terça-feira, 7 de abril de 2009

TrincaCon 2009 - Como foi?

Data: Dia 4 de Abril de 2009
Local: Abrantes - Parque Urbano de São Lourenço
Evento: TrincaCon 2009 – 2ª Convenção Nacional de Abrantes.
Horário: 10h – 2h

O evento começava cedo, pelas 10 horas da manhã. Eram esperados participantes das várias localidades do país: porque as convenções nacionais são mesmo isso, oportunidades para revermos os parceiros de jogo com os quais não podemos estar tão frequentemente devido às distâncias geográficas, ou para conhecermos novas caras. E assim conseguimos sempre, jogar jogos diferentes, com pessoas diferentes das quais estamos habituados a jogar.

Vinda de Lisboa (Mafra – Lisboa – Abrantes), cheguei ao local do evento pouco passavam das 10h. Lá já encontravam algumas pessoas, PitchCar e Crokinole já montados nas mesas (cortesia do sr. Pombeiro que já se encontrava no local do evento). Hora do Check in.


(Pitchcar)

Através do Abre o Jogo já tinham sido feitas as pré-inscrições, e como tal, em cima da mesa, já se encontravam os identificadores com o nick/avatar/nome de cada um, para que todos nos reconhecessemos melhor. E com eles um bónus: um pin do evento!

(recordação - identificador e pin do evento - foto por mim)

Conhecemos assim os anfitriões, e foi hora de deixar os jogos na “banca”. Várias prateleiras já tinham nelas alguns jogos, e a biblioteca começava agora a rechear-se. Compraram-se também as senhas para almoço e trinca (jantar), combinação essa que dava direito a uma rifa para o grande sorteio! (já lá chegaremos!)

(Dois dos anfitriões e a banca!)

O ambiente em si sentia-se já bastante agradável. Várias mesas no interior do espaço, mesas exteriores para quem quisesse aproveitar um pouco os raios de sol. Com tudo preparado e à nossa espera, era hora de começar a jogar. Começavam assim a ser escolhidos os primeiros jogos a irem à mesa. Quanto a mim, comecei com um Antike para a parte da manhã.

E entretanto, chega vinda de microfone, a mensagem de boas-vindas aos participantes. É O HOMEM DA TOGA! (os homens da toga, vestidos como frades, seriam quem estaria totalmente disponível para chamarmos para explicar jogos e tirar dúvidas). Poderíamos jogar “no interior, na relva, ou até no lago”! São ditos quais os prémios para as ditas rifas: 1º prémio – um fim-de-semana em Quarteira para duas pessoas + um cheque-brinde de 150 euros em jogos ; 2º prémio – 100 euros em jogos + 1 telemóvel, e 3º premio – 50 euros em jogos. Todos eles recheados com mais alguns brindes. Hmmm Apelativo!

(ambiente geral da trincacon)

E os prémios não paravam por aí, a cada jogo jogado, o vencedor poderia ir “rodar uma roleta” de prémios, onde saiam pequenos brindes, desde chapéus, pins, estojos ou chocolates.

O dia assim se foi seguindo, almoço buffet, com 3 pratos, e de seguida a continuação de muitos jogos, muita conversa, muita partilha, muita risada. Pelo meio da tarde, surgem ainda mais dois premiados, chamados ao palco pelo homem da toga: o mais velho e o mais novo (ou o pai dele!) da convenção também tiveram direito a prémio.

Cerca das 19h, hora do grande sorteio e dos três felizardos subirem ao palco: Sofia, Daciano e Guilherme.

Pela noite dentro, salienta-se o protótipo de João Ribeiro (JohnnyBeGood) “A Noiva de Drácula”, jogado por 18 das pessoas da convenção, e que pareceu trazer bastante diversão ao grupo!

Vão-se queimando os últimos cartuxos, e já passavam das duas da manhã quando o grupo começava a dispersar e ensonados, pensávamos em partir de regresso as nossas casas. No Domingo seguiram-se mais jogos, para quem desejou ficar mais um dia por Abrantes. Mas ainda houve tempo para uma última surpresa: quem não tinha sido feliz eleito das rifas, ainda teve direito a novo sorteio de brindes!

Pessoalmente, foram 7 jogos novos que aprendi, 4 dos quais que queria bastante experimentar.

Em meu nome, e em nome do JogoEu, ficam os agradecimentos à organização, participantes, e aos “explicadores de serviço”, que abdicam de muito do seu tempo de jogo para explicar as regras a todos os outros. Sem todos eles, nada teria sido possível.

Porque estas convenções servem para nos ajudar a conhecer mais deste mundo de jogos que adoramos, mas sempre também para convívio e para a criação de novas amizades por este país fora.

(fotos por: asur)

3 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Eu só cheguei às 11h, parti às 19h e não fiquei para Domingo :(

Mas no essencial vivi com muita intensidade toda a Trinca! Foi muito bom!!!

Obrigado pelo teu testemunho. ;)

SaraG. disse...

Também não fiquei para domingo, mas já sai de lá no sabado, pelas 3 horitas da matina =X

ehehehe

Foi muito bom sim sr. =)

Jorge Teixeira disse...

Parabéns pelo artigo sara!

Também gostei muito desta trinca, joguei jogos novos e conheci gente nova, foi muito bom.

Cumps

Jorge