sábado, 14 de fevereiro de 2009

A minha opinião - Hab&Gut

Resumo


Hab & Gut é um jogo de Carlo A. Rossi, com as ilustrações feitas por um dos meus ilustradores favoritos - Michael Menzel. O jogo é editado pela Winning Moves que indica como tempo médio para uma partida 45 minutos e pode ser jogado por 3 a 5 jogadores, a idade mínima recomendada é + de 10 anos.

Finalidade do Jogo

Hab&Gut é um jogo de Compra/Venda de Acções no Mercado de Capitais, sempre dinâmico e inesperado. Incarnamos a figura de um investidor de Bolsa que procurará comprar barato e vender mais caro. No meio desta simplicidade, uma subtileza. Cada jogador deve ter preocupações filantrópicas e doar alguma da sua riqueza em favor de obras mecenárias, sem nunca perder objectivo final - ter mais dinheiro que todos os outros. Quem não souber equilibrar este dar e haver, e ficar em último no valor que destina às doações mecenárias, ficará arredado da discussão pela vitória, mesmo sendo o que tenha mais dinheiro!


Componentes

A Winning Moves apresenta este jogo numa bela caixa tamanho médio. No interior temos 5 tabuleiros individuais; um tabuleiro principal (representando a Bolsa de Valores); 6 peões de Matérias Primas (preto para o carvão; amarelo para a farinha; vermelho para o café; castanho para a borracha; verde para o chá e branco para o sal); 54 cartas de variação das Matérias Primas; 60 acções de 6 Companhias de Matérias Primas; 5 suportes de madeira; um peão preto em forma de chapéu cartola para indicar quem é o primeiro jogador do turno; notas em papel de 5, 10, 20, 50 e 100 e ainda um livro de regras (regras em português AQUI).
De uma maneira geral gosto muito de todos os componentes do jogo e das ilustrações dadas quer aos tabuleiros, quer às cartas. A qualidade das notas destoa um pouco do conjunto pois são feitas de um papel demasiado "vulgar".


O jogo

Uma partida de Hab&Gut desenrola-se da seguinte forma: cada jogador tem um tabuleiro inicial, um suporte para cartas (que coloca entre si e o seu colega da direita); 300 em dinheiro e 8 cartas de variação de matérias primas que coloca no suporte de madeira à sua direita.
Com este setup inicial pode jogar-se! Uma partida é composta por 2 rondas com 4 turnos cada. Cada turno é composto por 2 fases. Essas fases são: Fase de Transacção e Fase de Manipulação do mercado.
Na fase de Transacção os jogadores, obedecendo à ordem do movimentos dos ponteiros do relógio, vão optar por comprar OU vender acções. Do mercado, no caso da escolha ser comprar ou da sua mão, no caso da opção ser vender. Na compra ou venda os jogadores estão limitados a transaccionar até a um máximo de 3 cartas. No final de uma comprar ou venda o jogador pode realizar uma oferta mecenária, que no fundo é a acção de colocar uma carta de matéria prima da sua mão no seu tabuleiro individual com a face oculta.
Na fase de manipulação do mercado cada jogador escolhe uma carta de um dos suportes de madeira a que tem acesso, da direita ou da esquerda, e fazer funcionar o mercado positiva ou negativamente, ou seja, aumentando o valor de mercado de uma matéria prima, se escolher uma carta positiva, ou descer o valor de uma matéria prima se escolher uma carta negativa. Depois de "alterar" o mercado uma vez, escolhe uma carta do suporte oposto àquele de onde retirou a primeira carta, e influencia de novo os valores das matérias primas, mas desta vez apenas em metade do valor da carta escolhida, isto é, se o jogador escolher uma carta +6 de borracha, o marcador da borracha sobe apenas 3 posições (metade do valor) o mesmo se passando caso o valor da carta escolhida seja negativo.


Depois de concluido um turno o chapéu cartola é passado para o jogador à esquerda do último que foi o jogador inicial, repetindo-se as 2 fase descritas anteriormente.
Ao fim de 4 turnos todas as cartas dos suportes estarão jogadas e assim se conclui a primeira ronda. Depois de concluída a primeira ronda todos os jogadores vendem as suas acções de doações mecenárias e reservam o dinheiro angariado na parte superior do tabuleiro individual à vista de todos.
Dá-se início à segunda ronda baralhando as cartas de variação de matérias primas e dando 8 a cada jogador que as colocam no suporte de madeira à sua direita. Em seguida repetem-se os mesmos turnos e fases descritos anteriormente.
Quando terminarem todas as cartas os jogadores vendem as acções das suas doações mecenárias e juntam o dinheiro angariado àquele que, porventura, já esteja no tabuleiro individual desde o final da primeira ronda. Todos os jogadores contam o dinheiro doado e aquele que tenha sido menos "doador" é eliminado. Os outros acabam de vender as acções que ainda possuam e contam o dinheiro que têm. Ganha o mais rico!

Súmula

Hab&Gut é um jogo tenso onde nunca se sabe ao certo quem ficará de fora, essa tensão mantém o jogo vivo até ao final. Outro aspecto interessante da mecânica do jogo é o facto de a manipulação do mercado ser feita como na "realidade", isto é, não temos acesso a toda a informação que fará variar os títulos no futuro, pois não temos acesso às cartas de todos os suportes. Outro aspecto curioso é a necessidade de partilhar o nosso jogo com os parceiros da direita e da esquerda, que podem ou não estarem a apostar nos mesmo títulos que nós.
Em geral Hab&Gut é um bom jogo para que gosta de jogar na Bolsa e ter o poder de influenciar o mercado. Não sendo um jogo difícil de jogar considero acessível a todo o género de jogadores.

COMPRAR

Nota

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho.
Fiquei com boa impressão sobre o jogo depois de ler a tua opinião sobre o mesmo.
Abraço, Carlos.

Carlos Abrunhosa disse...

Viva Eduardo!
É o primeiro comentário que recebo depois da minha primeira review "pensada" de um jogo. Na verdade tentei informar-me melhor de como fazer uma boa review (embora não ache a minha "uma boa review" :) ) para escrever sobre o Hab & Gut.
Gosto do jogo embora não seja o meu predilecto. Acho que o tenho de experimentar com 5 pessoas e para isso tenho de ir ao Porto jogá-lo com vocês! Que tal? :D hehe
Há candidatos a uma partidinha de Hab & Gut?

Asur disse...

Depende:

Quando vêm? Até achava piada experimentar...

Anónimo disse...

Caro Carlos,

Será só dizer quando. Apartir desta sexta-feira vamos ter bastantes encontros.
Para jogar este e muitos outros... aparece e traz a malta dai também.

Abraço.