quarta-feira, 19 de março de 2008

Imperial: Eu e as regras!

Os meus companheiros aqui do JogoEu já sabem como eu sou. Enquanto tiver dúvidas em relação a alguma regra, não descanso enquanto não ficar esclarecido. Pois ontem, durante a sessão de Imperial, fiquei com dúvidas em relação a duas acções que estávamos com frequência a efectuar: "Maneuver" e "Investor".
Vamos à primera: Na acção "Maneuveur" estávamos a considerar que o movimento de saída de uma frota da "doca seca" para o mar impedia que essa mesma frota fosse usada para fazer transporte marítimo de um exército. Ora, como não fiquei totalmente convencido, fui investigar melhor o livro de regras e o BGG (essa fonte inesgotável ;))...e cheguei à conclusão que se pode usar a frota que acabou de sair da doca para fazer o transporte marítimo de um exército.
Segunda: Investor - A questão dos múltiplos investimentos num país. Ontem quando alguém tinha a possibilidade de investir, e sobretudo no final em que havia mais capital, era lhe dado o direito de comprar tantos títulos (bonds) quantos o seu dinheiro permitisse. Ou seja, se estivesse disponível o título 4 milhões e 6 milhões, o jogador pagava 10 milhões e ficava com os dois títulos. Ora uma leitura mais cuidada das regras leva-me a concluir que isso é ilegal. O investidor só tem duas hipóteses: ou aumenta o valor de um título que já tem, ou compra um novo.

Folgo em saber que mantemos a nossa coerência...a primeira que jogamos tem de ser com uns atropelozitos às regras. Hehehehehehe! E resta saber se não haverá outras regras que nos passaram ao lado. A ver vamos...temos de jogar mais.

P.S.: Esta foi a minha interpretação das regras. Se alguém entretanto descobrir que eu estou a interpretar mal por favor elucidem-me. Obrigado.

P.S.1: Vou ainda hoje, espero, publicar um resumo da nossa sessão de Imperial.

3 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Boa então quer dizer que eu não poderia ter aquelas bonds todas da Alemanha...Ups!

Jorge Teixeira disse...

Nós somos demais, é disto que eu mais gosto, a primeira é para os pardais!
Pois é meus meninos, aqueles trinta e tal milhões investidos na alemanha pelos vistos só mesmo na nossa mesa...ehehe
Mesmo assim foi jogo para me satisfazer à grande...
Este sim, com o tempo poderá tirar o Power grid do meu top.
Este tem de voltar à mesa rápidamente!
Abraços

soledade disse...

Essa manobra é o convoy. Não se preocupem porque nós tb já jogámos isso mal. O barco pode, depois de sair do porto para o mar, fazer o transporte de UMA tropa. Só UMA.

Quanto ao Investor, pois. É só uma acção de cada vez. E não se esqueçam que se houver um gajo que n tem o controlo de nenhuma nação tb pode comprar. Mas só compra depois do tipo do investor.