segunda-feira, 10 de março de 2008

Pandemic - uma perspectiva

A ocupar actualmente o 58ª lugar do BGG (?!) este jogo parece ser um dos hits do momento. Trata-se de um jogo editado pela Z-Man Games da autoria de Matt Leacock, um autor pouco conhecido sem criações de renome até à data. Este Pandemic é um jogo cooperativo para 2 a 4 jogadores e que se joga em menos de 1 hora!

Percorrer o mundo a erradicar as doenças que ameaçam a humanidade, é o objectivo deste jogo. Quer sejam chefes das operações, investigadores, cientistas, médicos ou especialistas em logística, terão sempre muito trabalho para que a pandemia não se desenvolva, pondo termo aos numerosos focos de infecção. Um desafio de grande escala para a Organização Mundial de Saúde!

Cada um no seu papel, cada um na sua missão, mas todos contra o jogo. É a aposta deste jogo cooperativo que propõe a cada jogador lutar contra a progressão inexorável e rápida da doença (no sentido lato do termo). Será necessário um forte espírito de equipa e uma boa dose de planificação para implementar as melhores condições sanitárias, concentrar os cuidados paliativos nos locais estratégicos e descobrir os antídotos em tempo útil.

O jogo utiliza o mecanismo do Card Driven também conhecido pela arte de utilizar com cuidado uma mão de cartas. Neste jogo, uma carta pode ser utilizada de duas maneiras: quer seja conservada, a fim de descobrir um remédio no curto prazo, quer seja utilizada para justificar uma acção do jogo (deslocações, laboratórios, cuidados, etc.). Toda a dificuldade do jogo é escolher com inteligência que utilidade poderá ter cada carta: desperdiçar cartas para acções pouco rentáveis, é assegurar a derrota contra um jogo que não perdoa os erros de ninguém! As boas escolhas são sinónimo de vitória, enquanto as más são sinónimo de derrota... simples, eficaz e mortal! Ainda mais difícil porque estas escolhas são negociadas e discutidas por todos os jogadores!

Pandemic está à venda com um preço que varia entre os 25 e os 30€.

Fiquem bem e até breve.

4 comentários:

soledade disse...

Este anda-me debaixo de olho mas acho que está difícil de conseguir. Está meio esgotado.

Então e o Brass é para quando? Se quiserem eu vendo! hehehe

Carlos Abrunhosa disse...

Pois eu também achei Pandemic muito interessante dentro do estilo Cooperative

Em relação ao Brass a coisa está meio estagnada. Agora com a cena do RPG estamos a jogar boardgames só de 15 em 15 dias e infelizmente ninguém tem mostrado muito interesse em trazê-lo à mesa! Bom qualquer dia... mas eu já fiz um joguito sozinho com o meu outro eu e achei muito engraçado!

Costa disse...

Engraçado o BRASS??? É um jogão, o melhor até ver de 2007. Sacrilégio!!

PANDEMIC esteve inicialmente falado para aparecer na edição passada de Essen e ia na minha lista. Acabou por ser adiado, tal como outros. Parece-me uma bela ideia para um jogo. Também estou à espera de lhe pôr o dente :P

Carlos Abrunhosa disse...

Bom não é preciso que te exaltes (hehe), confesso que engraçado possa ser uma expressão mal escolhida.

A verdade é que ainda não tive oportunidade de experimentar Brass com os meus compinchas e pelo que parece isso não acontecerá tão cedo. É pena mas...