quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sessão 11 - Novembro 2008

A nossa sessão semanal foi na passada 3ª feira; registou-se uma ausência repetente, a confirmação de uma ausência prolongada e a presença de um ausente... e os mesmos dois de sempre a marcar a presença habitual!


Éramos três e no início tínhamos 3 opções de jogo: Princes of Florence, Agricola ou Giganten. Como já conheciamos os dois primeiros (pelo menos eu e o Gonçalo) decidimo-nos por Giganten. Um out of print que o Paulo teve a gentileza de nos trazer.


Neste jogo de Wilko Manz editado pela Kosmo no ano de 1999, somos convidados a entrada no negócio da exploração e negócio do ouro negro - o petróleo.

O jogo tem uma dinâmica muito interessante, cada jogador começa por explorar algumas jazidas de petróleo, instalando aí as suas torres de extracção e depois, num engenhoso processo de transporte, onde se podem usar comboios quer afectos ao jogador, quer dos adversários assim como um comboio afecto ao próprio jogo; o petróleo é colocado no mercado através de 3 empresas que numa fase final da ronda é leiloado para se ver quem o pode efectivamente vender e daí receber dividendos.


Simples com 9 passos que no início podem assustar um pouco, mas que depois de se começar a jogar se percebe que são quase intuitivos.

A história do nosso jogo conta-se com uma gatada nas regras que acabou por influenciar de alguma forma o desfecho final, que foi a minha vitória. Sem uma estratégia efectiva decidi apostar em ter 5 torres no final do jogo e ficar com a minha locomotiva na frente, pois uma das bonificações finais são 5 milhões de dólares por cada torre do jogador com a locomotiva mais avançada na linha de caminho-de-ferro. Como tinha 5 torres no fim do jogo e a minha locomotiva estava na frente arrecadei 25 milhões de dólares!

Gostei bastante do jogo pois é astuto na forma como nos leva a delinear uma estratégia em que a nossa exploração se conjugue bem com as posições das locomotivas. O leilão acaba por ser uma mecânica que se encaixa bem na forma como Wilko pensou o jogo e o estruturou, no entanto não é das que mais aprecio. Apreciação global muito boa!

Fiquem bem e até breve.

0 comentários: