quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Via Romana - Goldsieber

Via Romana
De Christian Fiore e Knut Happel
Um jogo para 2 a 4 jogadores, a partir de 8 anos; duração: 45 minutos
Os jogadores constroem estradas em Gaul, província de Roma. Ao jogar cartas, os jogadores posicionam marcos nas estradas. Os marcos têm de ser posicionados na estrada da mesma cor, ou na cidade da cor da carta jogada. Quando uma estrada é completada, o jogo é imediatamente interrompida por uma pontuação da estrada. O jogador com mais marcos na estrada e nas cidades que se encontram nas suas extremidades, recebe uma ficha de cidade, de uma das duas cidades, enquanto os outros jogadores com marcos nessa estrada recebem cartas como compensação. As fortalezas (castelos) nas cidades são construídas, jogando duas cartas da mesma cor e também contam quando pontuamos uma estrada. O jogo termina quando a última tabuleta é posicionada numa estrada. Agora, as fortalezas (castelos) que foram construídas, pontuam os pontos indicados na ficha de cidade que se encontra no topo (do monte de fichas) que ainda permaneçam na cidade.
Conteúdo
1 Tabuleiro do jogo, 96 peças de fortalezas e marcos, 55 cartas, 4 cartas de ajuda, 40 fichas de cidade, 20 tabuletas, 5 tabuleiros de missão, 1 legionário, 1 livro de regras.
Objectivo do Jogo

O objectivo é reivindicar entradas entre cidades, na sua totalidade ou em parte. O mecanismo da maioria é que irá determinar quem irá tirar uma ficha de cidade.

Fases de uma Jogada (a vez de jogar de um jogador)
1. Descartar cartas até que fiquem 7 cartas na mão. Se um jogador tiver mais do que 7 cartas na mão, descarta cartas até ficar com 7, antes de jogar cartas.
2. Jogar de 0 a 3 cartas.
3. Tirar duas cartas do baralho. As cartas expostas com a face virada para cima só são tiradas durante a pontuação. Depois de jogar as cartas e de executar as acções, um jogador tira 2 novas cartas, mesmo se não tenha jogado cartas. Podes saltar a fase 2 e tirar apenas 2 cartas.


As combinações de cartas de acção servem para:
1. Construir uma fortaleza (castelo)
2. Jogar um marco numa cidade
3. Jogar um marco numa estrada
4. Jogar dois marcos ao mesmo tempo
5. Jogar duas cartas como Joker

Pontuação
Quando todos os campos de uma estrada estão preenchidos com marcos, e ambas as cidades nas extremidades estão ocupadas por uma fortaleza (castelo) ou um marco, a jogada do jogador é interrompida e a estrada é pontuada.
Desencadear o fim do jogo
Quando a última tabuleta é posicionada numa estrada, o jogador que está na sua vez de jogar recebe o legionário. Isto desencadeia o fim do jogo. O jogador que está na sua vez de jogar termina a sua jogada, e todos os outros jogadores têm uma jogada final. É possível pontuar estradas, desde que hajam mais estradas do que tabuletas.
Fim do jogo

Os jogadores contam os seus pontos de vitória.
Cada ficha de cidade vale o seu valor em pontos de vitória.
Cada fortaleza (castelo) vale o valor da ficha de cidade que está no topo na cidade. Pelo menos valem sempre 1 ponto de vitória.
Se um jogador tiver preenchido os requisitos do seu tabuleiro de missão, ganha 5 pontos de vitória.
O jogador com o legionário quebra um empate, ou o jogador mais perto do jogador com o legionário, seguindo o sentido dos ponteiros do relógio, quebra o empate.
Um jogo muito interessante, está na minha lista de preferências dos lançamentos de Essen 2008. Quem gosta do Thurn and Taxis, Ticket To Ride Europe e Union Pacific, vai com toda a certeza adorar este jogo. É uma boa compra para este Natal.
As regras do jogo estão publicadas no dreamwithboardgames.
Também já terminei as traduções do "Der Schwarm" e do "Sutter’s Mill" Gostei muito de ambos os jogos, o primeiro é sobre pesquisas nas profundezas do oceano, um jogo do Wolfgang Kramer e o segundo sobre a corrida ao ouro na Califórnia de 1849, um jogo com a qualidade da Phalanx. Brevemente publicarei artigos sobre este jogos...

2 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...

Obrigado Paulo pela tua colaboração! Este Via Romana pareceu-me muito interessante. Só que acho que já não vai dar para meter na cestinha das compras :(

Anónimo disse...

Foi uma compra de último dia em Essen e não estou arrependido. Tem um saborzinho a Ticket to Ride (mas melhor).
Tenho usado como gateway e tem tido muito boa aceitação. Recomenda-se. É um bom jogo para entreter, levezinho e fácil de apreender.