir o apetite. E até foi bom. Primeiro por ganhei, e eu raramente ganho este jogo (sacana dos dados!), depois porque foi a oportunidade de ter a minha mulher a jogar comigo, coisa que é rara, como muitos já devem saber!


Bom, a história do jogo não é muito longa, basta dizer que os meus adversários apostaram nos campos errados e eu vi-me a receber 3 trigos e 2 lãs muito cedo... e ainda por cima ninguém me fazia oposição, pois ninguém tinha cidades colocadas no 6!!! Assim como foi muito fácil desta vez para mim também me recordo de outras vezes ter sido muito ingrato... por isso, acho que se fez justiça (hehe). No fim, aproveitou-se o bom bocado de tempo que estivémos a jogar, sobretudo porque é óptimo fazer o que gostamos com quem gostamos...


De seguida, e agora já sem a Isabel fomos para o já "marcado" Notre Dame. Agora sim, montámos as pecinhas todas e os cubinhos todos e etc e tal... Começámos a jogar e lá fomos pondo em práticas as nossas estratégias. Desta feita procurei os pontos mais cedo (em má hora) e... dei-me mal. Não porque não tenha sido uma boa estratégia, até iria ser, no enatanto um deslise inqulificável levou-me a contrair a peste e depois... bem, já sabem... perdi por 1 ponto.

Aproveitando a "embalagem" decidimos experimentar Zooloretto, agora com maior respeito pelas regras do senhor Schacht! Não demorou muito explicar o jogo ao meu cunhado, porque aquilo que eu ainda não tinha muito bem assimilado resumia-se às condições da Money Action!

Deixámos os flamingos, os camelos e os cangurus de fora e começámos a nossa aventura de preencher o nosso zoo! Jogado de forma fluída e sem grandes precalços lá passámos cerca de 30 a 40 minutos de volta do SdJ 2007. O meu cunhado gostou do jogo e concordou comigo que se trata de um bom jogo familiar sem grandes pretenções e sobretudo muito pouco adequado a quem não sabe o que é ter filhos mais novos! Sim porque isto é muito engraçado para os mais novos, mas pode se tornar numa monotonia com quem gosta de jogos a sério. Bom, acho que Zooloretto cumpre a sua função às mil maravilhas e por isso o meu 7 no BGG.

Ainda pensei propôr Pilares da Terra, mas a hora já era pouco adequada, sobretudo porque o Zé ainda tina caminho pela frente... fica para a próxima... depois de Notre Dame, claro! hehe

Fiquem bem e até breve!

0 comentários: