quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sessão - 3 Fevereiro 2009

Ontem houve uma sessão organizada de forma espontânea, que nem eu contava que tivesse acontecido. Quem segue o JE sabe que por vezes eu e o Gonçalo nos juntamos para testar jogos novos, ler regras e preparar jogos para apresentar ao grupo maior. Ontem era um desses dias. Como estou muito interessado em redigir um artigo de opinião sobre o meu novo jogo - Hab & Gut - pensei em convidar o meu cunhado, um gamer em potência. O meu convite foi aceite e foi quando me lembrei que também a minha vizinha tinha concordado em jogar connosco um dia destes. Convidei-a e ela aceitou! De um momento para o outro deixámos de ser 2 e passámos a 4! Como o meu cunhado tem um efeito muito persuasivo junto da maninha (a minha mulher!) acabámos por ser 5! Tinha dois problemas! O que jogar que fosse suficientemente bom para não "assustar a minha vizinha" num primeiro contacto com jogos de tabuleiro (embora ela seja jogadora habituada a T2T-Europe!); e ao mesmo tempo que abarcasse para 5 jogadores?

A primeira ideia foi testar o Hab&Gut, só que depois pensei como a Isabel não gosta nada de ouvir regras e ainda por cima de um jogo que eu não sei muito bem as regras! Desisti. Depois lembrei-me de Citadels. Joguei-o no LeiriaCon com um grupo espectacular e ainda estava (e está) fresco na minha memória, e depois era uma oportunidade de por em jogo a minha versão home-made com moedas feitas de resguardo dos tachos (loja china!).

Citadels trouxe dores de cabeças a muita gente!

Por volta das 21 estávamos todos à mesa a aprender as regras, que não são muito dificéis de explicar, e em pouco tempo já jogávamos. O jogo foi um pouco madrasto para a Isabel pois por várias vezes foi "roubada", quer por Magos quer por Ladrões a sério! Disse mal à vida dela! A Sara (a newbie) fez um jogo muito bom para primeira vez e no final ficou agradada com o jogo de Faidutti. O jogo ficou manchado pela subversão da regras de não se poder construir edifícios iguais (eu e o meu cunhado!), mas mesmo assim foi bastante agradável e a minha versão passou com um satisfatório grau de aceitação quanto à sua "funcionalidade"!

Já no final da partida de Citadels, que durou bastante tempo (!), ouviam-se vozes de alguma ansiedade para jogar Union Pacific, vozes que abafaram por completo a minha intensão de propôr T2R - Märklin.

Acabado o Citadels fui buscar a caixa de Alan Moon (UP) e lá me pus a explicar as regras à Sara e a relembrá-las ao Gonçalo, visto que os outros dois já as sabem muito bem, tão bem que raramente lhes consigo ganhar!

O jogo foi tenso como qualquer partida de UP costuma ser, com o dilema de investir ou aumentar as locomotivas a ser a causa de muitos gritos de desespero e alguma onicofagia (está aqui a wikipédia! hehe). De forma telegráfica posso dizer que a Isabel foi a quase todas, a Sara concentrou em 3 ou 4, o Zé "chulou o povo", o Gonçalo foi "roubado" por quase todos e eu... bem... voltei a meter água nas regras do jogo (a Sara continua a achar que foi por isso que fiquei á frente dela! lol).

Vários momentos de UP

Partida apertadinha com um factor de diversão muito alto em que, julgo não estar a exagerar, ninguém deu conta do tempo a passar! No fim primeiro, segundo e terceiro ficaram separados por 2 Milhões (para quem não sabe, 2M em UP é muito pouco!)

O melhor de tudo foi ver toda esta gente que joga ocasionalmente (tirando o Gonçalo) completamente envolvidos e, sobretudo, contentes por se estarem a divertir!

1 comentários:

Na dúvida, pega o Abade disse...

Citadels faz muito sucesso por aqui! É um ótimo jogo!

Parabéns pelo blog!